Álcool em excesso na adolescência pode afetar genética de gerações futuras

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas durante a adolescência pode afetar as funções cerebrais de futuras gerações, revela um novo estudo divulgado esta segunda-feira.

Os cientistas expuseram um grupo de ratos adolescentes a uma quantidade de álcool comparável a seis episódios de consumo excessivo e, uma vez sóbrios, os ratos acasalaram.

Para que não se atribuísse os resultados da investigação à Síndrome Alcoólica Fetal, as fêmeas não consumiram qualquer bebida alcoólica durante a gravidez.

Após o nascimento das crias, os especialistas compararam os filhos dos ratos que ingeriram bebidas alcoólicas com os descendentes de outros que não foram expostos ao álcool.

A análise ao hipotálamo dos filhos de ratos que beberam álcool excesso revelou diversas mudanças no ADN que podem alterar o comportamento dos “interruptores genéticos” – que ativam ou desativam os genes, regulando a sua atividade.

Sem esses interruptores, os genes que codificam as proteínas não funcionam e as mutações nessas áreas podem provocar várias doenças.

Os investigadores encontraram 159 mudanças neurológicas nas crias cujas mães foram expostas ao álcool e 93 modificações naqueles cujos pais tinham passado pelo mesmo processo.

Nos casos em que os dois progenitores tinham consumido álcool em excesso, foram descobertas 244 mudanças nos descendentes.

O estudo foi realizado por especialistas da Universidade de Loyola, em Chicago, e foi apresentado esta semana na reunião anual da Sociedade de Neurociência dos EUA.

“Beber excessivamente não só é perigoso para o desenvolvimento do cérebro dos adolescentes, mas também pode afetar o cérebro dos seus filhos”, disse Toni Pak, professor da Universidade de Loyola, citado pelo Science Daily.

Apesar de a investigação ter sido realizada apenas em animais, os seres humanos e os ratos reagem ao álcool de maneira semelhante.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo abusivo de álcool é cada vez mais visível os entre adolescentes e é uma das principais causas de violência e mortes prematuras entre os jovens.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …