Algas tóxicas infestam mil quilómetros das principais praias mexicanas

Uma infestação de Sargassum C. Agardh, uma espécie de algas castanhas, está a invadir algumas das principais praias mexicanas, ameaçando peixes e outras espécies marinhas, com os especialistas a alertar que não estão descartados riscos para a saúde humana. O fenómeno não é inédito – surgiu pela primeira vez há cinco anos -, mas volta a preocupar as autoridades do México. 

Pela primeira vez, mais de mil quilómetros da costa mexicana foram atingidos por esta maré castanha. A culpa é das alterações climáticas, segundos os peritos, que advertem para a necessidade de se tomarem mais medidas para combater o problema, avançou nesta quarta-feira o Expresso.

A situação está a preocupar moradores, turistas e empresários do setor turístico, um dos principais pilares da economia mexicana. Alguns estados, como o caso de Quintana Roo, já declararam a situação de emergência, tendo em conta um “iminente desastre natural”, referiu a BBC.

Com um forte odor e uma tonalidade castanha escura, estas algas tóxicas estão a invadir as águas de algumas das principais praias da costa mexicana e a matar peixes e outras espécies marinhas.

Só no ano passado, este fenómeno foi responsável pelo registo de mortes em 78 espécies marinhas, de acordo com um estudo realizado por investigadores da Universidade Nacional Autónoma do México, o Colégio da Fronteira Sil e o Parque Nacional de Recifes de Puerto Morelos, informou o jornal El Universal.

Segundo o chefe da Marinha mexicana, o almirante Rafael Ojeda, serão construídas quatro embarcações especiais com vista a remover as algas e serão criadas barreiras para travar a infestação, num custo total de cerca de 2,7 milhões de dólares (2,38 milhões de euros).

Contudo, seriam necessários 36,7 milhões de dólares (32,3 milhões de euros) para limpar todas as praias, de acordo com as estimativas da Associação Hoteleira de Cancún-Puerto Morales.

O Presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador tem sido alvo de vários críticas face à desvalorização do problema, que considerou um “mal menor” no país. Ainda assim, solicitou que fossem canalizados todos os recursos necessários para travar a situação.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …