A água de Marte era salgada e rica em minerais

Os estados de salinidade, pH e redox são propriedades fundamentais que caracterizam as águas naturais. Estas propriedades das águas superficiais no início de Marte refletem ambientes paleoelétricos e, portanto, fornecem pistas sobre o paleoclima e a habitabilidade do Planeta Vermelho.

A Terra é o único local conhecido onde existe vida. Provavelmente, demorará ainda algum tempo até que seja possível medir ou detetar vida além do Sistema Solar, mas este já nos oferece várias pistas que nos fazem perceber que é muito difícil reunir todas as condições para que a vida prospere.

Marte está no topo da lista dos possíveis candidatos para albergar vida. Primeiro, é relativamente próximo do nosso planeta, em comparação com as luas de Saturno e Júpiter, que também são consideradas boas candidatas para descobrir vida além da Terra no Sistema Solar.

Além disso, o Planeta Vermelho é extremamente observável porque carece de uma atmosfera espessa, como a de Vénus. Até agora, existem também algumas evidências de que a temperatura e a pressão deste planeta pairam em torno do ponto em que água líquida pode existir.

Segundo o EurekAlert, existem também fortes evidências, na forma de deltas observáveis ​​nos rios e medições mais recentes feitas na superfície de Marte, de que a água líquida fluía em Marte milhares de milhões de anos atrás.

Os cientistas estão cada vez mais convencidos de que Marte já foi um bom lugar para albergar vida. Se foi ou não habitado ainda é uma questão que permanece em aberto.

Contudo, para tentar restringir as perguntas e chegar a uma conclusão, a comunidade científica está a tentar entender a química da água que poderá ter gerado os minerais que hoje conseguimos observar no Planeta Vermelho.

Salinidade (quantidade de sal presente), pH (o quão ácida a água era) e estado redox (uma medida da abundância de gases como o hidrogénio [H2, que é denominado ambiente redutor] ou oxigénio [O2, denominados ambientes oxidantes]) são propriedades fundamentais das águas naturais. A atmosfera moderna da Terra, por exemplo, é altamente oxigenada.

Medições remotas recentes em Marte sugerem que os seus ambientes antigos podem fornecer pistas sobre a habitabilidade precoce do planeta. Os resultados da investigação foram publicados recentemente na Nature Communications.

As propriedades da água dos poros dentro dos sedimentos aparentemente depositados nos lagos da Cratera Gale, em Marte, sugerem que esses sedimentos se formaram na presença de água líquida com pH próximo ao dos oceanos modernos da Terra.

Os oceanos da Terra são, naturalmente, hospedeiros de inúmeras formas de vida. Isto significa que parece muito plausível que o ambiente inicial da superfície marciana tivesse sido um lugar onde a vida contemporânea da Terra poderia ter vivido.

Ainda assim, o porquê de ser tão difícil encontrar evidências de vida em Marte permanece um mistério.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Como aquilo é tudo vermelho não haverá por aí comunistas e benfiquistas voluntários para irem lá ver do que se trata exactamente? Por amor à camisola poderiam fazer esse esforço!.

  2. Elon Musk quer enviar para lá os primeiros.
    A viagem é gratuita pois é ida sem volta, o valor da mesma é paga pelas competências profissionais de cada um na execução e planificação de um habitat para a continuidade da espécie humana além fronteiras do planeta terra. Até vão ter direito a passeios nas dunas marcianas de cybertruck.
    Melhor seria enviar primeiro alguns humanóides inspirados na Sophia para exercerem os primeiros trabalhos da construção da colonia.
    Bom, nunca digas nunca, ao ponto da evolução da tecnologia atual, drones com IA sem necessidade de intervenção humana e humanóides para todo o tipo de tarefas esta ao virar da página…

RESPONDER

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …