Com 344 anos, Alagba morreu no palácio do Rei. Era a tartaruga mais velha de África

Rilwanola1 / wikimedia

Alagba, a tartaruga gigante considerada a mais velha em África morreu de doença súbita.

Era conhecida por Alagba, vivia no palácio do rei tradicional da cidade de Ogbomoso, no sudoeste da Nigéria, e morreu aos 344 anos de idade. Foi uma doença súbita que matou a tartaruga gigante considerada a mais velha em África.

A morte do animal foi anunciada pelo secretário particular do rei Oba Jimoh Oyewunmi. A tartaruga do sexo masculino, cujo nome Alagba significa, na Língua Iorubá, “o mais velho”, morreu nesta quinta-feira de doença súbita, conforme anunciou Toyin Ajamu aos média locais.

Alagba viveu no palácio durante séculos. A tartaruga recebeu muitos monarcas em Ogbomoso, no passado”, referiu o secretário particular do rei.

A tartaruga de uma espécie que é caracterizada por ter grande longevidade, tornou-se popular e o rei tradicional “utilizava os seus recursos pessoais para lhe dar bem-estar”, como revelou o seu secretário pessoal. Alagba “tinha dois funcionários do palácio dedicados” exclusivamente a ela, disse.

Esses funcionários “davam-lhe comida, assistência médica e tratavam de todas as questões logísticas para garantir que o animal recebesse o melhor tratamento”, explicou ainda Toyin Ajamu.

“Todos os dias, Alagba recebia turistas que a visitavam, de diferentes partes do mundo”, acrescentou o secretário particular do rei, realçando que o palácio e o sector de turismo “lamentam a morte” da tartaruga.

Para manter viva a memória do popular animal, o secretário anunciou que há planos para preservar o seu corpo para que os turistas continuem a poder visitá-la.

Estudos recentes têm apontado que as alterações climáticas ameaçam extinguir as tartarugas de sexo masculino. O sexo das tartarugas é determinado pelas temperaturas, sendo que os valores mais quentes favorecem o nascimento de fêmeas.

Uma investigação recente alertou para o risco de as tartarugas-marinhas-comuns nascidas numa zona de Cabo Verde poderem ser todas fêmeas por volta de 2100. Nalgumas áreas da Grande Barreira de Corais da Austrália, cientistas já identificaram populações de tartarugas quase totalmente femininas.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …