Ex-Presidente do Sudão admite ter recebido mais de 80 milhões da Arábia Saudita

Jesse B. / U.S. Navy / Wikimedia

Omar al-Bashir, antigo Presidente do Sudão

O antigo Presidente do Sudão, que foi deposto em abril após vários meses de protestos, começou a ser julgado esta segunda-feira por corrupção.

O julgamento por corrupção do ex-Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, começou esta segunda-feira e, segundo o Expresso, um investigador da polícia revelou em tribunal que o antigo chefe de Estado recebeu milhões de dólares da Arábia Saudita.

De acordo com o brigadeiro-general Ahmed Ali, Al-Bashir, acusado em junho de posse ilegal de divisas estrangeiras e de ter adquirido riquezas de forma suspeita e ilegal, admitiu ter recebido 90 milhões de dólares, mais de 80 milhões de euros, do reino saudita.

“O arguido disse-nos que o dinheiro encontrado era parte de uma soma de 25 milhões de dólares que o príncipe Mohammed bin Salman lhe enviou para usar à margem do Orçamento do Estado”, especificou o agente, citado pelo semanário.

O investigador revelou ainda que o ex-Presidente afirmou ter recebido dois pagamentos anteriores, um de 35 milhões e outro de 30 milhões de dólares, do antigo rei saudita Abdullah, que morreu em 2015.

Depois da audiência, o advogado do antigo chefe de Estado rejeitou as acusações, dizendo que é comum os líderes deterem quantias em moeda estrangeira. O Expresso escreve que a próxima audiência está marcada para sábado.

O julgamento surge numa altura em que o Sudão tenta a transição para um novo Governo, depois dos protestos violentos entre civis e a junta militar que governa o país desde a deposição de Al-Bashir.

De acordo com o Expresso, no último sábado, os líderes dos protestos e a junta militar assinaram um acordo de partilha de poder, sendo que a oposição pode agora escolher cinco membros do conselho e os militares outros cinco, cabendo aos dois a seleção conjunta de um civil como 11.º membro.

Desde dezembro, a repressão da contestação terá causado mais de 200 mortos. As autoridades apresentam balanços divergentes e com números de mortos e feridos bastante inferiores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

OE2020. Novas medidas valem mais de 200 milhões de euros

As medidas do Orçamento do Estado para 2020 que o Governo já negociou à esquerda na especialidade têm um impacto estimado superior a 200 milhões de euros. Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, referiu, …

Júlio Isidro recebe Medalha de Mérito Cultural

O Governo atribuiu a Medalha de Mérito Cultural ao locutor e apresentador de televisão Júlio Isidro, realçando o “inestimável trabalho de uma vida dedicada” ao audiovisual. A entrega da Medalha de Mérito Cultural foi feita, num …

EUA. Mulher é detida após tentar construir uma bomba numa loja da Walmart

Uma norte-americana foi detida numa loja da Walmart, na Florida, Estados Unidos (EUA), após tentar construir uma bomba dentro do estabelecimento comercial. A mulher, que tinha uma criança consigo, foi identificada pelo segurança quando andava sem …

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …