Alberto gozou com os paraplégicos no Twitter (mas afinal havia uma boa razão)

Tom Raftery

Um jovem espanhol, que ficou tetraplégico há dois anos, tornou-se a primeira pessoa no mundo a ‘tweetar’ com os olhos a partir de um telemóvel.

Alberto Moreno, um jovem de Cáceres, no sudoeste de Espanha, tornou-se a primeira pessoa no mundo a fazer um tweet com os olhos a partir de um telemóvel.

A aplicação móvel, desenvolvida numa parceria entre o Mobile World Capital Barcelona, o Twitter e a empresa basca Irisbond, é a primeira no mundo tecnológico que permite interagir com o telemóvel através do olhar.

O jovem ficou tetraplégico há dois anos depois de sofrer um acidente. Segundo o Mobile World Capital Barcelona, Alberto foi o primeiro a testar a app e tornou-se assim no protagonista da campanha #HeVuelto (“Voltei”, em português).

O primeiro tweet do rapaz depois de regressar à rede social causou alguma polémica, segundo o La Voz de Galicia. O jovem de 22 anos escreveu: “O que faz sorrir um paraplégico? Que tudo vai sobre rodas”.

Vários utilizadores do Twitter consideraram que o jovem estava a gozar com pessoas com deficiência quando, na verdade, Alberto estava precisamente a passar por cima das suas limitações recorrendo ao sentido de humor.

Foi então que o jovem voltou a fazer alguns tweets para explicar a situação. “Olá, chamo-me Alberto e sim, fui eu que tweetei a piada que ofendeu tanta gente. Deixem-me contar-vos uma coisa. Há dois anos sofri um acidente que me deixou imóvel com exceção dos lábios, olhos e pálpebras”.

“Basicamente, estou preso no meu próprio corpo, sem poder comunicar e condenado ao silêncio. Dois longos anos em que vi o mundo mudar sem poder comentar nem partilhar aquilo que penso. Mas o pior foi mesmo não poder rir-me de nada. Nem de mim mesmo! Algo que sempre fiz”, continuou.

Mas voltei. Graças a um telemóvel, aos meus olhos e à tecnologia posso voltar a escrever e a comunicar. E, por isso, pensei que a melhor forma de voltar era com sentido de humor”, concluiu, tendo recebido depois muitos elogios dos internautas.

https://twitter.com/albertopajariyo/status/989822412245159936

A aplicação móvel dirige-se a pessoas com deficiência e paralisia cerebral e permite-lhes utilizar o Twitter através da tecnologia ‘eye-tracking’. O projeto piloto, desenvolvido dentro do programa DE-LAB da MWCapital, também contou com a colaboração do Instituto Guttmann, em Barcelona, e com o GSMA, empresa sediada em Londres.

A tecnologia móvel que tornou a app possível, batizada de “EyeTwitter”, já está disponível numa primeira fase de testes para dispositivos Android. Além de fazer tweets, a aplicação também permite fazer ‘scroll’, dar ‘gostos’, ‘retweetar’, reproduzir vídeos e consultar a lista de tendências da rede social.

Além de Alberto Moreno, paciente do Hospital Nacional de Paraplégicos de Espanha, outros seis doentes do Instituto Guttmann participaram nas provas para desenvolver a aplicação.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas querem hibernar astronautas nas viagens para Marte

A NASA quer enviar astronautas para Marte em 2033. Mas o processo pode ter muitas complicações e uma delas é a duração da viagem que, sem a invenção de uma tecnologia que alcance velocidades relativistas, …

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …