Ex-Presidente do Sudão admite ter recebido mais de 80 milhões da Arábia Saudita

Jesse B. / U.S. Navy / Wikimedia

Omar al-Bashir, antigo Presidente do Sudão

O antigo Presidente do Sudão, que foi deposto em abril após vários meses de protestos, começou a ser julgado esta segunda-feira por corrupção.

O julgamento por corrupção do ex-Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, começou esta segunda-feira e, segundo o Expresso, um investigador da polícia revelou em tribunal que o antigo chefe de Estado recebeu milhões de dólares da Arábia Saudita.

De acordo com o brigadeiro-general Ahmed Ali, Al-Bashir, acusado em junho de posse ilegal de divisas estrangeiras e de ter adquirido riquezas de forma suspeita e ilegal, admitiu ter recebido 90 milhões de dólares, mais de 80 milhões de euros, do reino saudita.

“O arguido disse-nos que o dinheiro encontrado era parte de uma soma de 25 milhões de dólares que o príncipe Mohammed bin Salman lhe enviou para usar à margem do Orçamento do Estado”, especificou o agente, citado pelo semanário.

O investigador revelou ainda que o ex-Presidente afirmou ter recebido dois pagamentos anteriores, um de 35 milhões e outro de 30 milhões de dólares, do antigo rei saudita Abdullah, que morreu em 2015.

Depois da audiência, o advogado do antigo chefe de Estado rejeitou as acusações, dizendo que é comum os líderes deterem quantias em moeda estrangeira. O Expresso escreve que a próxima audiência está marcada para sábado.

O julgamento surge numa altura em que o Sudão tenta a transição para um novo Governo, depois dos protestos violentos entre civis e a junta militar que governa o país desde a deposição de Al-Bashir.

De acordo com o Expresso, no último sábado, os líderes dos protestos e a junta militar assinaram um acordo de partilha de poder, sendo que a oposição pode agora escolher cinco membros do conselho e os militares outros cinco, cabendo aos dois a seleção conjunta de um civil como 11.º membro.

Desde dezembro, a repressão da contestação terá causado mais de 200 mortos. As autoridades apresentam balanços divergentes e com números de mortos e feridos bastante inferiores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estúdios de tatuagens podem reabrir na segunda-feira

Os estúdios de tatuagens e de ‘bodypiercing’ vão poder reabrir na segunda-feira juntamente com outros serviços de atendimento ao público e comerciais, mas terão de funcionar mediante marcação prévia e cumprindo as regras sanitárias. Na resolução …

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …