/

Alec Baldwin declara-se inocente no misterioso homicídio nas filmagens de “Rust”

(dr)

Alec Baldwin no set de “Rust”.

O ator Alec Baldwin declarou-se, esta quinta-feira, inocente, depois de ter sido novamente acusado da morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, durante as filmagens de “Rust”, em outubro de 2021.

A 21 de outubro de 2021, durante os ensaios de uma cena do filme “Rust” – em que a personagem do ator Alec Baldwin tinha de disparar uma arma – uma bala atingiu mortalmente a diretora de fotografia do filme, Halyna Hutchins.

Na altura, o relatório da polícia considerou a morte um acidente, uma vez que não havia “provas convincentes de que a arma tenha sido intencionalmente carregada com munições verdadeiras”. Mais à frente, em agosto de 2022, um relatório do FBI confirmou que Alec Baldwin puxou o gatilho da arma que matou Hutchins, contrariando a versão do ator – que diz não ter puxado o gatilho.

De acordo com os meios de comunicação social norte-americanos, Alec Baldwin apresentou um documento junto de um tribunal do Primeiro Distrito Judicial de Santa Fé, no estado do Novo México, antecipando a declaração prevista para esta quinta-feira.

O ator não foi detido, mas está proibido de usar armas de fogo, sair do país ou discutir o incidente com testemunhas envolvidas na produção de “Rust”, com as quais deve ter um contacto limitado, ordenou o tribunal.

Baldwin, que sempre afirmou que nunca puxou o gatilho do revólver que segurava, mas que este detonou devido a uma falha mecânica, foi absolvido das acusações de homicídio involuntário em abril do ano passado.

Inocência de Baldwin posta em causa

Em outubro passado, os procuradores especiais do caso anunciaram que iriam pedir a um grande júri que considerasse se Baldwin deveria ser novamente acusado criminalmente pelo que aconteceu.

O ator foi novamente acusado a 19 de janeiro por homicídio involuntário.

O caso pretende descobrir como é que uma bala real apareceu no revólver que Baldwin empunhava durante um ensaio e que acabou por atingir Hutchins fatalmente, em 20 de outubro de 2021, em Santa Fé.

No Novo México, uma condenação por homicídio involuntário como a que Baldwin pode enfrentar significa até 18 meses de prisão.

A responsável pelo protocolo de segurança durante a gravação Hannah Gutierrez-Reed também é acusada de homicídio involuntário.

Já o coordenador de segurança de “Rust” e diretor assistente, David Halls, não contestou a acusação de manuseio inseguro de uma arma de fogo e recebeu uma sentença suspensa de seis meses em liberdade condicional.

Em março, a produtora do filme e as autoridades do Novo México chegaram a um acordo pelo qual a empresa pagaria uma multa de 100 mil dólares (cerca de 91 mil euros) por falhas de segurança nas filmagens verificadas na investigação dos factos.

A morte de Hutchins já levou a novas precauções de segurança na indústria cinematográfica.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.