“Quando a Alemanha disser que há eurobonds, os holandeses vão pastar para outras paragens”

Tiago Petinga / Lusa

A embaixadora e ex-MPE, Ana Gomes

Ana Gomes mostrou-se satisfeita com a atuação de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa durante esta pandemia. A ex-eurodeputada deixou ainda duras críticas aos holandeses, que diz irem pastar para outras paragens quando os alemães quiserem eurobonds.

Em entrevista à Rádio Observador, a ex-eurodeputada Ana Gomes defendeu uma resposta forte e conjunta por parte da União Europeia e deixou ainda duras críticas aos Países Baixos.

Ana Gomes salienta que esta é uma “crise sem precedentes”, que até pode ser comparada à II Guerra Mundial. “Neste momento, há setores significativos da economia que foram, pura e simplesmente, paralisados. É até difícil que se reconvertam, embora tenha havido já histórias de sucesso de reconversão”, disse.

A antiga eurodeputada não conseguiu ficar indiferente às críticas de António Costa ao ministro das Finanças holandês, Wopke Hoekstra. “Esse é um discurso repugnante no quadro da União Europeia. A expressão é mesmo esta: repugnante. Ninguém está disponível para voltar a ouvir ministros das Finanças holandeses como aqueles que já ouvimos em 2008, 2009, 2010 e em anos consecutivos”, disse António Costa, na quinta-feira.

“Percebo perfeitamente o primeiro-ministro português e apoio-o inteiramente”, confessou. “Não é razão para desistirmos. Pelo contrário, é para nos unirmos”, acrescentou.

Ana Gomes defende a necessidade de emitir os chamados ‘coronabonds’, a emissão conjunta de dívida por partes dos estados-membros. E para quem não tiver interesse? “Eles terão de forçar a mão daqueles que resistem“, afirmou a ex-diplomata.

Quem tem a chave deste jogo é a Alemanha. Os holandeses são só their master’s voice [a voz do dono]. No dia em que a Alemanha decidir que há coronabonds, os holandeses e os finlandeses e outros que tais, vão pastar para outras paragens”, atirou.

A própria garante que o jogo está do lado dos alemães: no dia em que a Alemanha quiser, haverá coronabonds. “A Alemanha faz este jogo. Manda os cães de fila para a frente, fica a ver como param as modas e depois um dia, decide”, explicou Ana Gomes.

A emissão de dívida mutualizada é a única forma capaz de resolver a crise que vem com a pandemia de covid-19. No entanto, defende que é preciso haver um plano de ação conjunta a nível europeu. Uns chamam-lhe plano Marshall, outros plano Von der Leyen. Ana Gomes chama-lhe plano Úrsula.

No plano geral, a antiga eurodeputada mostrou-se satisfeita com o desempenho de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa.

Ana Gomes recusa também pensar nas eleições presidenciais, às quais muitos apontam uma possível candidatura da sua parte. “Estamos em estado de emergência. Estamos em estado de emergência! Está tudo suspenso, até as prestações do crédito vão ser suspensas até setembro”, exclamou. “Acha que há condições para haver eleições se estivermos ainda num estado de emergência prolongado?”.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Esta agora anda à procura do tacho perdido… Anda mais mansa!
    E quanto à corrupção nos países do sul não tem nada a dizer, desde que deixou de ter tacho?

    • Esta Senhora é das poucas neste País que diz o que tem que ser dito, quer da esquerda quer da direita. Não poupa ninguém !!! Mesmo do seu partido ! Por isso a afastaram da UE para porem lá um molengas
      Quantos homens há assim ? Não me estou a lembrar de nenhum… mas tachistas lambe-botas e vira-casacas há-os aos montes

      • 1000% correcto……………e para evitarmos estar tão descapitalizados como sugere o idiota holandês sugiro que em toda a peninsula ibérica se deixe de gastar os muitos centos de milhões de euros anualmente na compra de flores á Holanda………….se outros paíse fizerem o mesmo creio que brevemente o dito idiota irá engolir um grande sapo.

      • Esta senhora diz o que a sabedoria popular pensa.

        Algo muito perigoso numa pessoa com a sua responsabilidade e tempo de antena.
        Ela tem por obrigação, pensar antes de abrir a boca em vez de acusar na televisão e depois escudar-se sobre a liberdade de expressão.
        Só o faz porque é o que fica bem dizer, mas eu espero de um politico a capacidade de ser pragmático, em vez de dizer frases da sabedoria popular.
        Todos sabemos que ela tem razão em tudo o que diz, e em todos os que acusa, mas ninguém tem provas (nem ela), acusar sem provas porque todos sabemos que é verdade foi muitas vezes na historia da humanidade o início dos períodos mais negros.

        As custas da tal sabedoria popular, muitas mulheres foram queimadas por serem bruxas, negros mortos por serem portadores de má sorte, etc.
        Mais tarde provou-se que as mulheres não eram bruxas nem os negros tinham a culpa da má sorte.

        Mas sim Eliane, esta senhora é das poucas que diz o que tem de ser dito, até ao dia em que isso a afecte a si, muito cuidado que ela se prepara para candidatar-se á presidência, imagine o que uma pessoa como ela poderia fazer e quem poderia acusar sem provas com o poder que lhe damos se votarmos nela … bem não tem de imaginar, basta olhar para Trump, e se alguém não está de acordo com ela, bem outra vez, basta olhar para o que faz Trump com aqueles que com provas o investigam.

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …