“Fechem bem as portas à noite”. Aliado de Putin avisa Ucrânia após captura de Medvedchuk

12

Wikimedia

Dmitry Medvedev (E) e Vladimir Putin (D).

Depois da captura de Viktor Medvedchuk, esta terça-feira, o ex-Presidente russo Dmitry Medvedev avisou os ucranianos para que “fechem bem as portas à noite”.

Dmitry Medvedev, ex-Presidente russo e um dos braços direitos de Vladimir Putin, avisou esta quarta-feira os ucranianos depois de Zelenskyy ter anunciado a captura de Viktor Medvedchuk, político pró-Rússia e o principal aliado de Putin na Ucrânia.

Embora o Kremlin negue que Medvedchuk fosse um canal de comunicação com Moscovo, a notícia da sua captura não foi bem recebida. “Ele não tinha relações nos bastidores com a Rússia”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela Reuters.

“Eles querem condená-lo e depois trocá-lo por prisioneiros”, disse Dmitry Medvedev, referindo-se às autoridades ucranianas como “aberrações”.

“Essas pessoas devem ter cuidado e fechar bem as portas à noite para garantir que não se tornam as pessoas que vão ser trocadas”, acrescentou.

Alvo de sanções de Kiev, Medvedchuk estava fugido desde o início da invasão russa, após ter escapado de prisão domiciliária. O seu partido, Plataforma de Oposição pela Vida, foi suspenso um dos suspensos por Volodymyr Zelenskyy.

O político é considerado o principal representante dos interesses de Moscovo na Ucrânia, sendo que os seus laços com Vladimir Putin são incontornáveis. O Presidente russo é padrinho da sua filha.

Medvedchuk estava em prisão domiciliária devido às suspeitas de ele e a sua mulher, Oksana, terem financiado milícias separatistas em Donestk e Luhansk, em 2014. O Kremlin alega que o processo judicial contra Medvedchuk foi politicamente motivado.

Daniel Costa, ZAP //

12 Comments

  1. Deixa-te estar Medvedev que, quando o teu ‘partner’ for preso preso pelo tribunal de Haia bem coo o da Bielorússia , vais preso até ao fim da tua vida! Vai cantando, vai!

  2. O regime autoritário da Rússia vai na continuidade dos seus antecessores regimes na tentativa de transformar os seus cidadãos em seres de espécie rara e incompreensível para os restantes humanos! Com tanto armamento pelo resto do mundo penso que eles se imaginam dotados de poder capaz de destruir tudo sem que eles próprios sejam molestados!

  3. Acusam os russos de serem nazistas mas quem sempre traz consigo bandeiras nazistas são os soldados do batalhão de Azov ucranianos. Além do que desde 2014 abriram na Ucrânia colónias de férias para crianças a partir dos 6,7 anos para ensinar as crianças sobre a SUPREMACIA BRANCA UCRANIANA, o ODIAR E MATAR tanto RUSSOS como LGBT’S. Isso sim é “democrático” e representam bem os “costumes e valores europeus”!!!!! NOSSA HIPOCRISIA EM CHAMAR DE NAZISTAS OS RUSSOS, E FINGIRMOS NÃO VER QUEM É E O QUE É QUE DE FATO ESTAMOS A APOIAR, VAI LEVAR-NOS TODOS PARA O BURACO!!!

    • Concordo com sua fala sábia… Como diz o dramaturgo brasileiro, Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra… É impressionante a unanimidade do ocidente, especificamente do hemisfério norte, demonizando Putin, mas fazendo vista grossa para o que vem acontecendo dentro da Ucrânia há alguns anos… O neonazismo está se espalhando pelo mundo e especialmente pela União Européia, de forma semelhante ao que ocorreu na Alemanha, antes da Segunda Guerra Mundial, com a conivência dos cidadãos alemães….

  4. Sem cinismos e ironias.
    Realmente o que escreveu sobre os ucranianos não corresponde a uma postura correta, tolerante e humana.
    Parece-me, no entanto, que não justifica o que e como está a ser feito no país. Em pleno século XXI, a Humanidade deveria estar mais evoluída e não repetir situações de guerras e atrocidades. Não faz sentido!
    A Rússia não precisava disto. Tem grandeza suficiente em várias áreas. Ciência, música, cultura, etc..
    É um país imenso. Para que quer mais terreno?
    Será que não seria melhor o senhor Putin ser conhecido como Putin, o Magnânimo e não como ditador que insiste em não mostrar humanidade e, apenas, levar a sua intenção adiante? Tanto dinheiro gasto em armamento que poderia ser investido no desenvolvimento do seu país e melhoria das condições de vida da sua população. Poderia, até, tornar-se num país modelo e exemplo para o resto do mundo para onde muitos desejassem emigrar e melhorar a sua vida.
    De que serve ficar com terras destruídas? Já não bastava a pandemia e as alterações climáticas? Poderemos chegar a um ponto em que não haverá esperança para a continuidade da raça humana e muitos outros seres vivos. A Humanidade devia unir-se e trabalhar para preservar o planeta e construir um mundo melhor para o maior número de pessoas possível.
    Se houvesse uma invasão extraterrestre, tenho a certeza que deixaria de haver guerras entre os vários povos e todos se uniriam contra a ameaça externa.
    Tudo isto que tem acontecido só faz sentido se o objetivo final for reduzir drasticamente a população mundial. Não são razões políticas, religiosas ou outras…
    Se houvesse mais paz interior em cada ser humano, nada disto aconteceria…
    É muita dor no interior do ser humano que só consegue diminuir infligindo dor ao outro. Não é fácil sair-se deste ciclo, mas é possível. É uma decisão que compete a cada um e há sempre esperança.
    Não destruam um planeta que poderá ser um dos mais bonitos deste Universo!
    Que a luz ilumine a Humanidade e a ajude a tomar as melhores decisões.

  5. Parabéns pelo excelente comentário! Estou 100% de acordo consigo!
    Muito pouca gente tem a visão da Sra. Era importante que se começasse,a reflectir mais sobre esta guerra.
    1° Porquê
    2° O que será que esta guerra poderá estar a dizer à humanidade!

  6. Lembrem se da anexação do Tibete, onde estava o mundo Ocidental? Que se passa no Sudão? No Yemen? Em Moçambique? Na Líbia? No Afeganistão? Na Síria? Em Myanmar? A lista continua… Onde estão os defensores ocidentais? Onde estavam no Iraque as armas de destruição massiva? O que fizeram os gloriosos EUA no Panamá, Granada, Cuba, ditaduras sul americanas? Porque o UK fez guerra nas Malvinas? Israel o que fez aos palestinianos? A Turquia o que está a fazer mesmo? Todos nós lembramos como a Ucrânia abriu as portas aos refugiados que estavam à porta da Europa, Polónia, Hungria? Não havia dinheiro na UE para auxiliar os indolente latinos, não é? Qual o país que envolveu o mundo em duas guerras mundiais? Porque foi criada a Nato? Quem ganha com a guerra? A lista de questões é imensa…… Tão ignorantes ou tão hipócritas… Ler e pensar individualmente faz falta…..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.