Al-Qaeda envia “declaração de guerra” ao Estado Islâmico

Hamid Mir / Wikimedia

Ayman al-Zawahiri, atual líder da Al-Qaeda, com Osama Bin Laden

Ayman al-Zawahiri, atual líder da Al-Qaeda, com Osama Bin Laden

Num momento em que se assinalam 14 anos desde o ataque às torres gémeas, o grupo terrorista divulgou uma implícita declaração de guerra ao Estado Islâmico.

Através de uma mensagem áudio, Ayman al-Zawahiri, membro da Al-Qaeda que assumiu o cargo de Bin Laden após a sua morte, acusou o líder do Estado Islâmico de “insubordinação”, noticia o The Mirror.

A mensagem foi divulgada esta quarta-feira, na qual o chefe do grupo terrorista afirma que Abu Bakr al-Baghdadi se vangloria de ser uma coisa que não é, “o líder de todos os muçulmanos”.

“Todos ficaram surpreendidos quando al-Baghdadi se proclamou como o quarto califa da história islamita, sem consultar ninguém”, diz Zawahiri na mensagem.

O chefe da Al-Qaeda acrescentou ainda que preferia “falar o menos possível”, mas que o recente comportamento do líder do Estado Islâmico e dos “seus irmãos” não lhe deram outra opção.

O Estado Islâmico chegou a ser um dos ramos da Al-Qaeda mas acabou por se separar há cerca de dois anos.

De acordo com Matthew Olsen, um especialista em matérias contra o terrorismo citado pelo mesmo jornal, o conflito de ideias entre os dois grupos pode ser uma boa notícia.

“Zawahiri, até agora, não tinha condenado abertamente Baghdadi e o ISIS – ele destacou quão profunda é a divisão entre a liderança dos dois grupos”, explica.

“Se o ISIS e a Al-Qaeda se unissem, seria terrível”, remata Olsen.

A insatisfação de al-Zawahiri é divulgada numa altura em que se assinalam 14 anos do atentado às torres gémeas, ocorrido a 11 de setembro.

Este atentado, considerado um dos piores de toda a história, destruiu o World Trade Center e provocou a morte de cerca de três mil pessoas.

Estado Islâmico produz armas químicas?

Em declarações à BBC, o responsável da administração norte-americana afirmou que o Estado Islâmico terá usado, pelo menos quatro vezes, gás mostarda na Síria e no Iraque.

O responsável americano diz que o gás está a ser usado em pó no interior dos morteiros e acrescenta ainda que o Estado Islâmico terá encontrado informação para produzir este químico e que poderá mesmo ter uma célula a desenvolvê-lo.

Outra hipótese é a de que o grupo tenha encontrado o produto escondido algures num dos dois países.

Para confirmar estas declarações, a BBC acrescenta que alguns dos seus repórteres destacados na fronteira entre a Turquia e a Síria já viram provas do uso deste químico.

Apesar disso, a Casa Branca ainda não confirmou oficialmente esta suspeita, garantindo que estão ainda a investigar o caso.

A Síria já devia estar livre do uso de armas químicas já que, entre outubro de 2013 e junho de 2014, Bashar Al-Assad, atual presidente da Síria,  assinou um acordo que levou à retirada de 1180 toneladas de materiais perigosos.

Durante o mês passado, a Organização das Nações Unidas lançou uma investigação para determinar que pessoas, grupos ou governos estão envolvidos no uso de armas químicas na Síria.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. vaila-vai Realmente era bom que se desfizessem-se uns umas aos outros as .mas e os despois se essa carnificina,genosidio,etc, se se alastrar pela terra, por todos os povos!!!????…. uiuiuiui aiaiai se se generalizar ????,pagará o justo,pelo PECADOR!!??…. pois,logo veremos.aiiiiii mamamiaaaa ……

    a.g.p.

RESPONDER

Impactos antigos revelam que Marte levou mais tempo a formar-se do que pensávamos

O Sistema Solar primitivo era um lugar caótico, com evidências indicando que Marte provavelmente foi atingido por planetesimais, pequenos protoplanetas com até 1900 km em diâmetro, no início da sua história. Cientistas do SwRI (Southwest Research …

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …