Ajuntamento no Aeroporto de Lisboa devido a controlo de testes à covid-19

(dr)

Centenas de passageiros acumularam-se, este domingo, na área de controlo sanitário do Aeroporto de Lisboa, sem o distanciamento físico adequado.

Segundo o jornal Correio da Manhã, várias fotografias partilhadas nas redes sociais mostram o ajuntamento de centenas de pessoas, este domingo, na zona de chegadas do Aeroporto de Lisboa. De acordo com a SIC Notícias, foram cerca de 1400 pessoas acumuladas neste local, sem o distanciamento físico adequado.

As filas intermináveis aconteceram na área de controlo sanitário, área onde se verifica se os viajantes têm o teste à covid-19 negativo para poderem entrar em Portugal e que está a cargo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

O CM apurou que esta situação se deveu à chegada de pelo menos 12 voos quase em simultâneo (cinco do Brasil, quatro da América do Norte e três vindos de África). Os passageiros estiveram cerca de uma hora à espera para conseguirem passar pelo controlo sanitário.

Ao diário, fonte oficial da ANA – Aeroportos de Portugal confirma “que existiu um constrangimento pontual, com geração de fila mais demorada”, remetendo detalhes sobre o funcionamento desta zona de controlo sanitário para o SEF, com quem partilhou, “como habitual, a lista de voos para que possam adequar os seus meios”.

A mesma fonte acrescentou que foram destacados funcionários “para apoio ao passageiro e manutenção do distanciamento físico, de forma a assegurar as melhores condições”.

Em comunicado, o SEF rejeita “quaisquer responsabilidades na aglomeração de passageiros”, adiantando que, entre as 07h25 e as 09h45, registou-se a aterragem de 18 voos e a chegada de cerca de 1400 passageiros, cita o Correio da Manhã.

“Não é da responsabilidade do Serviço o controlo do distanciamento social entre cada um dos passageiros durante a espera”, defende o SEF, desmentindo ainda que a ANA tenha enviado para o local funcionários do apoio a passageiros.

“Durante esse período, não esteve no local nenhum elemento da ANA Aeroportos, apenas inspetores do SEF, elementos da PSP e elementos do laboratório responsável pelas realização dos testes.”

Segundo o CM, outro motivo apontado foi um “atraso na chegada de um voo de Dakar (…) e uma irregularidade, por parte da ANA Aeroportos, verificada com o voo de Fortaleza que foi desembarcado na porta 42” e que obrigou a circulação de passageiros em sentido contrário e gerando, assim, maior aglomerado de pessoas.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais 500 pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas em La Palma

500 pessoas juntaram-se, esta quinta-feira, às milhares que já foram obrigadas a abandonar as suas casas na ilha espanhola de La Palma, quando um rio de lava se aproximou de uma povoação junto à costa, …

Messi no PSG

"Messi, dá-me a tua camisola e eu dou-te a minha mãe"

Grande jogo em Paris, golo de André Silva, bis de Messi, mas uma criança também foi o centro das atenções. Os nomes das equipas já prometiam espectáculo e houve mesmo: o Paris Saint-Germain ganhou em casa …

Portugal com mais oito mortes e 865 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais oito mortes e 865 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 865 novos …

O empresário John Textor

Direcção do Benfica e John Textor em reunião

Benfica informou que houve um encontro entre o empresário e dois vice-presidentes do clube, que querem saber mais sobre as intenções do norte-americano. John Textor esteve no Estádio da Luz, nesta quinta-feira. O empresário foi recebido …

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado Alzheimer …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …