/

Alerta de bomba em Bruxelas. Suspeito detido com falso cinto de explosivos

A circulação rodoviária está a ser retomada na zona do centro comercial, em Bruxelas, onde esta manhã foi dado um falso alerta de bomba, estando ainda montado o perímetro de segurança, mas com menos polícias.

Um homem foi detido esta manhã perto do centro comercial City 2, em Bruxelas, depois de ter telefonado para as autoridades e ter anunciado que tinha consigo um cinto de explosivos.

O suspeito foi neutralizado e detido nas imediações do estabelecimento comercial, tendo o cinto sido levado para análise pelo serviço de destruição de engenhos explosivos, que, segundo revelaram fontes policiais, determinou que não se tratava de qualquer engenho explosivo, contendo apenas sal.

Às 10h15, na zona de Rogier, localizada a cerca de um quilómetro da Grand Place, a circulação de viaturas particulares e de transportes públicos estava a ser retomada, apesar de alguns acessos às estações de metro e do elétrico estarem ainda vedadas.

O burgomestre de Bruxelas, Yvan Mayeur, comentou não haver qualquer ameaça particular sobre as lojas do centro da capital, garantindo que o perímetro será totalmente levantado quando terminar a intervenção policial e que não há qualquer ordem para encerrar o comércio.

Entretanto, o porta-voz dos bombeiros precisou que apenas uma ambulância foi enviada para o local do falso alarme ao início da manhã.

O primeiro-ministro belga tinha já afirmado que “a situação está sob controlo” em Bruxelas, após uma reunião do conselho nacional de segurança, convocada de urgência devido ao falso alerta.

Charles Michel escusou-se a fazer mais comentários sobre a situação, remetendo explicações para o Ministério Público, acrescentando apenas que “os serviços de segurança permanecem extremamente vigilantes”.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.