Astrónomos provam que há água “presa” na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos.

O meio interestelar é composto por gás e uma grande quantidade de poeira. Aliás, os planetas e as estrelas originaram-se neste ambiente exatamente porque as partículas de poeira se aglomeraram e fundiram-se em corpos celestes.

No entanto, para que tal processo aconteça é necessário haver água. Em ambientes cósmicos particularmente frios, a água surge na forma de gelo, mas a conexão entre gelo e poeira nestas regiões não era clara. Até agora.

Um novo estudo, levado a cabo por cientistas da Universidade Jena e do Instituto Max Planck, na Alemanha, acaba de provar que as partículas de poeira e o gelo estão misturados. O artigo científico com os resultados da investigação foi publicado no dia 21 de setembro na Nature Astronomy.

“Até agora, não sabíamos se o gelo estava fisicamente separado da poeira ou misturado com as porções de poeira individuais”, explicou o autor Alexey Potapov em comunicado. “Algumas moléculas de água estão tão fortemente ligadas ao silicato que permanecem na superfície ou dentro das partículas de poeira. Suspeitamos que essa ‘água aprisionada‘ também exista sobre ou dentro de partículas de poeira no Espaço.”

Segundo o EurekAlert, para chegar a esta conclusão, a equipa fez várias experiências em laboratório que serviram para concluir que os grãos parecem redes macias de poeira, com finas camadas de gelo.

Os resultados vão ser muito úteis para os cientistas estimarem melhor a quantidade de material e fazerem afirmações mais precisas sobre a estrutura, composição e temperatura dos grãos em diferentes regiões do meio interestelar.

A “água aprisionada” pode também ajudar a entender como se acumula a poeira, uma vez que pode promover a aderência de partículas mais pequenas para formar partículas maiores. Este efeito pode até funcionar na formação de planetas.

“Se tivermos sucesso em provar que a ‘água aprisionada’ existiu, ou poderia existir, nos blocos de construção da Terra, talvez até haja novas respostas para a questão de como surgiu a água na Terra”, rematou Potapov.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …