Agência Espacial Europeia revela evaporação total de lago na Bolívia

ESA/Belspo – produced by VITO

Mini-satélite Proba-V regista evaporação total do Lago Poopó, na Bolívia, com imagens de 27 Abril 2014, de 20 Julho 2015 e de 22 Janeiro 2016.

O mini-satélite Proba-V da Agência Espacial Europeia (ESA) detectou a partir do Espaço a evaporação total do Lago Poopó, na Bolívia. Aquele que era o segundo maior lago do país, está completamente seco.

O Lago Poopó, situado nas Montanhas Altiplano, tem uma área de 3000 km2, ou seja, é “maior do que as Ilhas da Reunião”, e está agora “totalmente evaporado”, revela a Agência Espacial Europeia.

A ESA divulgou imagens recolhidas pelo mini-satélite Proba-V a 27 de Abril de 2014, a 20 de Julho de 2015 e a 22 de Janeiro de 2016, respectivamente, para confirmar a evaporação completa do Lago salgado.

Na imagem reproduzida acima, é possível detectar na figura mais à direita do ecrã as salinas secas na parte sul do Lago.

A ESA justifica a evaporação da água dada a pouca profundidade do lago, que era de apenas uma média de 3 metros, combinada com o ambiente árido das montanhas nas suas imediações, o que o tornou particularmente “sensível às flutuações no clima”.

A seca provocada pelo pior El Niño jamais visto e as mudanças climáticas contribuíram assim, para o desaparecimento do Poopó.

Outro factor que pesou para este desfecho foi a extracção das fontes de água do lago para a agricultura e para a indústria das minas.

O estado de evaporação do Lago Poopó foi oficialmente declarado em Dezembro passado, segundo a ESA, que lembra que, em 1994, se verificou uma situação idêntica com o desaparecimento total da água.

No entanto, a agência teme que “qualquer reenchimento possa demorar muitos anos, se sequer ocorrer”.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Quote: “O Lago Poopó, situado nas Montanhas Altiplano, tem uma área de três mil metros quadrados”

    Penso que o jornalista autor do artigo apenas se referiu ao “penico” do lago….. Será?

  2. ”O Supremo Tribunal dos Estados Unidos suspendeu esta terça-feira um ambicioso programa de redução de emissões poluentes por centrais térmicas proposto pelo presidente norte-americano, Barack Obama”.
    TUDO AJUDA para que isto aconteça.

  3. Restará à humanidade para que sobreviva por mais umas centenas de anos descobrir tecnologia suficientemente capaz e barata para transformar a água salgada dos oceanos em água doce e a fazer retornar a rios e reservatórios, evitar a subida dos oceanos e distribuir melhor a água existente no planeta.

RESPONDER

Parlamento discute a legalização da canábis para fins recreativos

A legalização da canábis para uso recreativo é debatida esta quinta-feira no Parlamento, com BE e PAN a apresentarem projetos de lei idênticos, discordando apenas quanto aos locais de venda. O Bloco de Esquerda (BE) defende …

Estátua de diabo "alegre demais" divide moradores em Espanha

Uma estátua que representa o diabo foi criticada por ser "alegre demais" por moradores da cidade de Segóvia, em Espanha. A escultura de bronze, que ainda não foi instalada, foi criada em homenagem a uma lenda …

"Incapacidade e incompetência". Fenprof pede a Costa que substitua ministro da Educação

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) defendeu esta quarta-feira que o primeiro-ministro substitua o ministro da Educação, devido à sua "incapacidade e comprovada incompetência política" para dirigir as negociações de recuperação de tempo de serviço …

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …

DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos

A DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos, uma forma de criar novos modelos de inteligência artificial eficientes, que poderiam ser usados para explorar a própria consciência. Ao contrário dos humanos, os insetos operam …

Bombas de Wendell e Bruno Fernandes apuram Sporting para meias da Taça

Remates de Wendell e de Bruno Fernandes decidiram o jogo a favor da equipa 'leonina', que na próxima fase da competição defronta o Benfica, numa eliminatória disputada a duas mãos. Numa primeira parte marcada pelo domínio …

Romeo, a rã mais solitária do mundo, encontrou finalmente a sua Julieta

Romeo, que até então era considerado o último representante da sua espécie (Telmatobius yuracare), deixou de ser a rã "mais solitária do mundo" graças a uma equipa de cientistas que encontrou uma fêmea da mesma …