/

Alemanha em sarilhos: ministro do Interior ameaça demitir-se

Daniel Kopatsch / EPA

O Governo alemão está em crise. Este domingo, o ministro do Interior, Horst Seehofer, ameaçou demitir-se do cargo governativo e da liderança da CSU.

Horst Seehofer, ministro alemão do Interior, anunciou este domingo que irá abandonar o Governo alemão e a liderança da União Social Cristã (CSU), o partido aliado da CDU de Angela Merkel. Segundo fontes citadas pela AFP, a proposta de demissão terá sido apresentada numa reunião com os membros da liderança do partido.

Na semana passada, a União Europeia alcançou um acordo considerado vago. Os responsáveis pelo partido conservador reuniram-se durante cerca de sete horas para discutir os resultados desta cimeira europeia, na qual foram discutidas políticas de imigração.

A questão que se colocava em cima da mesa era se as medidas para evitar um aumento do número de imigrantes à Europa eram suficientes do ponto de vista do partido.

Angela Merkel conseguiu uma série de acordos bilaterais, com 16 países, em que estes se comprometem a receber os refugiados que lá pediram asilo mas que seguiram para a Alemanha. Entre estes países está, também, Portugal.

Por sua vez, Horst Seehofer queria que as forças de segurança alemãs pudessem impedir a entrada desses imigrantes ou expulsar imediatamente os requerentes de asilo que se tivessem registado primeiro noutros países, uma posição que choca de frente com a de Mekel.

Segundo o Público, o ministro do Interior ameaçou implementar a medida sozinho, indo contra a opinião de Merkel. Nesta posição, restou-lhe apenas três possibilidades: voltar atrás e considerar suficientes os compromissos que Merkel alcançou na cimeira europeia, demitir-se ou levar as medidas avante (e ser demitido pela chanceler alemã).

A sua decisão dependeria também do apoio dentro do seu próprio partido. Segundo o diário, relatos da reunião davam conta de muitas discordâncias, uma das quais em relação a aceitar o seu pedido de demissão, já que ameaça arrastar a instabilidade.

Segundo a Reuters, Seehofer ofereceu os seus lugares, ainda que não tenha concretizado a sua demissão. No entanto, alguns membros do partido estão a tentar que o líder da CSU mude de ideias.

Esta segunda-feira, Angela Merkel e o ministro do Interior voltam a reunir-se em Berlim para solucionar a crise no Governo alemão que motivou Seehofer a ameaçar com a demissão. De acordo com o Le Monde, têm encontro marcado às 17h (menos uma em Portugal continental).

“Vamos ter mais conversações com a CDU em Berlim, na esperança de que se consiga alcançar um acordo“, disse Seehofer aos jornalistas. “Depois, vamos ver o que acontece.”

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.