/

8 falhas na organização: a Alemanha está a desiludir no Euro 2024

A prova de que também os alemães falham quando organizam um evento. Portugal está na lista de queixas da fase de grupos.

O Europeu 2024 está a decorrer na Alemanha. Começou a 14 de Junho, acaba no dia 14 de Julho.

A Alemanha é visto, pelos outros povos, como um país aberto, democrata, sólido e economicamente forte. E que não falha na organização.

Mas, afinal, falha. Este Europeu, só na fase de grupos, mostrou diversos erros de organização. Com Portugal na lista das queixas.

Na Antena 1, fala-se em “fracasso” por parte dos anfitriões, com base em relatos de selecções, adeptos e trabalhadores.

Portugal é mencionado devido às (seis!) invasões de campo que se registaram durante o jogo com a Turquia. Num desses momentos, um dos seguranças quase feriu Gonçalo Ramos.

“Acho que devemos deixar uma mensagem aos adeptos. Não é a forma correcta, não ganham nada com isso. E o que acontece é que, provavelmente, as medidas vão piorar”, disse na altura o seleccionador de Portugal, Roberto Martínez.

Mas depois do duelo com a Geórgia, um adepto atirou-se da bancada e quase atingiu Cristiano Ronaldo com o pé.

Nos jogos com selecções de Albânia, Croácia e Sérvia, foi bem visível a pirotecnia nas bancadas, com fumo a “manchar” o jogo e o estádio.

Os foguetes entram, mas os treinadores não. O controlo de entradas tem sido realmente apertado: Vincenzo Montella, seleccionador da Turquia, teve que mostrar a acreditação para entrar no estádio.

Entrar no estádio foi um problema para Montella. Sair do estádio foi um problema para os adeptos do Inglaterra-Sérvia: alguns esperaram mais de três horas para deixar Gelsenkirchen. Um deles até adormeceu lá dentro e ficou sozinho no estádio até às 4h da madrugada.

Com auto-estradas em obras, há filas de trânsito de quilómetros e uma viagem de 1h transforma-se numa viagem de 3h.

Os comboios têm registado atrasos ou mesmo cancelamentos frequentes.

No meio de tudo isto, muitos voluntários do Euro 2024 nem falam inglês.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.