Em causa está a venda de nitrato de sódio, um conservante alimentar que pode ser fatal quando ingerido em níveis altos de pureza. Esta não é a primeira vez que a Amazon é processada por disponibilizar o produto.
A Amazon está a ser processada por ter à venda “kits de suicídio“. A acusação partiu dos pais dos jovens Kristine Jónsson, de 16 anos, e Ethan McCarthy, de 17 anos, que compraram um químico no site e o usaram para tirar a própria vida.
Segundo avança o NPR, os pais dizem que a empresa ajudou à morte dos seus filhos ao ter à venda nitrato de sódio, um conservante alimentar que é fatal quando tomado em níveis altos de pureza.
A queixa foi apresentada num tribunal na Califórnia em Setembro e acrescenta ainda que o site da Amazon recomendou outros elementos de um “kit de suicídio” aos clientes que compraram nitrato de sódio, incluindo uma escala para se medir a dose precisa, um medicamento anti-vómito e um livro sobre o suicídio assistido.
“A Amazon está a vender um produto tão mortífero como o cianeto. Isto difere de vender cordas, facas ou outros objetos que possam ser usados para a morte porque não há uma necessidade doméstica para o nitrato de sódio com um nível de pureza de 98% ou 99%”, referem Carrie Goldberg e Naomi Leeds, duas advogadas das famílias, num comunicado.
Goldberg acrescenta que algum do nitrato de sódio à venda na Amazon tem uma pureza tão alta que ingerir apenas uma colher de chá é quase certamente fatal. Os queixosos referem ainda que há fóruns sobre suicídio online que discutem o uso da substância para se induzir a morte e que esta não é a primeira vez que a Amazon é alertada para esta situação.
Um processo anterior aberto no estado de Washington este ano fez a mesma alegação, acusando a empresa de Jeff Bezos de vender o químico a mais duas pessoas que se suicidaram.
Num comunicado, a Amazon envia as condolências às famílias das vítimas e diz que a segurança dos seus clientes é uma prioridade. “O nitrato de sódio é um produto legal e amplamente disponível oferecido por retalhistas para a conservação de alimentos, como carnes e peixes, e para o uso em laboratórios. Não se destina ao consumo mas, infelizmente, como muitos produtos, pode ser mal utilizado”, afirma.
Em Fevereiro, um grupo bipartidário de congressistas enviou uma carta à gigante tecnológica onde pedia dados sobre a venda de nitrato de sódio e casos de suicídio associados, assim como detalhes sobre os planos da empresa para responder a este problema. Na altura foram identificados 10 casos de pessoas que compraram o químico no site da Amazon e o usaram para pôr termo às suas vidas.
NOTA
Se tiver pensamentos suicidas, contacte estas linhas de apoio:
- SOS Voz Amiga
Das 16h às 24h
213 544 545 – 912 802 669 – 963 524 660 - Linha Verde gratuita
Das 21h às 24h
800 209 899 - Telefone da Amizade
Das 16h às 23h
228 323 535 - Vozes Amigas de Esperança de Portugal
Das 16h às 22h
222 030 707 - Voz de Apoio
Das 21h às 24h
225 506 070
Todas estas linhas garantem o anonimato tanto a quem liga como a quem atende.