Airbus forçada a renovar o A350. Pilotos não páram de entornar café no painel de comando

Joao Carlos Medau / Flickr

Cockpit de um Aibus A350

Devido ao design do interior da cabine do Airbus A350, os pilotos têm derramado café no painel de instrumentos com frequência suficiente – duas vezes nos últimos oito meses – para que seja um problema. A companhia vai rever o painel de controlo para resolver a questão.

De acordo com o World of Aviation, derramar café no painel de controlo da cabine de um Airbus A350 não é um problema pela sujidade, mas porque resulta em falhas no motor. Até agora, apenas um motor por avião foi afetado mas, como mostra o relatório da Airbus, a companhia aérea já está a tomar medidas para mitigar o problema.

Segundo o The Drive, o primeiro incidente ocorreu num voo operado pela Asiana Airlines, que garantiu que foi derramado chá no painel de instrumentos – e não café. No entanto, um dos motores Rolls-Royce Trent XWB desligou-se abruptamente logo após o o incidente. O avião foi forçado a pousar antes do seu destino num aeroporto diferente.

Outro incidente ocorreu num voo da Delta Airlines entre Seul, na Coreia do Sul, e Detroit, nos Estados Unidos, em janeiro. O café foi derramado no painel de instrumentos e, cerca de 15 minutos depois, um dos motores desligou-se. O avião foi desviado com segurança para Fairbanks, no Alasca.

Em resposta a este problema, a Airbus decidiu tornar a consola central das suas aeronaves mais resistente a líquidos. No entanto, esse não é o problema central. Os pilotos terão relatado que os porta-copos da aeronave são muito pequenos, o que os obriga a usar o painel de instrumentos como uma espécie de mesa improvisada.

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia divulgou uma diretiva de aeronavegabilidade que proíbe a presença de líquidos na cabine perto do centro de controlo.

Entretanto, a Airbus produziu uma tampa para o painel de instrumentos como uma solução provisória até que os controlos possam ser devidamente vedados. A empresa aeroespacial europeia introduziu também procedimentos a serem seguidos se forem derramados líquidos apesar da cobertura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …