Com uma nova vacina, a alergia a gatos pode ter os dias contados

Alergias a gatos são bastante difundidas em humanos e variam de constipações incómodas a cuidados médicos de emergência. As pessoas que sabem que são alérgicas a gatos evitam os felinos ou tomam anti-histamínicos.

Por muitos anos, tem havido uma discussão em andamento sobre a reprodução ou mesmo a modificação genética de gatos para uma versão hipoalergénica de si mesmos. Uma equipa de pesquisadores resolveu o problema de uma maneira diferente – criaram uma vacina para alérgicos de gatos.

A vacina não é para seres humanos, mas para os gatos. Tem como alvo as proteínas Fel d 1, que é a principal das cinco substâncias alergénicas que os gatos produzem. A substância é produzida na saliva do gato e nas glândulas sebáceas, embora não tenhamos certeza de qual é a sua função. Cerca de 10% da população ocidental é alérgica a essa proteína específica.

De acordo com o artigo publicado em julho na revista especializada The Journal of Allergy and Clinical Immunology, os investigadores que trabalham para e com a empresa HypoPet testaram com sucesso essa vacina em 54 gatos diferentes ao longo de quatro estudos diferentes. A equipa relatou, em comunicado, que a vacina foi eficaz na redução de Fel d 1 nos gatos tratados, foi bem tolerado pelos gatos e não teve efeitos tóxicos evidentes.

“Tanto os seres humanos como os animais poderiam lucrar com esse tratamento porque os donos de gatos alérgicos reduziriam o risco de desenvolver doenças crónicas, como asma, e se tornariam mais tolerantes com seus gatos, que poderiam permanecer nas famílias e não precisarem ser abandonados. abrigos de animais ”, escreveu o investigador.

“Estamos muito satisfeitos em publicar estes dados que mostram que a nossa vacina é capaz de produzir altos níveis de anticorpos em gatos e que esses anticorpos podem ligar e neutralizar o alérgeno Fel d 1 produzido pelos animais”, disse Gary Jennings, CEO da HypoPet AG.

Alergias a gatos é uma das principais causas de abandono do gato de estimação. Só nos EUA, 3,4 milhões de gatos são abandonados anualmente em abrigos de animais, estimando-se que dois quintos deles sejam eutanasiados. Os gatos também são abandonados na natureza e nas cidades, o que leva a um impacto maior no ecossistema.

Gatos podem ser domesticados, mas ainda são predadores e podem causar danos à fauna nativa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. materia interessante, espero que cheguem logo ao mercado porque amo gatos mas não posso te-los , o interessante é que tinha gatos quando criança , mas agora adulta , não posso nem chegar perto que meus olhos incham e começo a espirrar sem parar.
    Só acho que o ultimo parágrafo destoa da matéria, enfim..

  2. Tenho alergia a gatos, sempre vivi com eles e desde há mais de 5 anos que não me incomoda mais a alergia (que também já não era muito incómoda) porque simplesmente cuidei do meu sistema imunitário, refocei-o, mais especificamente, repopulei o meu intestino com pre e probióticos, e adeus alergias!
    Cuidem da vossa saúde com nutrição e não com remédios!

RESPONDER

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …