Alunos com piores notas a Português escolhem carreira de professores

Antoninho Perri / Unicamp

Os alunos que seguem os cursos superiores da área da Educação estão entre os que revelam piores notas no exame nacional de Português, de acordo com um estudo da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).

Os dados são divulgados pelo jornal Público e indicam que os alunos que seguiram cursos de Educação tiveram uma média de 10,2 valores no exame nacional de Português, o penúltimo pior resultado no ano lectivo 2016/2017.

Os alunos com a pior média, 10 valores, seguiram cursos de Turismo, Serviço Social e Restauração.

No outro lado das médias, com os melhores resultados, ficaram alunos que optaram por cursos da área de Saúde, como a Medicina, que revelaram o melhor desempenho a Português com 12,4 valores.

Os alunos que optaram por cursos de Ciências Sociais, como Jornalismo, tiveram a quarta melhor média, com 11,8 valores.

Estes dados não surpreendem a presidente da Associação de Professores de Português (APP), Filomena Viegas, que refere ao Público que “esta era já uma leitura intuitiva que se fazia a partir das notas mínimas exigidas para determinados cursos e universidades”.

Os alunos que entram em Medicina “têm de ter resultados superiores em todas as disciplinas para conseguirem chegar à média de acesso que é pedida”, frisa Filomena Viegas.

As melhores médias no exame nacional de Português verificaram-se em Escolas Secundárias de Viana do Castelo, Viseu e Santarém. Os piores resultados foram em Castelo Branco, Faro e Açores.

O estudo da DGEEC abrangeu cerca de 40 mil estudantes, o que representa 77% do total dos que ingressaram no Ensino Superior em 2017, segundo o Público.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois, mas esquecem-se de informar que o nível de dificuldade do Português A é diferente do Português B, é como compararmos a matemática de Humanidades com a de Economia. Santa ignorância, estudos da Treta.

RESPONDER

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …