A água de Marte era salgada e rica em minerais

Os estados de salinidade, pH e redox são propriedades fundamentais que caracterizam as águas naturais. Estas propriedades das águas superficiais no início de Marte refletem ambientes paleoelétricos e, portanto, fornecem pistas sobre o paleoclima e a habitabilidade do Planeta Vermelho.

A Terra é o único local conhecido onde existe vida. Provavelmente, demorará ainda algum tempo até que seja possível medir ou detetar vida além do Sistema Solar, mas este já nos oferece várias pistas que nos fazem perceber que é muito difícil reunir todas as condições para que a vida prospere.

Marte está no topo da lista dos possíveis candidatos para albergar vida. Primeiro, é relativamente próximo do nosso planeta, em comparação com as luas de Saturno e Júpiter, que também são consideradas boas candidatas para descobrir vida além da Terra no Sistema Solar.

Além disso, o Planeta Vermelho é extremamente observável porque carece de uma atmosfera espessa, como a de Vénus. Até agora, existem também algumas evidências de que a temperatura e a pressão deste planeta pairam em torno do ponto em que água líquida pode existir.

Segundo o EurekAlert, existem também fortes evidências, na forma de deltas observáveis ​​nos rios e medições mais recentes feitas na superfície de Marte, de que a água líquida fluía em Marte milhares de milhões de anos atrás.

Os cientistas estão cada vez mais convencidos de que Marte já foi um bom lugar para albergar vida. Se foi ou não habitado ainda é uma questão que permanece em aberto.

Contudo, para tentar restringir as perguntas e chegar a uma conclusão, a comunidade científica está a tentar entender a química da água que poderá ter gerado os minerais que hoje conseguimos observar no Planeta Vermelho.

Salinidade (quantidade de sal presente), pH (o quão ácida a água era) e estado redox (uma medida da abundância de gases como o hidrogénio [H2, que é denominado ambiente redutor] ou oxigénio [O2, denominados ambientes oxidantes]) são propriedades fundamentais das águas naturais. A atmosfera moderna da Terra, por exemplo, é altamente oxigenada.

Medições remotas recentes em Marte sugerem que os seus ambientes antigos podem fornecer pistas sobre a habitabilidade precoce do planeta. Os resultados da investigação foram publicados recentemente na Nature Communications.

As propriedades da água dos poros dentro dos sedimentos aparentemente depositados nos lagos da Cratera Gale, em Marte, sugerem que esses sedimentos se formaram na presença de água líquida com pH próximo ao dos oceanos modernos da Terra.

Os oceanos da Terra são, naturalmente, hospedeiros de inúmeras formas de vida. Isto significa que parece muito plausível que o ambiente inicial da superfície marciana tivesse sido um lugar onde a vida contemporânea da Terra poderia ter vivido.

Ainda assim, o porquê de ser tão difícil encontrar evidências de vida em Marte permanece um mistério.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Como aquilo é tudo vermelho não haverá por aí comunistas e benfiquistas voluntários para irem lá ver do que se trata exactamente? Por amor à camisola poderiam fazer esse esforço!.

  2. Elon Musk quer enviar para lá os primeiros.
    A viagem é gratuita pois é ida sem volta, o valor da mesma é paga pelas competências profissionais de cada um na execução e planificação de um habitat para a continuidade da espécie humana além fronteiras do planeta terra. Até vão ter direito a passeios nas dunas marcianas de cybertruck.
    Melhor seria enviar primeiro alguns humanóides inspirados na Sophia para exercerem os primeiros trabalhos da construção da colonia.
    Bom, nunca digas nunca, ao ponto da evolução da tecnologia atual, drones com IA sem necessidade de intervenção humana e humanóides para todo o tipo de tarefas esta ao virar da página…

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …