Alcochete. Pinto da Costa pede para ser ouvido por videoconferência

Estela Silva / Lusa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

O presidente dos azuis-e-brancos pediu para ser ouvido por videoconferência no julgamento ao ataque à Academia de Alcochete, que decorre no Tribunal de Monsanto.

Recorde-se que, em novembro do ano passado, o antigo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, arrolou 22 testemunhas, entre as quais Pinto da Costa. Agora, avança a TVI24, o presidente do FC Porto pediu ao tribunal para ser ouvido por videoconferência.

De acordo com o canal televisivo, o testemunho do líder portista ainda não tem data marcada. O coletivo de juízes terá agora de decidir se o requerimento é, ou não, deferido.

O processo do ataque à Academia de Alcochete tem 44 arguidos, acusados da coautoria de 40 crimes de ameaça agravada, de 19 crimes de ofensa à integridade física qualificada e de 38 crimes de sequestro, todos estes (97 crimes) classificados como terrorismo.

Segundo a revista Sábado, esta terça-feira, já foram ouvidas testemunhas arroladas pela defesa de Bruno Jacinto, ex-oficial de ligação aos adeptos do Sporting arguido no processo. A inquiração de Radosav Petrovic também estava prevista para hoje à tarde, mas o futebolista, que agora atua no Almería, não respondeu ao tribunal.

Esta quinta-feira, será ouvido Bas Dost, também por videoconferência. O jogador holandês, que atualmente joga no Eintracht Frankfurt, foi um dos mais visados no ataque à academia leonina, tendo sido ferido na cabeça.

No dia seguinte, será ouvido o antigo presidente do Sporting, Sousa Cintra, na qualidade de testemunho de um dos arguidos, Aníbal Pinto, e ainda testemunhas de Bruno de Carvalho, incluindo três atletas do clube — Carlos Carneiro, do andebol, Miguel Maia, do voleibol, e Jorge Fonseca, campeão mundial de judo — e Alexandre Godinho, primo e elemento da direção do ex-dirigente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …

Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado"

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana …

Caso Eurofin. Salgado recebe coima de 4 milhões de euros do Banco de Portugal

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar mais uma coima, no valor de quatro milhões de euros, no processo sobre o veículo suíço Eurofin e por operações que lesaram …

"Último recurso". Governo britânico admite novo confinamento no Reino Unido

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, admitiu esta sexta-feira que o Governo conservador não descarta decretar um segundo confinamento nacional para conter a pandemia de covid-19, embora considere esta opção um "último recurso" “Faremos …