Astrónomos provam que há água “presa” na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos.

O meio interestelar é composto por gás e uma grande quantidade de poeira. Aliás, os planetas e as estrelas originaram-se neste ambiente exatamente porque as partículas de poeira se aglomeraram e fundiram-se em corpos celestes.

No entanto, para que tal processo aconteça é necessário haver água. Em ambientes cósmicos particularmente frios, a água surge na forma de gelo, mas a conexão entre gelo e poeira nestas regiões não era clara. Até agora.

Um novo estudo, levado a cabo por cientistas da Universidade Jena e do Instituto Max Planck, na Alemanha, acaba de provar que as partículas de poeira e o gelo estão misturados. O artigo científico com os resultados da investigação foi publicado no dia 21 de setembro na Nature Astronomy.

“Até agora, não sabíamos se o gelo estava fisicamente separado da poeira ou misturado com as porções de poeira individuais”, explicou o autor Alexey Potapov em comunicado. “Algumas moléculas de água estão tão fortemente ligadas ao silicato que permanecem na superfície ou dentro das partículas de poeira. Suspeitamos que essa ‘água aprisionada‘ também exista sobre ou dentro de partículas de poeira no Espaço.”

Segundo o EurekAlert, para chegar a esta conclusão, a equipa fez várias experiências em laboratório que serviram para concluir que os grãos parecem redes macias de poeira, com finas camadas de gelo.

Os resultados vão ser muito úteis para os cientistas estimarem melhor a quantidade de material e fazerem afirmações mais precisas sobre a estrutura, composição e temperatura dos grãos em diferentes regiões do meio interestelar.

A “água aprisionada” pode também ajudar a entender como se acumula a poeira, uma vez que pode promover a aderência de partículas mais pequenas para formar partículas maiores. Este efeito pode até funcionar na formação de planetas.

“Se tivermos sucesso em provar que a ‘água aprisionada’ existiu, ou poderia existir, nos blocos de construção da Terra, talvez até haja novas respostas para a questão de como surgiu a água na Terra”, rematou Potapov.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …