Alemanha legaliza canábis para uso terapêutico

Os deputados alemães legalizaram, esta quinta-feira, por unanimidade, o uso de canábis com fins terapêuticos em casos de pacientes afetados por doenças graves e na ausência de uma terapia alternativa eficaz.

A nova lei diz que os pacientes só terão o direito a consumir marijuana “em casos excecionais”, como no tratamento de cancro, esclerose múltipla e dor crónica. No entanto, os pacientes não serão autorizados a cultivar a sua própria canábis.

“Aqueles que estão gravemente doentes precisam do melhor tratamento possível e de um seguro de saúde que reconheça a canábis como um medicamento para quem não pode ser eficazmente tratado de outra forma”, disse o ministro da Saúde Hermann Groehe, citado pelo jornal The Guardian.

Nos relatórios enviados ao parlamento, o governo explicou que, desde abril do ano passado, 647 pacientes alemães já têm uma autorização específica para comprar marijuana medicinal. Agora, os cidadãos precisarão apenas da receita médica para adquirir extrato de canábis ou flores secas.

Em alguns casos, será permitido encomendar os derivados sintéticos da substância, como o dronabinol, e os custos do tratamento serão subsidiados pelos serviços públicos de saúde.

O governo alemão destacou que as novas regras não representam a legalização da canábis no país, e têm apenas como objetivo disponibilizar aos pacientes com doenças graves um produto terapêutico com garantia de qualidade e prescrição médica.

A Alemanha junta-se ao grupo dos países da UE que já legalizaram produtos à base de canábis – Áustria, Croácia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda, Itália, Macedónia, Portugal, República Checa e Roménia.

A nova lei deverá entrar em vigor em março e serão criadas plantações de canábis a cargo do estado alemão. Até lá, a Alemanha vai importar a substância de outros países.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …