/

Alunos do ensino profissional vão poder entrar na universidade sem exames

Os alunos que concluírem o ensino secundário através de cursos profissionais vão contar com novas possibilidades de acesso às licenciaturas dadas e universidades e institutos politécnicos.

Os alunos que terminarem o ensino secundário através de um curso profissional vão ter uma nova forma de acesso ao ensino superior. Em vez de realizarem exames nacionais como forma de ingresso, estes estudantes vão ter de cumprir os critérios definidos pela instituição na qual pretendem estudar.

A medida foi discutida esta segunda-feira no Conselho Coordenador do Ensino Superior e deverá ficar definida em abril, de forma a entrar em vigor já no próximo ano letivo. O ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que a medida será testada “como um projeto-piloto” em todas as instituições.

Desta forma, explica o Público, os alunos terão de concorrer através da mobilidade do concurso local, o que já acontece no acesso a algumas licenciaturas do ensino superior, como é o caso das áreas artísticas, em que existem pré-requisitos para que um aluno possa ser aceite na instituição de ensino.

A medida surge como uma solução para o facto de os alunos do ensino profissional terem de se submeter a exames nacionais, à semelhança dos alunos que ingressam em cursos de caráter geral no ensino secundário, que são sobre matérias que estes não abordam nas aulas.

Pedro Dominguinhos, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), afirma que esta é uma medida de “comporta vários riscos”. “Parece-me arriscado fazer isto em três meses.”

De acordo com o responsável, esta medida pode levar ao esvaziamento dos cursos técnicos superiores profissionais, para onde grande parte destes alunos tem seguido os estudos. Além disso, Pedro Dominguinhos sublinha que uma licenciatura “é muitas vezes pensada na ótica dos conhecimentos dos estudantes que vêm dos cursos científico-humanísticos”.

O presidente do CCISP reconhece que, além deste novo projeto, deveria ser introduzido um “ano zero” para receber e preparar os alunos para uma licenciatura.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.