Ainda há sete incêndios em curso e 18 em fase de conclusão

1

Nuno André Ferreira / Lusa

Sete incêndios rurais nos distritos de Santarém, Leiria, Bragança, Vila Real, Évora, Lisboa e Leiria estavam em curso às 09:00 de hoje, segundo dados da Proteção Civil, que apontam para outros 18 em fase de conclusão.

Quatro incêndios deflagraram hoje de manhã — a partir das oito da manhã — nos distritos de Vila Real, Évora, Lisboa e Leiria, segundo dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), consultados pela Lusa às 09:00. A situação estava a mobilizar 1.798 homens, 554 viaturas e 19 meios aéreos.

Hoje de manhã, deflagrou um novo incêndio em Vendas Novas, Évora, onde estão 12 homens e três viaturas, segundo o site da Provid, e outro em Vila Real, no concelho de Santa Marta de Penaguião, na freguesia de justos, com 31 homens, cinco viaturas e um meio aéreo.

Entretanto, começou também um em Turquel, concelho de Alcobaça, Leiria, onde estão 26 homens, quatro viaturas e um meio aéreo, e outro no distrito de Lisboa, em Torres Vedras, com quatro homens e um meio aéreo.

O incêndio que começou quinta-feira à tarde em Ourém, distrito de Santarém, mobiliza neste momento 625 homens e 195 viaturas e oito meios aéreos, segundo os dados disponíveis no site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), consultados pela Lusa às 08:15.

Em Pombal, distrito de Leiria, continua também o incêndio de Abiul, que começou na sexta-feira as 16:09, mas é o segundo com mais meios presentes: 257 homens, 73 viaturas e quatro meios aéreos.

No distrito de Bragança, mantém-se ativo o incêndio em Carrazeda de Ansiães, estando a combater as chamas 183 homens, 59 viaturas e cinco meios aéreos.

Quatro meios aéreos em Pombal

Quatro meios aéreos foram acionados, ao início da manhã de hoje, para combater um incêndio que lavra no concelho de Pombal desde sexta-feira, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.

De acordo com o CDOS de Leiria, o incêndio está a lavrar desde as 14:50 de sexta-feira numa zona florestal e agrícola na povoação de Vale da Pia, freguesia de Abiul, no concelho de Pombal (distrito de Leiria).

“No teatro de operações encontram-se 254 homens, apoiados por 73 veículos, tendo sido acionados quatro meios aéreos para combate e consolidação de rescaldo”, disse.

Segundo a mesma fonte, o incêndio está a ceder aos meios de combate e “uma parte do teatro de operações já está em rescaldo”.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Como vamos vendo e face ao que vem sendo o panorama dos últimos anos podemos concluir que os fogos em Portugal estão mesmo institucionalizados como uma prática empresarial com a cumplicidade do governo e da justiça. Eu presumo mesmo que os manuais dos cursos de gestão já incluirão também uma disciplina chamada “Fogo” com teoria e prática e estágio incluído
    O negócio da madeira vai de vento em popa proporcional ao negócio imobiliário onde disponibilizar madeira a bom preço é fundamental desde os finais de 2010 data esta em que Portugal passou a estar nos roteiros internacionais da especulação imobiliária.
    No final de contas quem paga as favas é o maluquinho lá da terra a quem os empresários da madeira pagam umas notas para ser feito o serviço.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.