Sismo de 7,5 fez chilenos e argentinos fugir de zonas costeiras

How To Survive

Um sismo de 7,5 abalou o Chile e a Argentina, na manhã desta sexta-feira, e fez com que chilenos e argentinos tivessem de evacuar as zonas costeiras durante algumas horas, devido ao risco de tsunami. Entretanto, o alerta foi levantado.

O sul do Chile e Argentina foi abalado por um sismo muito forte, esta sexta-feira.

O sismo de magnitude 7,5 ocorreu pouco depois das 09h00 horas locais (14h00 de Lisboa).

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terramoto aconteceu no mar, a sul dos dois países. Teve uma profundidade de 10 quilómetros; e epicentro localizado 218,1 quilómetros a sul de Puerto Williams.

Inicialmente, foi emitido um alerta de tsunami na costa sul do Chile e Argentina. As autoridades pediram que a área costeira da região de Magallanes, no extremo sul do Chile, fosse evacuada devido ao risco de tsunami.

“Apelamos à evacuação de toda a costa da região de Magallanes. Neste momento, o nosso dever é prevenir e ouvir as autoridades. Todos os recursos do Estado estão disponíveis”, escreveu o presidente chileno Gabriel Boric Font, no X.

Entretanto, a meio da tarde, as autoridades chilenas levantaram o alerta de tsunami e a ordem de evacuação para a costa da região de Magallanes.

A evacuação preventiva terminou (…). Todos os setores devem operar normalmente, com exceção de todas as atividades económicas no litoral”, indicou Juan Carlos Andrade, diretor regional do Serviço de Prevenção e Resposta a Desastres de Magallanes, citado pela agência noticiosa France-Presse (AFP).

A zona de risco do tsunami incluía Punta Arenas, com mais de 150.000 habitantes, a cidade natal do Presidente chileno e a maior do Estreito de Magallanes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.