Num contexto de cada vez mais ficheiros com tamanhos consideráveis, é útil ter noção de várias formas de enviar a outras pessoas.
Quantas vezes já aconteceu: tentamos enviar um ficheiro pelo e-mail mas surge um aviso: “demasiado grande”.
O nosso servidor permite, por exemplo, o máximo de 25MB em cada e-mail, mas o nosso ficheiro (ou os nossos ficheiros) ocupam mais do que isso. Ou muito mais do que isso, por vezes.
Por isso, e sobretudo ao longo dos útimos anos, tornaram-se muito populares os servidores que permitem envio/recepção de ficheiros muito grandes. Sobretudo para vídeos, dá jeito.
Nesse contexto, o primeiro pensamento de milhões de pessoas é utilizar o WeTransfer. Porque alguém aconselhou, porque os outros também usam.
A conta gratuita permite envio de ficheiros até 2GB por cada link. Os ficheiros ficam disponíveis durante apenas 7 dias até “desaparecerem”.
Mas há alternativas. E que até dão resultados mais eficazes.
Destaca-se o SwissTransfer. O máximo por cada envio é 50GB e os ficheiros ficam disponíveis durante 30 dias. Ou seja, limites muito superiores ao WeTransfer.
No TransferNow, pode transferir no máximo 5GB de cada vez, e os ficheiros podem ser guardados nos 14 dias seguintes.
O máximo de 5GB por transferência também se aplica no Filemail, mas aqui os ficheiros só ficam disponíveis nos 7 dias seguintes – tal como no WeTransfer.
São precisamente esses os mesmos critérios verificados no TransferXL.
Tudo isto em contas gratuitas, claro. Depois há planos pagos diferentes em cada plataforma.