“Alexa, estou com calor.” Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as configurações dentro do carro, sem usar as mãos.

Para mais conforto e segurança, o Lamborghini Huracán EVO usará a Alexa para controlar algumas funcionalidades do automóvel. A parceria permite não apenas fazer perguntas ou tomar conta remotamente da sua casa, como também a possibilidade de a assistente virtual controlar os recursos do veículo usando apenas a voz.

A ideia foi anunciada originalmente no ano passado, durante a Consumer Electronics Show (CES), mas a integração da Alexa à Lamborghini vai além dos “truques” e comandos básicos.

De acordo com o The Verge, os utilizadores podem controlar “as configurações de clima e conforto, incluindo o ar condicionado, aquecimento, velocidade do ventilador, temperatura, aquecedores de assento, descongelador (para quem conduz na neve) e direção do fluxo de ar, assim como a iluminação”.

A assistente virtual da Amazon também mostra a vetorização do binário do carro, controlo de tração e outras configurações do veículo. Além disso, a Alexa pode interagir com informações de navegação básicas e entretenimento, como música ou podcasts.

O Huracán EVO tem alguns controlos físicos no volante e na porta do lado do motorista, mas a grande maioria dos detalhes são ajustados na tela central do automóvel. No fundo, dar mais controlo à Alexa significa gastar menos tempo “à procura de menus”.

Dizer “Alexa, estou com calor” é suficiente para fazer o ar condicionado funcionar, por exemplo.

Os novos Huracán EVO vão ter este recurso, mas a Lamborghini avisa que todos os clientes que já possuem o modelo podem receber o suporte para a Alexa de forma gratuita.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …