Aldeia alemã foi a leilão

Este fim-de-semana, a pequena aldeia de Alwine no estado de Brandenburgo, na Alemanha, vai estar a leilão.

Situada a cerca de 120 quilómetros a sul de Berlim, esta aldeia inclui uma dezena de casas e terrenos. A licitação começou nos 125 mil euros.

Alwine conta com cerca de duas dezenas de habitantes, todos eles já reformados. “Quando vou aos andares de cima, é que me apercebo do estado de decadência deste local. Está tudo muito sujo”, diz um dos habitantes à Euronews.

“De facto, acho que é preciso demolir isto tudo. Não existe outra alternativa”, afirma Peter Kroll, administrador do município de Domsdorf.

Apesar do mau estado dos edifícios, os terrenos com 16.800m2 têm potencial. Os habitantes da aldeia esperam que o próximo proprietário traga o tão esperado investimento. A pequena vila, situada no que era o antigo território da Alemanha de Leste, tinha cerca de 50 habitantes na altura da reunificação com a Alemanha Federal.

Em 2000, um investidor comprou a vila pelo valor de 1 marco, moeda usada então na Alemanha, que só aderiu ao euro em 2002. Mas a venda da aldeia, conta a Fortune, não impediu a sua degradação, e Alwine continuou a perder habitantes.

Andreas Claus, presidente da Câmara do município de Uebigau-Wahrenbrück, de que faz parte Alwine, diz que só soube do leilão quando viu a notícia nos jornais.  Segundo o autarca, nenhum dos habitantes vai licitar no leilão da sua aldeia.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “…que só aderiu ao euro em 2002”.
    Só?
    Tal como Portugal, a Alemanha aderiu ao Euro em 1999, moeda que começou a circular em 2002.
    São coisas ligeiramente diferentes…

RESPONDER

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …

Surto de sarampo leva Samoa a fechar escolas e serviços. Ativista anti-vacinação detido

Com o objetivo de conter o surto de sarampo que já matou 60 pessoas, o governo de Samoa está a pedir à população que coloque uma bandeira vermelha em frente às casas nais as pessoas …

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …

Faltam medicamentos para doenças crónicas nas Farmácias (e ninguém sabe porquê)

Há medicamentos para doenças crónicas que estão, constantemente, em falta nas Farmácias Portuguesas. Uma situação preocupante, sobretudo para os pacientes que deles precisam, e que não tem uma explicação. A Associação Nacional de Farmácias está …

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …