Amar Bharati mantém o braço erguido há quase 50 anos por uma boa causa

3

Wikimedia

Amar Bharati

Amar Bharati decidiu dedicar a sua vida a uma divindade hindu e lutar pela paz mundial, mantendo o seu braço direito erguido, sem nunca o baixar, há quase 50 anos.

Estávamos em 1973 quando Amar Bharati decidiu desistir da sua vida como funcionário de um banco local na Índia e dedicar-se à divindade hindu Shiva.

Este sadhu indiano promove a paz mundial de uma forma única que muitos julgariam impossível: Amar tem o braço direito erguido desde então — sem, literalmente, nunca o baixar.

Muitos duvidam da veracidade da história, mas Amar garante que é verídica. Há quase 50 anos que o indiano mantém o seu braço erguido, levando uma vida afastada desprovida de bens materiais fúteis, bem como quaisquer atividades profanas.

O caminho percorrido esteve longe de ser fácil. Os primeiros dois anos da jornada foram passados com fortes dores, até que eventualmente acabou por perder toda a sensibilidade do seu braço.

Acredita-se que a circulação sanguínea na sua mão direita foi completamente cortada e que nunca mais será capaz de baixá-la. Outros sugerem que Amar pode fazê-lo, mas simplesmente prefere não o fazer, por razões ideológicas.

“É uma tradição antiga. Alguns ficam só numa perna, outros param de falar, já eu mantenho o meu braço erguido. Eu destruí uma parte de mim para me conectar com Deus”, disse, em declarações ao programa televisivo alemão Galileo.

Quando questionado sobre porque é decidiu fazer isto, o indiano responde que este gesto é para protestar contra as guerras e apoiar a paz mundial, além de ser uma maneira de mostrar o seu respeito a Shiva.

Shiva é um dos deuses supremos do hinduísmo, conhecido também como “o destruidor e regenerador” da energia vital. Significa o “benfeitor”, aquele que faz o bem. Shiva também é considerado o criador do ioga.

“Eu não peço muito. Porque é que lutamos entre nós, porque é que há tanto ódio e inimizade entre nós? Quero que todos os indianos vivam em paz. Quero que o mundo inteiro viva em paz”, disse Amar numa rara entrevista ao History of Yesterday.

“Se você tentar baixar a mão de [Amar] Bharati, vai causar uma dor real, não física, mas espiritual, pois ele acredita que a sua saudação eterna de facto promove a paz mundial”, explicou um dos seus conhecidos, citado pelo The Jerusalem Post.

Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

  1. Fod#-$%… é com cada um que para aí anda…
    Também depreendo que nunca trabalhou na vida…sempre com a mão direita no ar…
    A não ser que trabalhe com os pés…

  2. Nas fotos está o braço esquerdo no ar .. publicação do twitter tem fotos aparentemente falsas.. pq de facto é o braço direito ..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.