A água de Marte era salgada e rica em minerais

Os estados de salinidade, pH e redox são propriedades fundamentais que caracterizam as águas naturais. Estas propriedades das águas superficiais no início de Marte refletem ambientes paleoelétricos e, portanto, fornecem pistas sobre o paleoclima e a habitabilidade do Planeta Vermelho.

A Terra é o único local conhecido onde existe vida. Provavelmente, demorará ainda algum tempo até que seja possível medir ou detetar vida além do Sistema Solar, mas este já nos oferece várias pistas que nos fazem perceber que é muito difícil reunir todas as condições para que a vida prospere.

Marte está no topo da lista dos possíveis candidatos para albergar vida. Primeiro, é relativamente próximo do nosso planeta, em comparação com as luas de Saturno e Júpiter, que também são consideradas boas candidatas para descobrir vida além da Terra no Sistema Solar.

Além disso, o Planeta Vermelho é extremamente observável porque carece de uma atmosfera espessa, como a de Vénus. Até agora, existem também algumas evidências de que a temperatura e a pressão deste planeta pairam em torno do ponto em que água líquida pode existir.

Segundo o EurekAlert, existem também fortes evidências, na forma de deltas observáveis ​​nos rios e medições mais recentes feitas na superfície de Marte, de que a água líquida fluía em Marte milhares de milhões de anos atrás.

Os cientistas estão cada vez mais convencidos de que Marte já foi um bom lugar para albergar vida. Se foi ou não habitado ainda é uma questão que permanece em aberto.

Contudo, para tentar restringir as perguntas e chegar a uma conclusão, a comunidade científica está a tentar entender a química da água que poderá ter gerado os minerais que hoje conseguimos observar no Planeta Vermelho.

Salinidade (quantidade de sal presente), pH (o quão ácida a água era) e estado redox (uma medida da abundância de gases como o hidrogénio [H2, que é denominado ambiente redutor] ou oxigénio [O2, denominados ambientes oxidantes]) são propriedades fundamentais das águas naturais. A atmosfera moderna da Terra, por exemplo, é altamente oxigenada.

Medições remotas recentes em Marte sugerem que os seus ambientes antigos podem fornecer pistas sobre a habitabilidade precoce do planeta. Os resultados da investigação foram publicados recentemente na Nature Communications.

As propriedades da água dos poros dentro dos sedimentos aparentemente depositados nos lagos da Cratera Gale, em Marte, sugerem que esses sedimentos se formaram na presença de água líquida com pH próximo ao dos oceanos modernos da Terra.

Os oceanos da Terra são, naturalmente, hospedeiros de inúmeras formas de vida. Isto significa que parece muito plausível que o ambiente inicial da superfície marciana tivesse sido um lugar onde a vida contemporânea da Terra poderia ter vivido.

Ainda assim, o porquê de ser tão difícil encontrar evidências de vida em Marte permanece um mistério.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Como aquilo é tudo vermelho não haverá por aí comunistas e benfiquistas voluntários para irem lá ver do que se trata exactamente? Por amor à camisola poderiam fazer esse esforço!.

  2. Elon Musk quer enviar para lá os primeiros.
    A viagem é gratuita pois é ida sem volta, o valor da mesma é paga pelas competências profissionais de cada um na execução e planificação de um habitat para a continuidade da espécie humana além fronteiras do planeta terra. Até vão ter direito a passeios nas dunas marcianas de cybertruck.
    Melhor seria enviar primeiro alguns humanóides inspirados na Sophia para exercerem os primeiros trabalhos da construção da colonia.
    Bom, nunca digas nunca, ao ponto da evolução da tecnologia atual, drones com IA sem necessidade de intervenção humana e humanóides para todo o tipo de tarefas esta ao virar da página…

RESPONDER

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19. Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros …

Ceferin acusado de ganância. "Manter a Liga dos Campeões foi um ato criminoso irresponsável"

O primeiro-ministro da Eslovénia, Janz Jansa, teceu duras críticas à forma como a UEFA e o seu presidente, Aleksander Ceferin, lidaram com a fase inicial da pandemia de covid-19. "Manter a Liga dos Campeões foi um …