Alunos com piores notas a Português escolhem carreira de professores

Antoninho Perri / Unicamp

Os alunos que seguem os cursos superiores da área da Educação estão entre os que revelam piores notas no exame nacional de Português, de acordo com um estudo da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).

Os dados são divulgados pelo jornal Público e indicam que os alunos que seguiram cursos de Educação tiveram uma média de 10,2 valores no exame nacional de Português, o penúltimo pior resultado no ano lectivo 2016/2017.

Os alunos com a pior média, 10 valores, seguiram cursos de Turismo, Serviço Social e Restauração.

No outro lado das médias, com os melhores resultados, ficaram alunos que optaram por cursos da área de Saúde, como a Medicina, que revelaram o melhor desempenho a Português com 12,4 valores.

Os alunos que optaram por cursos de Ciências Sociais, como Jornalismo, tiveram a quarta melhor média, com 11,8 valores.

Estes dados não surpreendem a presidente da Associação de Professores de Português (APP), Filomena Viegas, que refere ao Público que “esta era já uma leitura intuitiva que se fazia a partir das notas mínimas exigidas para determinados cursos e universidades”.

Os alunos que entram em Medicina “têm de ter resultados superiores em todas as disciplinas para conseguirem chegar à média de acesso que é pedida”, frisa Filomena Viegas.

As melhores médias no exame nacional de Português verificaram-se em Escolas Secundárias de Viana do Castelo, Viseu e Santarém. Os piores resultados foram em Castelo Branco, Faro e Açores.

O estudo da DGEEC abrangeu cerca de 40 mil estudantes, o que representa 77% do total dos que ingressaram no Ensino Superior em 2017, segundo o Público.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois, mas esquecem-se de informar que o nível de dificuldade do Português A é diferente do Português B, é como compararmos a matemática de Humanidades com a de Economia. Santa ignorância, estudos da Treta.

RESPONDER

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …