Os alienígenas não contactaram a Terra porque não há sinal de inteligência no planeta

1

Por que os alienígenas não entraram em contacto connosco? Talvez pensem que a Terra (e os seus habitantes) é aborrecida.

De acordo com um novo artigo publicado no arXiv, os extraterrestres inteligentes podem não achar os planetas que hospedam vida particularmente interessantes.

Se a vida evoluiu em muitos planetas da galáxia, então os alienígenas provavelmente estão mais interessados naqueles onde há sinais não apenas de biologia, mas de tecnologia, Amri Wandel, astrofísico da Universidade Hebraica de Jerusalém e autor do estudo, ainda não revisto pelos pares.

O estudo explora o paradoxo de Fermi, que sustenta que, dada a idade do universo, é provável que os alienígenas inteligentes já tenham feito viagens espaciais de longa distância e, portanto, é provável que tenham passado pela Terra. O facto de não o terem feito pode ser uma evidência de que não há outra vida inteligente na galáxia da Via Láctea.

Mas, como relatou o Live Science, os especialistas oferecem outras explicações: talvez os alienígenas tenham visitado a Terra no passado, antes de os humanos evoluírem ou serem capazes de registar a visita. Ou talvez viagens espaciais de longa distância sejam mais difíceis do que se acredita.

Talvez os alienígenas decidiram deliberadamente não explorar o cosmos. E é até possível que se tenham matado, indicou ainda o artigo.

No novo estudo, Wandel oferece outra explicação possível: que a vida é realmente muito comum na Via Láctea. Se muitos dos planetas rochosos que orbitam na zona habitável das estrelas abrigam vida, os alienígenas provavelmente não vão desperdiçar os seus recursos a enviar sinais para todos.

Se a vida é comum, os alienígenas inteligentes provavelmente estão mais interessados em sinais de tecnologia, que podem ser difíceis de detetar. A Terra só emite sinais detetáveis do espaço (na forma de ondas de rádio) desde a década de 1930. Em teoria, esses sinais já atingiram cerca de 15.000 estrelas e os seus planetas – uma pequena fração dos até 400 mil milhões de estrelas na Via Láctea.

Além disso, escreveu Wandel, leva tempo para qualquer mensagem de retorno de alienígenas viajar de volta, então apenas estrelas dentro de 50 anos-luz tiveram tempo de responder desde que a Terra começou a emitir sinais.

Pior ainda: os sinais de rádio mais antigos da Terra não foram transmitidos deliberadamente para o espaço, então provavelmente estão tão distorcidos após um ano-luz que os alienígenas seriam incapazes de distingui-los, de acordo com o Universe Today.

Os humanos enviaram a primeira transmissão deliberada de alta potência para alienígenas com a mensagem Arecibo, em 1974, direcionada ao aglomerado estelar globular M13. Alguns cientistas acreditam que é hora de enviar outra, continuou o artigo do Live Science.

Wandel descobriu que, a menos que civilizações inteligentes sejam muito abundantes, com mais de 100 milhões de planetas tecnologicamente avançados na Via Láctea, é provável que os sinais da Terra não tenham alcançado outra forma de vida inteligente.

No entanto, com o tempo, e à medida que nosso planeta transmite cada vez mais sinais de rádio, torna-se mais provável que encontrem ouvintes inteligentes, escreveu igualmente Wandel.

As descobertas sugerem ainda que talvez não existam civilizações inteligentes a cerca de 50 anos-luz do nosso planeta, acrescentou o investigador. Mas a vida inteligente pode estar por aí, à espera do nosso contacto.

ZAP //

1 Comment

  1. Como a primeira mensagem de alta potência para os alienígenas só foi enviada em 1974, talvez eles só tenham passado pelos palácios de S. Bento e Belém.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.