Ao contrário do que possa pensar, um toque de alarme mais melodioso pode ser mais eficiente para reduzir a sonolência matinal do que o típico som do alarme do seu telemóvel.
Escolher um som de alarme mais melodioso para o acordar de manhã pode ser a solução para evitar a típica sonolência antes de ir estudar ou trabalhar. Um novo estudo de investigadores da RMIT University sugere que a sua música do alarme pode afetar o quanto está sonolento e trapalhão durante a manhã.
A investigação, publicada em janeiro na revista científica PLoS One, contou com a participação de 50 voluntários, que registaram online o tipo de som que ouviam quando despertavam de manhã. Era também pedido que avaliassem a sua sonolência e níveis de atenção.
“A sonolência matinal era um problema grave no nosso mundo de 24 horas”, alertou o autor do estudo, Stuart McFarlane. “Se você não acordar corretamente, o seu desempenho no trabalho poderá ser prejudicado por períodos de até quatro horas, e isso está associado a acidentes graves”.
Embora o senso comum nos leve a pensar que um alarme de “bip bip bip” seja mais eficiente a despertar-nos, este pode ter um efeito adverso. Pelo contrário, um toque de alarme mais melodioso pode ajudar nesse capítulo.
“A investigação pode ajudar a contribuir para o projeto de intervenções mais eficientes para as pessoas usarem nos seus próprios aparelhos e acordarem adequadamente”, explicou McFarlane, citado pelo Tech Explorist. Aliás, até mesmo os astronautas da NASA admitem sofrer da chamada “inércia do sono”, o que afeta o seu desempenho na Estação Espacial Internacional.
Um som melódico como o de “Good Vibrations”, dos Beach Boys, ou “Close to Me”, dos The Cure, pode ser a solução para acordar mais facilmente e ficar menos sonolento.
O meu toque de despertar é uma música de embalar. Mas já me deu problemas com o patrão…