Álcool em excesso na adolescência pode afetar genética de gerações futuras

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas durante a adolescência pode afetar as funções cerebrais de futuras gerações, revela um novo estudo divulgado esta segunda-feira.

Os cientistas expuseram um grupo de ratos adolescentes a uma quantidade de álcool comparável a seis episódios de consumo excessivo e, uma vez sóbrios, os ratos acasalaram.

Para que não se atribuísse os resultados da investigação à Síndrome Alcoólica Fetal, as fêmeas não consumiram qualquer bebida alcoólica durante a gravidez.

Após o nascimento das crias, os especialistas compararam os filhos dos ratos que ingeriram bebidas alcoólicas com os descendentes de outros que não foram expostos ao álcool.

A análise ao hipotálamo dos filhos de ratos que beberam álcool excesso revelou diversas mudanças no ADN que podem alterar o comportamento dos “interruptores genéticos” – que ativam ou desativam os genes, regulando a sua atividade.

Sem esses interruptores, os genes que codificam as proteínas não funcionam e as mutações nessas áreas podem provocar várias doenças.

Os investigadores encontraram 159 mudanças neurológicas nas crias cujas mães foram expostas ao álcool e 93 modificações naqueles cujos pais tinham passado pelo mesmo processo.

Nos casos em que os dois progenitores tinham consumido álcool em excesso, foram descobertas 244 mudanças nos descendentes.

O estudo foi realizado por especialistas da Universidade de Loyola, em Chicago, e foi apresentado esta semana na reunião anual da Sociedade de Neurociência dos EUA.

“Beber excessivamente não só é perigoso para o desenvolvimento do cérebro dos adolescentes, mas também pode afetar o cérebro dos seus filhos”, disse Toni Pak, professor da Universidade de Loyola, citado pelo Science Daily.

Apesar de a investigação ter sido realizada apenas em animais, os seres humanos e os ratos reagem ao álcool de maneira semelhante.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo abusivo de álcool é cada vez mais visível os entre adolescentes e é uma das principais causas de violência e mortes prematuras entre os jovens.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Análise ao sangue deteta chegada da menopausa dois anos antes

Para algumas mulheres, a chegada da menopausa é um marco importante nas suas vidas. No entanto, o dia em que isso acontecerá é uma grande incógnita. Um grupo de cientistas encontrou uma forma de descobrir quando …

Imagem revela possíveis camadas de arenito em Marte

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial dos Estados Unidos capturou uma incrível imagem da superfície do Planeta Vermelho. O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA está em órbita há quase 14 anos. O instrumento …

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …