Alexa, a assistente virtual da Amazon, está a rir espontaneamente. E ninguém sabe porquê

Um riso sinistro e repentino tem ecoado da caixa de som da Alexa, a assistente virtual da Amazon, surpreendendo e até assustando os utilizadores.

Há relatos de que o som, comparado ao riso de uma bruxa ou de uma criança, é ouvido mesmo quando o aparelho não foi acionado. Outros afirmam que ouviram o riso ao pedir à Alexa que realizasse uma tarefa simples – por exemplo, tocar uma música.

A Amazon é a empresa responsável pelo equipamento que permite os utilizadores interagir com mais de 15 mil aplicações através de comandos de voz. Diante do inusitado problema, a companhia informou que está a trabalhar numa solução, segundo a BBC.

Os assistentes de voz são projetados para responder ou agir quando acionados por meio de uma palavra de comando que, neste caso, é “Amazon” ou “Alexa”. Mas essa aparente falha no sistema da Alexa está a acontecer sem qualquer interação prévia, o que tem assustado os utilizadores.

Outra pessoa relatou nas redes sociais que estava deitada na cama, quase a adormecer, quando a Alexa deixou escapar uma “gargalhada muito alta e sinistra”. “Há uma grande probabilidade de eu ser morta esta noite”, completou na postagem.

Medo de espionagem

O uso de assistentes de voz em casa é visto com cautela por muitos, uma vez que esses equipamentos gravam comandos de voz e os mandam para a nuvem para serem processados. Esse sistema desperta o receio de que os utilizadores estejam a ser monitorizados ou ouvidos por outras pessoas de forma deliberada ou mesmo involuntariamente.

Incidentes como o da risada, no qual a assistente virtual parece se rebelar contra o utilizador, naturalmente desperta esse tipo de preocupação. Apesar do tom sinistro do riso, muitos outros utilizadores reagiram com humor nas redes sociais.

Houve quem comparasse Alexa ao computador HAL 900, personagem do clássico filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, de 1968, de Stanley Kubrick.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.