Alberto João Jardim arguido no processo Cuba Livre

PSD / Flickr

Ex-Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim

O ex-presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, foi constituído arguido no âmbito da investigação conhecida como “Cuba Livre”, por causa da alegada ocultação da dívida pública do arquipélago.

O presidente da comarca da Madeira, Paulo Barreto, confirma à TSF que o antigo número 2 do Governo Regional, João Cunha e Silva, também é arguido no âmbito do mesmo processo.

Ambos vão ser ouvidos a 20 de Abril, estando “sujeitos a termo de identidade e residência” e sendo “suspeitos dos crimes de prevaricação, abuso de poder e violação das normas de execução orçamental“, revela a Sábado.

O processo “Cuba Livre” tinha sido arquivado sem que Alberto João Jardim ou João Cunha e Silva tivessem sido apontados como suspeitos no decurso da investigação.

O inquérito foi, contudo, reaberto após os líderes do extinto PND, Baltasar Aguiar e Gil Canha, e do presidente da Câmara de Santa Cruz, Filipe Sousa, terem solicitado a abertura de instrução, apresentando os nomes dos dois ex-governantes como suspeitos.

“Pelo facto de Alberto João Jardim e João Cunha e Silva constarem do requerimento de instrução, têm o direito de serem constituídos arguidos para que, mesmo antes de serem ouvidos pela primeira vez, possam gozar de uma série de direitos processuais“, explica Paulo Barreto, segundo transcreve a TSF.

“Mas o facto de serem agora arguidos não significa que já haja uma avaliação do tribunal”, diz ainda o juiz.

Na lista inicial de arguidos do processo, havia já diversos nomes do anterior Governo Regional da Madeira, nomeadamente Amélia Gonçalves (directora do Gabinete de Gestão e Controlo Orçamental), Dulce Veloz (directora dos Serviços do Orçamento e Conta), Ricardo Rodrigues (director regional do Orçamento) e Luís Santos Costa (secretário regional do Equipamento Social) e Ventura Garcês (secretário regional do Plano e Finanças).

A Sábado nota ainda que entre as testemunhas arroladas no caso estão figuras como Vítor Gaspar, ex-ministro das Finanças do governo PSD/CDS, Teixeira dos Santos, que foi ministro de José Sócrates, e Miguel Albuquerque, o actual presidente do Governo Regional da Madeira.

O “Cuba Livre” investiga alegadas irregularidades na elaboração e execução do Orçamento madeirense, estimando-se que a dívida oculta se situe nos 1.100 milhões de euros.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ora com que então CUBA LIVRE!!!??? se calhar deve servir para os dignissimos magistrados fazerem os respectivos despachos quiçá, em cima de blocos de gelo…………..provavelmente os mesmos que hão-de temperar a dita cuba ! está-se mesmo a ver, qual vai ser o resultado do dito inquérito………………………oxalá que,ao menos, ninguém seja apanhado com o grão na asa …….

  2. Ele deveria ser arguido mas pelos roubos que fez aos contribuintes. Pelas centenas de milhões de dívidas que fez, atirando com elas para cima dos cubanos do contnente. Mas aí teve o tonecas a perdoar-lhe. Só num ano foram mais de 500 milhões. Bandidos!!! Por essas e por outras é que eu estou sobrecarregado de impostos como nunca!!!

RESPONDER

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19. Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros …

Ceferin acusado de ganância. "Manter a Liga dos Campeões foi um ato criminoso irresponsável"

O primeiro-ministro da Eslovénia, Janz Jansa, teceu duras críticas à forma como a UEFA e o seu presidente, Aleksander Ceferin, lidaram com a fase inicial da pandemia de covid-19. "Manter a Liga dos Campeões foi um …