Alunos do ensino profissional vão poder entrar na universidade sem exames

Os alunos que concluírem o ensino secundário através de cursos profissionais vão contar com novas possibilidades de acesso às licenciaturas dadas e universidades e institutos politécnicos.

Os alunos que terminarem o ensino secundário através de um curso profissional vão ter uma nova forma de acesso ao ensino superior. Em vez de realizarem exames nacionais como forma de ingresso, estes estudantes vão ter de cumprir os critérios definidos pela instituição na qual pretendem estudar.

A medida foi discutida esta segunda-feira no Conselho Coordenador do Ensino Superior e deverá ficar definida em abril, de forma a entrar em vigor já no próximo ano letivo. O ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que a medida será testada “como um projeto-piloto” em todas as instituições.

Desta forma, explica o Público, os alunos terão de concorrer através da mobilidade do concurso local, o que já acontece no acesso a algumas licenciaturas do ensino superior, como é o caso das áreas artísticas, em que existem pré-requisitos para que um aluno possa ser aceite na instituição de ensino.

A medida surge como uma solução para o facto de os alunos do ensino profissional terem de se submeter a exames nacionais, à semelhança dos alunos que ingressam em cursos de caráter geral no ensino secundário, que são sobre matérias que estes não abordam nas aulas.

Pedro Dominguinhos, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), afirma que esta é uma medida de “comporta vários riscos”. “Parece-me arriscado fazer isto em três meses.”

De acordo com o responsável, esta medida pode levar ao esvaziamento dos cursos técnicos superiores profissionais, para onde grande parte destes alunos tem seguido os estudos. Além disso, Pedro Dominguinhos sublinha que uma licenciatura “é muitas vezes pensada na ótica dos conhecimentos dos estudantes que vêm dos cursos científico-humanísticos”.

O presidente do CCISP reconhece que, além deste novo projeto, deveria ser introduzido um “ano zero” para receber e preparar os alunos para uma licenciatura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …

Duas vitórias em 14 jogos. Benfica quer travar o calvário da Champions

O Benfica recebe esta quarta-feira o Lyon, estando praticamente obrigado a ganhar para seguir em frente na competição milionária. Apesar de reconhecer a dificuldade, Rúben Dias acredita os encarnados vão voltar aos bons resultados. A …

Barcelona-Real Madrid oficialmente adiado para 18 de dezembro

O Comité de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) concordou, esta quarta-feira, em marcar o FC Barcelona-Real Madrid, que se deveria disputar no sábado, para 18 de dezembro, "por motivos excecionais". A data inicial …

Embaixador dos EUA em Kiev confirma chantagem de Trump para forçar investigação a filho de Joe Biden

O processo de impeachent a Donald Trump conheceu um testemunho que pode ser determinante. O embaixador dos Estados Unidos em Kiev, na Ucrânia, Bill Taylor, foi ouvido no Congresso norte-americano na terça-feira e apontou o …

Hospital de Évora fez pagamentos indevidos a médicos

O Tribunal de Contas detetou pagamentos ilegais a médicos com funções de gestão de 2015 a 2018 e concluiu que dois técnicos superiores foram nomeados administradores do Hospital de Évora sem reunirem os requisitos legais …

"Infortúnios" vão chegar "mais cedo do que o esperado". Marcelo pede mais crescimento económico

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o país precisa de mais crescimento económico. "Este que temos não chega", porque "os infortúnios" vão chegar mais cedo do que o previsto. Esta terça-feira, o …

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …

39 pessoas encontradas mortas dentro de um camião no Reino Unido

Um camião foi encontrado, esta quarta-feira, em Essex, no Reino Unido, com 39 pessoas sem vida no seu interior. O condutor já foi detido. Segundo o The Guardian, as autoridades britânicas já iniciaram uma investigação, depois …

Hospital das Forças Armadas não operou um único doente do SNS

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) ainda não apresentou qualquer candidatura para ser “convencionado pelo Serviço Nacional de Saúde”. No ano passado, os ministérios da Defesa e da Saúde assinaram um acordo para que o Hospital …

Chuvas torrenciais fazem um morto em Espanha e inundações em França

Em Espanha, uma pessoa morreu e pelo menos outras duas estão desaparecidas. No sul de França, a tempestade Dana também já causou várias inundações. Segundo o jornal La Vanguardia, as chuvas torrenciais registadas, esta madrugada, na …