Airbus forçada a renovar o A350. Pilotos não páram de entornar café no painel de comando

Joao Carlos Medau / Flickr

Cockpit de um Aibus A350

Devido ao design do interior da cabine do Airbus A350, os pilotos têm derramado café no painel de instrumentos com frequência suficiente – duas vezes nos últimos oito meses – para que seja um problema. A companhia vai rever o painel de controlo para resolver a questão.

De acordo com o World of Aviation, derramar café no painel de controlo da cabine de um Airbus A350 não é um problema pela sujidade, mas porque resulta em falhas no motor. Até agora, apenas um motor por avião foi afetado mas, como mostra o relatório da Airbus, a companhia aérea já está a tomar medidas para mitigar o problema.

Segundo o The Drive, o primeiro incidente ocorreu num voo operado pela Asiana Airlines, que garantiu que foi derramado chá no painel de instrumentos – e não café. No entanto, um dos motores Rolls-Royce Trent XWB desligou-se abruptamente logo após o o incidente. O avião foi forçado a pousar antes do seu destino num aeroporto diferente.

Outro incidente ocorreu num voo da Delta Airlines entre Seul, na Coreia do Sul, e Detroit, nos Estados Unidos, em janeiro. O café foi derramado no painel de instrumentos e, cerca de 15 minutos depois, um dos motores desligou-se. O avião foi desviado com segurança para Fairbanks, no Alasca.

Em resposta a este problema, a Airbus decidiu tornar a consola central das suas aeronaves mais resistente a líquidos. No entanto, esse não é o problema central. Os pilotos terão relatado que os porta-copos da aeronave são muito pequenos, o que os obriga a usar o painel de instrumentos como uma espécie de mesa improvisada.

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia divulgou uma diretiva de aeronavegabilidade que proíbe a presença de líquidos na cabine perto do centro de controlo.

Entretanto, a Airbus produziu uma tampa para o painel de instrumentos como uma solução provisória até que os controlos possam ser devidamente vedados. A empresa aeroespacial europeia introduziu também procedimentos a serem seguidos se forem derramados líquidos apesar da cobertura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …

"Tatatatatatata." A bazuca de Costa é, afinal, uma "metralhadora" que dispara de rajada

Rui Rio considera que António Costa devia chamar a bazuca de metralhadora, porque o primeiro-ministro "dispara de rajada" promessas. "HK21 tem fita, carrega-se, e aquilo dispara tatatatatatata." O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou esta segunda-feira …

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …