Ala Pediátrica do Hospital de São João tem contrato assinado (e mais 3 milhões disponíveis)

José Coelho / Lusa

Hospital de São João, Porto

A construção da nova Ala Pediátrica do Hospital de São João terá um custo previsto de 25 milhões de euros, mais três milhões do que o anteriormente calculado, confirmou a ministra Marta Temido na cerimónia de assinatura do contrato para a construção da obra.

“Há cerca de 5 meses conseguimos tirar a maioria das crianças dos contentores e realojá-las dentro do edifício central do Hospital de São João e agora estamos aqui para dar mais um passo”, disse a titular da pasta da Saúde.

Com o investimento garantido desde 2018, a nova ala da pediatria vai custar 25 milhões de euros (valor ao qual acresce o IVA), que deverá ser concluído num período máximo de dois anos.

Embora não tenha sido divulgada uma data concreta para o início da construção e apenas tenha sido garantido que se iniciava ainda este ano, uma fonte adiantou ao Observador que a obra deverá ter início já no mês de outubro.

“A primeira dificuldade é sempre conseguir cumprir os prazos à risca”, alertou Marta Temido, assegurando a importância de “ir mantendo esta lógica de honestidade e ir dando conta de como estão a evoluir os investimentos”.

A obra permitirá construir a primeira Unidade de Queimados Pediátrica da Região Norte, felicitou o diretor do Hospital de São João, Fernando Araújo. “Hoje é um dia extremamente feliz porque temos a noção de que daqui a dois anos teremos uma Ala Pediátrica nova, com imensa qualidade e adequada às necessidades”. Até lá o também ex-secretário de Estado garantiu que a solução encontrada de “encaixe” das crianças no edifício central do hospital “é suficiente e vai-se manter” até ao final da obra.

Serão construídos cinco pisos “localizados na ala poente” do Hospital de São João, no bloco localizado à direita da urgência pediátrica e com entrada também pela direita — olhando o hospital de frente — a mesma que é utilizada para a urgência de obstetrícia.

A empresa Casais, responsável pela execução da obra, explicou que a Unidade de Queimados Pediátrica vai localizar-se no terceiro de cinco pisos dedicados à nova ala. Também no piso 3 haverá uma “suite operatória”, enquanto que o Serviço de Neonatologia ficará localizado no piso 4, próximo simultaneamente das áreas de Obstetrícia e de Pediatria. Maria João Batista, diretora clínica do hospital, acrescentou ainda que os quartos serão apenas de uma ou duas cama “para garantir mais conforto”.

Toda a Ala Pediátrica “se conecta ao nível de todos os pisos”, garante a empresa Casais, que pediu aos sponsors para oferecerem decoração e brinquedos para a área da Ludoteca.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.