Descoberta água na atmosfera de um exoplaneta a 179 anos-luz da Terra

W. M. Keck Observatory / Adam Makarenko / C. Alvarez

O exoplaneta HR 8799c é 7 vezes maior que Júpiter

Reunir informações detalhadas sobre exoplanetas é extremamente difícil. Mas, agora, astrónomos detetaram a presença de água na atmosfera de um planeta a 179 anos-luz de distância.

O sistema está na constelação de Pégaso e é constituído pela estrela HR 8799 e os planetas: HR 8799 b, c, d e e. A estrela tem 30 milhões de anos e é notável por vários motivos, incluindo as suas propriedades estelares estranhas.

Em 2008, investigadores anunciaram que tinham observado diretamente três exoplanetas em redor da estrela – HR 8799b, c e d. Já em 2010, anunciaram a descoberta de um quarto planeta, HR 8799 e.

As novas observações são da HR 8799 c, observada pela primeira vez em 2008. É um jovem planeta gasoso gigante, com cerca de 7 vezes a massa de Júpiter e que orbita a sua estrela a cada 200 anos. De acordo com a equipa de investigação, pode ser confirmada a presença de água na atmosfera do exoplaneta, bem como a falta de metano.

Os investigadores utilizaram uma potente combinação de duas tecnologias no telescópio do Observatório Keck, nos EUA. O primeiro é a ótica adaptativa, que neutraliza os efeitos de desfocagem da atmosfera da Terra. O segundo é um espectrómetro de alta resolução no telescópio Keck 2, que trabalha com luz infravermelha.

“Este tipo de tecnologia é exatamente o queremos usar no futuro para procurar sinais de vida num planeta semelhante à Terra. Ainda não chegámos lá, mas estamos a caminho”, disse Dimitri Mawet, professor associado de astronomia no Instituto de Tecnologia da Califórnia e investigador no Jet Propulsion Laboratory.

Até agora, os astrónomos já fotografaram diretamente mais de uma dúzia de exoplanetas. Uma vez tiradas, a composição química nas suas atmosferas podem ser analisadas.

Ao combinar a espectrografia com a ótica adaptativa, os investigadores fizeram medições mais precisas do planeta, confirmando a presença de água e a ausência de metano. A nova descoberta foi publicada a 20 de novembro no The Astronomical Journal.

“Agora já podemos aprender sobre a física e a dinâmica destes gigantes planetas exóticos, que não são nada como os planetas do sistema solar”, referiu Ji Wang, autor do estudo.

A equipe de Mawet já está a preparar-se para o próximo e mais novo instrumento no Observatório Keck, chamado de KPIC. O KPIC usará ótica adaptativa e espectroscopia, mas para um efeito ainda melhor. Com o KPIC, os astrónomos poderão observar planetas ainda mais fracos e mais próximos das suas estrelas do que HR 8799c.

“Por enquanto, estamos a aprender muito sobre como os planetas do nosso universo se formaram”, rematou Mawet.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu só quero saber duas coisas… e foi 0or isso que vim:

    1-Komofaz pra saber que não temos materia em estado liquido e solido no planeta?

    2-Komofaz pra saber se tem água ou metano?

    Até onde sei tem uma sonda em marte agora procurando água. E dai me aparece esses loucos, com esse brinquedinho caro falando essas bizarrices.

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …