/

Airbus forçada a renovar o A350. Pilotos não páram de entornar café no painel de comando

Joao Carlos Medau / Flickr

Cockpit de um Aibus A350

Devido ao design do interior da cabine do Airbus A350, os pilotos têm derramado café no painel de instrumentos com frequência suficiente – duas vezes nos últimos oito meses – para que seja um problema. A companhia vai rever o painel de controlo para resolver a questão.

De acordo com o World of Aviation, derramar café no painel de controlo da cabine de um Airbus A350 não é um problema pela sujidade, mas porque resulta em falhas no motor. Até agora, apenas um motor por avião foi afetado mas, como mostra o relatório da Airbus, a companhia aérea já está a tomar medidas para mitigar o problema.

Segundo o The Drive, o primeiro incidente ocorreu num voo operado pela Asiana Airlines, que garantiu que foi derramado chá no painel de instrumentos – e não café. No entanto, um dos motores Rolls-Royce Trent XWB desligou-se abruptamente logo após o o incidente. O avião foi forçado a pousar antes do seu destino num aeroporto diferente.

Outro incidente ocorreu num voo da Delta Airlines entre Seul, na Coreia do Sul, e Detroit, nos Estados Unidos, em janeiro. O café foi derramado no painel de instrumentos e, cerca de 15 minutos depois, um dos motores desligou-se. O avião foi desviado com segurança para Fairbanks, no Alasca.

Em resposta a este problema, a Airbus decidiu tornar a consola central das suas aeronaves mais resistente a líquidos. No entanto, esse não é o problema central. Os pilotos terão relatado que os porta-copos da aeronave são muito pequenos, o que os obriga a usar o painel de instrumentos como uma espécie de mesa improvisada.

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia divulgou uma diretiva de aeronavegabilidade que proíbe a presença de líquidos na cabine perto do centro de controlo.

Entretanto, a Airbus produziu uma tampa para o painel de instrumentos como uma solução provisória até que os controlos possam ser devidamente vedados. A empresa aeroespacial europeia introduziu também procedimentos a serem seguidos se forem derramados líquidos apesar da cobertura.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.