Alemanha legaliza canábis para uso terapêutico

Os deputados alemães legalizaram, esta quinta-feira, por unanimidade, o uso de canábis com fins terapêuticos em casos de pacientes afetados por doenças graves e na ausência de uma terapia alternativa eficaz.

A nova lei diz que os pacientes só terão o direito a consumir marijuana “em casos excecionais”, como no tratamento de cancro, esclerose múltipla e dor crónica. No entanto, os pacientes não serão autorizados a cultivar a sua própria canábis.

“Aqueles que estão gravemente doentes precisam do melhor tratamento possível e de um seguro de saúde que reconheça a canábis como um medicamento para quem não pode ser eficazmente tratado de outra forma”, disse o ministro da Saúde Hermann Groehe, citado pelo jornal The Guardian.

Nos relatórios enviados ao parlamento, o governo explicou que, desde abril do ano passado, 647 pacientes alemães já têm uma autorização específica para comprar marijuana medicinal. Agora, os cidadãos precisarão apenas da receita médica para adquirir extrato de canábis ou flores secas.

Em alguns casos, será permitido encomendar os derivados sintéticos da substância, como o dronabinol, e os custos do tratamento serão subsidiados pelos serviços públicos de saúde.

O governo alemão destacou que as novas regras não representam a legalização da canábis no país, e têm apenas como objetivo disponibilizar aos pacientes com doenças graves um produto terapêutico com garantia de qualidade e prescrição médica.

A Alemanha junta-se ao grupo dos países da UE que já legalizaram produtos à base de canábis – Áustria, Croácia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda, Itália, Macedónia, Portugal, República Checa e Roménia.

A nova lei deverá entrar em vigor em março e serão criadas plantações de canábis a cargo do estado alemão. Até lá, a Alemanha vai importar a substância de outros países.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Billie Eilish foi a grande vencedora dos Grammy em noite de homenagem a Kobe

A cantora norte-americana venceu as quatro categorias principais dos Prémios Grammy: Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação. Aquela que deveria ser uma noite de festa, no Staples Center, em Los Angeles, …

Kobe Bryant. Revelado o áudio entre o helicóptero e a torre de controlo

Ainda antes da queda do helicóptero em que viajava Kobe Bryant, ouve-se o controlador aéreo avisar que a aeronave viajava a uma altitude abaixo do recomendado para aquela zona. Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de …

Arménio Carlos: Governo frustrou trabalhadores e foi penalizado

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou o Governo socialista de ter frustrado as expectativas dos trabalhadores, não resolvendo os seus principais problemas, e, em resposta, foi penalizado nas últimas eleições legislativas, não alcançando a …

Coronavírus: Centro europeu apela a "medidas rigorosas" na UE após casos detetados em França

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças pediu hoje aos Estados-membros da União Europeia (UE) que adotem "medidas rigorosas e oportunas" para controlo do novo coronavírus chinês na região, após a confirmação de …

Auschwitz: É preciso "recordar este período negro da História da Humanidade e assegurar que não se repete"

O Governo português recorda esta segunda-feira em comunicado as vítimas do Holocausto no dia que se assinala a libertação pelas tropas aliadas do campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau, localizado na Polónia, durante a II …

"É completamente possível" Bulgária aderir ao euro em 2023

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), a búlgara Kristalina Georgieva, afirmou que é "completamente possível" o seu país aderir à zona euro em 2023, depois de conversas com o Banco Central Europeu (BCE). O objetivo …

Ana Gomes critica "dois pesos e duas medidas" da justiça em relação a Rui Pinto

A ex-eurodeputada Ana Gomes criticou esta segunda-feira os "dois pesos e duas medidas" da justiça portuguesa em relação a Rui Pinto, a fonte dos documentos que levaram à investigação 'Luanda Leaks', exigindo que o 'hacker' …

Função Pública ganha 46% acima da média

Em abril de 2019, o ganho mensal médio dos trabalhadores da Função Pública era de 1.730,80, valor 45,68% acima da média da totalidade dos portugueses, cujo rendimento estava fixado nos 1.188,10 euros no mesmo mês.  Os número …

Primeiro-ministro esloveno demite-se e pede eleições antecipadas

O primeiro-ministro da Eslovénia anunciou de surpresa, esta segunda-feira, a sua demissão, acabando com um Governo minoritário, com cinco partidos, que geria o país desde 2018. "Com os atuais membros do Parlamento e esta coligação não …

Abstenção no OE2020. Deputados do PSD/Madeira alvo de processo disciplinar

Os três deputados do PSD/Madeira que se abstiveram na votação do Orçamento do Estado para 2020 na generalidade vão ser alvo de um processo disciplinar, avança o jornal Público esta segunda-feira. Sara Madruga da Costa, …