Com 344 anos, Alagba morreu no palácio do Rei. Era a tartaruga mais velha de África

Rilwanola1 / wikimedia

Alagba, a tartaruga gigante considerada a mais velha em África morreu de doença súbita.

Era conhecida por Alagba, vivia no palácio do rei tradicional da cidade de Ogbomoso, no sudoeste da Nigéria, e morreu aos 344 anos de idade. Foi uma doença súbita que matou a tartaruga gigante considerada a mais velha em África.

A morte do animal foi anunciada pelo secretário particular do rei Oba Jimoh Oyewunmi. A tartaruga do sexo masculino, cujo nome Alagba significa, na Língua Iorubá, “o mais velho”, morreu nesta quinta-feira de doença súbita, conforme anunciou Toyin Ajamu aos média locais.

Alagba viveu no palácio durante séculos. A tartaruga recebeu muitos monarcas em Ogbomoso, no passado”, referiu o secretário particular do rei.

A tartaruga de uma espécie que é caracterizada por ter grande longevidade, tornou-se popular e o rei tradicional “utilizava os seus recursos pessoais para lhe dar bem-estar”, como revelou o seu secretário pessoal. Alagba “tinha dois funcionários do palácio dedicados” exclusivamente a ela, disse.

Esses funcionários “davam-lhe comida, assistência médica e tratavam de todas as questões logísticas para garantir que o animal recebesse o melhor tratamento”, explicou ainda Toyin Ajamu.

“Todos os dias, Alagba recebia turistas que a visitavam, de diferentes partes do mundo”, acrescentou o secretário particular do rei, realçando que o palácio e o sector de turismo “lamentam a morte” da tartaruga.

Para manter viva a memória do popular animal, o secretário anunciou que há planos para preservar o seu corpo para que os turistas continuem a poder visitá-la.

Estudos recentes têm apontado que as alterações climáticas ameaçam extinguir as tartarugas de sexo masculino. O sexo das tartarugas é determinado pelas temperaturas, sendo que os valores mais quentes favorecem o nascimento de fêmeas.

Uma investigação recente alertou para o risco de as tartarugas-marinhas-comuns nascidas numa zona de Cabo Verde poderem ser todas fêmeas por volta de 2100. Nalgumas áreas da Grande Barreira de Corais da Austrália, cientistas já identificaram populações de tartarugas quase totalmente femininas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rios ocultos de água quente estão a derreter o gelo da Antártida

O gelo antártico está a ser desestabilizado por rios ocultos e invertidos de água quente que correm por baixo das plataformas, derretendo-as. Os cientistas conhecem estes canais basais nas plataformas de gelo há vários anos, mas …

Enorme impacto cósmico pode ter assolado a Terra há 12.800 anos

Uma equipa de cientistas descobriu excesso de platina em material sedimentar extraído de depósitos de turfa localizados em Wonderkrater, Limpopo, na África do Sul, revelou uma nova investigação. De acordo com um novo estudo, cujos resultados …

Astronauta capta o colossal "Olho do Sahara" a partir da EEI

A Agência Espacial Europeia publicou neste domingo uma fotografia da colossal estrutura de Richat, uma formação geológica enigmática no centro da Mauritânia, conhecida como o "Olho do Sahara". A estrutura, que tem cerca de 40 quilómetros …

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …