Alexa, a assistente virtual da Amazon, está a rir espontaneamente. E ninguém sabe porquê

Um riso sinistro e repentino tem ecoado da caixa de som da Alexa, a assistente virtual da Amazon, surpreendendo e até assustando os utilizadores.

Há relatos de que o som, comparado ao riso de uma bruxa ou de uma criança, é ouvido mesmo quando o aparelho não foi acionado. Outros afirmam que ouviram o riso ao pedir à Alexa que realizasse uma tarefa simples – por exemplo, tocar uma música.

A Amazon é a empresa responsável pelo equipamento que permite os utilizadores interagir com mais de 15 mil aplicações através de comandos de voz. Diante do inusitado problema, a companhia informou que está a trabalhar numa solução, segundo a BBC.

Os assistentes de voz são projetados para responder ou agir quando acionados por meio de uma palavra de comando que, neste caso, é “Amazon” ou “Alexa”. Mas essa aparente falha no sistema da Alexa está a acontecer sem qualquer interação prévia, o que tem assustado os utilizadores.

Outra pessoa relatou nas redes sociais que estava deitada na cama, quase a adormecer, quando a Alexa deixou escapar uma “gargalhada muito alta e sinistra”. “Há uma grande probabilidade de eu ser morta esta noite”, completou na postagem.

Medo de espionagem

O uso de assistentes de voz em casa é visto com cautela por muitos, uma vez que esses equipamentos gravam comandos de voz e os mandam para a nuvem para serem processados. Esse sistema desperta o receio de que os utilizadores estejam a ser monitorizados ou ouvidos por outras pessoas de forma deliberada ou mesmo involuntariamente.

Incidentes como o da risada, no qual a assistente virtual parece se rebelar contra o utilizador, naturalmente desperta esse tipo de preocupação. Apesar do tom sinistro do riso, muitos outros utilizadores reagiram com humor nas redes sociais.

Houve quem comparasse Alexa ao computador HAL 900, personagem do clássico filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, de 1968, de Stanley Kubrick.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …

Quatro espeleólogos portugueses desaparecem em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água Quatro …

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …