Algo vai mal no Palmeiras de Abel: mais tempo, piores resultados

A Libertadores concentra as atenções dos jogadores e dos adeptos mas, entretanto, a liderança do Brasileirão fugiu.

O Palmeiras estava numa fase excelente há pouco tempo. No final de Julho completou uma série de nove vitórias consecutivas, entre campeonato e Taça Libertadores, mas desde aí o cenário mudou muito.

Neste domingo o Allianz Parque foi o palco de mais um desaire da equipa de Abel Ferreira, que perdeu em casa contra o Flamengo por 1-3, num encontro entre os dois últimos campeões sul-americanos.

Nesta partida da 20.ª jornada do Brasileirão, Wesley ainda inaugurou o marcador para o Palmeiras mas logo a seguir Michael empatou. Pedro completou a reviravolta e Michael bisou, fechando o resultado.

Esta derrota piorou a contabilidade recente dos paulistas: nos últimos oito compromissos oficiais, ganhou apenas duas vezes, empatou outras duas e perdeu quatro. Retirando os jogos da Libertadores, o caso é ainda mais grave: uma vitória e um empate nas últimas seis jornadas, durante as quais perdeu quatro partidas.

Curiosamente, a pior sequência da época chega na fase em que Abel tem mais tempo para preparar cada jogo. Em média, o intervalo entre cada duelo tem sido de cinco dias. No futebol brasileiro isto é “quase uma eternidade“, escreve Fabricio Crepaldi.

Na sua análise ao momento do Palmeiras, no portal do Globoesporte, Fabricio sublinha que os adeptos do Palmeiras – e provavelmente os jogadores – estão concentrados, não no Brasileirão, mas sim na Taça Libertadores. O Palmeiras está nas meias-finais e vai defrontar, ainda em Setembro, o Atlético Mineiro (os dois primeiros classificados do campeonato brasileiro).

O problema é que, enquanto se pensa na Libertadores, as contas no Brasileirão mudaram muito: há um mês e meio o Palmeiras liderava com três pontos de vantagem sobre os mineiros; agora estão a sete pontos de distância do rival, que é líder.

A equipa apresentou resultados piores e exibições piores, nas últimas semanas. A defesa preocupa, não se cria espaço no ataque e faltam oportunidades de golos. E faltam golos. “O Palmeiras foi um deserto de ideias e de criatividade”, analisa Fabricio, que viu contra o Flamengo “um show de erros de passes e cruzamentos”.

E, além disso, enquanto Abel tinha todos os jogadores do seu plantel à sua disposição, no Flamengo faltaram Gabigol, Bruno Henrique, Filipe Luis, Diego e Rodrigo Caio.

Vem aí mais uma semana sem jogo à quarta-feira. O próximo jogo do Palmeiras é no sábado, contra a Chapecoense. Depois virá a primeira “mão” da Libertadores.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …