Mães que eram alunas de excelência têm tantas oportunidades de liderança como pais que eram maus alunos

Mães que eram alunas de excelência no ensino secundário têm as mesmas oportunidades de liderança que os pais com pior desempenho, de acordo com um novo estudo.

No início da carreira até a meio, as mães que tiraram excelentes notas acabam a supervisionar um número semelhante de funcionários em comparação com os homens que tiravam negativas.

Para chegar a estas conclusões, os investigadores usaram uma sondagem nacional dos EUA que, desde 1979, rastreou um grupo de baby boomers nascidos de 1957 a 1964. Concentraram-se nos cerca de 5.000 participantes para os quais os investigadores obtiveram históricos escolares e, de seguida, compararam dados com as suas respostas a sondagens focadas na carreira realizadas ao longo de um período de 11 anos, de 1988 a 1998 – em que a maioria deles estava na casa dos 30 anos.

Os resultados do estudo publicado em janeiro na revista Social Forces mostram que os homens gerem mais funcionários do que as mulheres, independentemente da sua média. Para participantes sem filhos, o fosso de liderança entre homens e mulheres foi razoavelmente constante entre as diferentes médias, com os homens a gerirem cerca de dois a três trabalhadores a mais, em média.

Tornar-se pai aumenta as oportunidades de liderança para os homens, enquanto as diminui para as mulheres, verificaram os investigadores. Até mesmo ir para a faculdade teve o mesmo efeito, ajudando os pais, mas pouco fazendo pelas mães. Outro estudo mostrou que os homens têm um caminho mais rápido para posições de liderança em todas as profissões, inclusive em áreas estereotipadamente femininas, como recursos humanos e saúde.

Dados os limites de amostra do estudo, os autores não sabem como é que as descobertas se traduzem em grupos mais jovens, como os millennials. Mas, dado que o progresso em direção à igualdade no local de trabalho diminuiu ou até paralisou em certas medidas nas últimas décadas, os investigadores acreditam que é provável que as perspetivas de liderança de mulheres dotadas academicamente não tenham melhorado muito.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estamos muito mal…maioria ocupa trabalho inferiores as suas qualificacoes… grau de satisfacao e realizacao pessoal dera andar na rua das amarguras…so vejo pessoas stressadas e sem tempo para nada….so vejo egocentros em todo lado…so vejo gente perdida por ai… ja passei e vivi em algumas grandes cidades da UE….

    Concerteza que tem minoria muito feliz… mas vida nao ‘e facil em qq lado….

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …