Agora num clique, uma visita virtual a Monsaraz com uma vista 360°

(dr) Nuno A. Madeira / monsaraz360.pt

Vila de Monsaraz, no Alentejo

Vila de Monsaraz, no Alentejo

A vila medieval alentejana de Reguengos de Monsaraz dispõe, agora, de um site interativo inovador, que possibilita uma visita virtual de 360 graus à povoação, para apreciar o património e a envolvente natural.

“Qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode fazer uma visita guiada com informação turística, referência aos monumentos, aos postos de turismo” e “com uma perspetiva virtual de 360 graus”, disse o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.

O autarca realçou hoje à agência Lusa que o site, disponível em monsaraz360.pt, em português e inglês, é “inovadora” em Portugal.

“Fotografias de 360 graus há muitas” pela Internet, mas este site é “o primeiro” que, “de forma estruturada”, permite uma visita virtual deste tipo, em que o utilizador consegue ver “tudo o que está à sua volta, por cima e por baixo”, frisou.

A página, através de “tecnologias de fotografia com alta definição, a três Dimensões (3D) e a 360 graus”, possibilita ao cibernauta um percurso pelas ruas e locais mais importantes da vila, com informação passo a passo.

“A pessoa que está no arrabalde de Monsaraz” pode “dirigir-se até ao próximo local fotografado, que é a porta da vila” e optar por ir “por aí, até ao Castelo”, indicou.

nunomadeirapanoramica360 / Facebook

O fotógrafo Nuno Madeira

O fotógrafo Nuno Madeira

O objetivo da câmara municipal ao promover este projeto, criado por Nuno Madeira, do estúdio digital WIDE e do site 360cityguides, foi o de dar a conhecer a história e o património daquela vila mediante um ‘olhar’ virtual capaz de “aguçar o apetite” para uma visita real.

“Para nós significa ‘aguçar o apetite’ das pessoas para se deslocarem lá e vivenciarem um local do qual temos muito orgulho e que tem características únicas”, frisou.

O site, apresentado oficialmente na 22.ª Exporeg, que termina hoje na sede de concelho, tem galerias de imagens da autoria dos fotógrafos António Caeiro, João Fructuosa e David Ramalho.

A história da vila, visita interativa de 360 graus e o mapa de localização da vila, com informação das povoações mais próximas, são algumas das vertentes disponibilizadas.

O percurso começa na Ermida de S. Bento, no exterior das muralhas, com vista para a paisagem, seguindo-se a porta da vila e a descoberta das ruas históricas e dos principais monumentos.

O projeto está disponível para computador, ‘tablet’ e telemóvel, com diferentes versões de visita virtual.

Os utilizadores que recorram a dispositivos móveis podem ainda aceder a informações úteis dos principais pontos de Monsaraz, ao Guia Turístico do concelho e a eventos programados para a localidade.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …