Algas tóxicas infestam mil quilómetros das principais praias mexicanas

Uma infestação de Sargassum C. Agardh, uma espécie de algas castanhas, está a invadir algumas das principais praias mexicanas, ameaçando peixes e outras espécies marinhas, com os especialistas a alertar que não estão descartados riscos para a saúde humana. O fenómeno não é inédito – surgiu pela primeira vez há cinco anos -, mas volta a preocupar as autoridades do México. 

Pela primeira vez, mais de mil quilómetros da costa mexicana foram atingidos por esta maré castanha. A culpa é das alterações climáticas, segundos os peritos, que advertem para a necessidade de se tomarem mais medidas para combater o problema, avançou nesta quarta-feira o Expresso.

A situação está a preocupar moradores, turistas e empresários do setor turístico, um dos principais pilares da economia mexicana. Alguns estados, como o caso de Quintana Roo, já declararam a situação de emergência, tendo em conta um “iminente desastre natural”, referiu a BBC.

Com um forte odor e uma tonalidade castanha escura, estas algas tóxicas estão a invadir as águas de algumas das principais praias da costa mexicana e a matar peixes e outras espécies marinhas.

Só no ano passado, este fenómeno foi responsável pelo registo de mortes em 78 espécies marinhas, de acordo com um estudo realizado por investigadores da Universidade Nacional Autónoma do México, o Colégio da Fronteira Sil e o Parque Nacional de Recifes de Puerto Morelos, informou o jornal El Universal.

Segundo o chefe da Marinha mexicana, o almirante Rafael Ojeda, serão construídas quatro embarcações especiais com vista a remover as algas e serão criadas barreiras para travar a infestação, num custo total de cerca de 2,7 milhões de dólares (2,38 milhões de euros).

Contudo, seriam necessários 36,7 milhões de dólares (32,3 milhões de euros) para limpar todas as praias, de acordo com as estimativas da Associação Hoteleira de Cancún-Puerto Morales.

O Presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador tem sido alvo de vários críticas face à desvalorização do problema, que considerou um “mal menor” no país. Ainda assim, solicitou que fossem canalizados todos os recursos necessários para travar a situação.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …