Ex-Presidente do Sudão admite ter recebido mais de 80 milhões da Arábia Saudita

Jesse B. / U.S. Navy / Wikimedia

Omar al-Bashir, antigo Presidente do Sudão

O antigo Presidente do Sudão, que foi deposto em abril após vários meses de protestos, começou a ser julgado esta segunda-feira por corrupção.

O julgamento por corrupção do ex-Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, começou esta segunda-feira e, segundo o Expresso, um investigador da polícia revelou em tribunal que o antigo chefe de Estado recebeu milhões de dólares da Arábia Saudita.

De acordo com o brigadeiro-general Ahmed Ali, Al-Bashir, acusado em junho de posse ilegal de divisas estrangeiras e de ter adquirido riquezas de forma suspeita e ilegal, admitiu ter recebido 90 milhões de dólares, mais de 80 milhões de euros, do reino saudita.

“O arguido disse-nos que o dinheiro encontrado era parte de uma soma de 25 milhões de dólares que o príncipe Mohammed bin Salman lhe enviou para usar à margem do Orçamento do Estado”, especificou o agente, citado pelo semanário.

O investigador revelou ainda que o ex-Presidente afirmou ter recebido dois pagamentos anteriores, um de 35 milhões e outro de 30 milhões de dólares, do antigo rei saudita Abdullah, que morreu em 2015.

Depois da audiência, o advogado do antigo chefe de Estado rejeitou as acusações, dizendo que é comum os líderes deterem quantias em moeda estrangeira. O Expresso escreve que a próxima audiência está marcada para sábado.

O julgamento surge numa altura em que o Sudão tenta a transição para um novo Governo, depois dos protestos violentos entre civis e a junta militar que governa o país desde a deposição de Al-Bashir.

De acordo com o Expresso, no último sábado, os líderes dos protestos e a junta militar assinaram um acordo de partilha de poder, sendo que a oposição pode agora escolher cinco membros do conselho e os militares outros cinco, cabendo aos dois a seleção conjunta de um civil como 11.º membro.

Desde dezembro, a repressão da contestação terá causado mais de 200 mortos. As autoridades apresentam balanços divergentes e com números de mortos e feridos bastante inferiores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 1-1 Rio Ave | Vila-condenses "pescam" ponto em Alvalade

O Sporting não conseguiu melhor do que um empate a um golo na recepção desta sexta-feira ao Rio Ave, numa partida relativa à 14ª jornada da Liga NOS.  Pedro Gonçalves inaugurou o marcador ainda na primeira …

CIA revela online milhares de documentos confidenciais sobre OVNIs

A Agência Central de Inteligência (CIA) revelou online milhares de documentos relacionados com avistamentos de Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs).  A CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) revelou, esta semana, milhares de documentos secretos online, …

"Burocracia enlouquecida" do pós-Brexit está a "matar" empresas escocesas que exportam marisco para a UE

Desde que a Grã-Bretanha concluiu o processo de negociação do Brexit, a vida dos exportadores britânicos mudou de forma drástica. Apesar de ter havido um acordo comercial com a União Europeia, há várias empresas a …

Manifestantes que invadiram o Capitólio terão recebido uma transferência em bitcoins em dezembro

A Chainalysis, uma empresa de dados de criptomoedas, informou recentemente que grupos e personalidades envolvidos na invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, receberam mais de 500 mil dólares em bitcoins de um doador francês, no …

Programador esqueceu-se da password para recuperar 236 milhões de dólares em bitcoin. Já só lhe restam duas tentativas

Um programador alemão que vive em São Francisco, nos Estados Unidos, não se recorda da sua password do disco que lhe dará acesso à sua carteira digital, onde tem 7.002 bitcoins, que valem, segundo a …

PGR abre inquérito ao caso do procurador europeu José Guerra

O Ministério Público instaurou um inquérito ao caso da nomeação do procurador europeu no seguimento da participação criminal apresentada pela Ordem dos Advogados e de uma denúncia anónima. "Na sequência de denúncia apresentada pela Ordem dos …

Donald Trump diz que "reconstruir o Exército foi uma honra"

O Presidente cessante dos Estados Unidos enviou, esta quinta-feira, uma mensagem às tropas norte-americanas, dizendo que "reconstruir o Exército foi uma honra", destacando o investimento da sua administração no Pentágono. "Foi uma honra reconstruir o nosso …

Julgamentos de Tancos e do homicídio no SEF suspensos após caso de covid-19

As próximas sessões do julgamento de Tancos e do homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF foram suspensas depois de o advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa arguidos nos dois casos, ter testado positivo …

"Uma tragédia anunciada". Manaus não tem oxigénio para tratar doentes

Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil, está a atravessar uma situação caótica devido ao aumento de casos covid-19 e à falta de oxigénio dos hospitais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as próprias famílias …

Wayne Rooney termina carreira de jogador para treinar Derby a tempo inteiro

O antigo internacional inglês terminou a carreira de futebolista, aos 35 anos, para assumir o cargo de treinador do Derby County, anunciou, esta sexta-feira, o clube da segunda divisão inglesa. Wayne Rooney, que assinou contrato até …