Este fim-de-semana, a pequena aldeia de Alwine no estado de Brandenburgo, na Alemanha, vai estar a leilão.
Situada a cerca de 120 quilómetros a sul de Berlim, esta aldeia inclui uma dezena de casas e terrenos. A licitação começou nos 125 mil euros.
Alwine conta com cerca de duas dezenas de habitantes, todos eles já reformados. “Quando vou aos andares de cima, é que me apercebo do estado de decadência deste local. Está tudo muito sujo”, diz um dos habitantes à Euronews.
“De facto, acho que é preciso demolir isto tudo. Não existe outra alternativa”, afirma Peter Kroll, administrador do município de Domsdorf.
Apesar do mau estado dos edifícios, os terrenos com 16.800m2 têm potencial. Os habitantes da aldeia esperam que o próximo proprietário traga o tão esperado investimento. A pequena vila, situada no que era o antigo território da Alemanha de Leste, tinha cerca de 50 habitantes na altura da reunificação com a Alemanha Federal.
Em 2000, um investidor comprou a vila pelo valor de 1 marco, moeda usada então na Alemanha, que só aderiu ao euro em 2002. Mas a venda da aldeia, conta a Fortune, não impediu a sua degradação, e Alwine continuou a perder habitantes.
Andreas Claus, presidente da Câmara do município de Uebigau-Wahrenbrück, de que faz parte Alwine, diz que só soube do leilão quando viu a notícia nos jornais. Segundo o autarca, nenhum dos habitantes vai licitar no leilão da sua aldeia.
“…que só aderiu ao euro em 2002”.
Só?
Tal como Portugal, a Alemanha aderiu ao Euro em 1999, moeda que começou a circular em 2002.
São coisas ligeiramente diferentes…
125mil euros por pouco mais de 1ha e meio? (já que é tudo para por abaixo)