Agência Espacial Europeia revela evaporação total de lago na Bolívia

ESA/Belspo – produced by VITO

Mini-satélite Proba-V regista evaporação total do Lago Poopó, na Bolívia, com imagens de 27 Abril 2014, de 20 Julho 2015 e de 22 Janeiro 2016.

O mini-satélite Proba-V da Agência Espacial Europeia (ESA) detectou a partir do Espaço a evaporação total do Lago Poopó, na Bolívia. Aquele que era o segundo maior lago do país, está completamente seco.

O Lago Poopó, situado nas Montanhas Altiplano, tem uma área de 3000 km2, ou seja, é “maior do que as Ilhas da Reunião”, e está agora “totalmente evaporado”, revela a Agência Espacial Europeia.

A ESA divulgou imagens recolhidas pelo mini-satélite Proba-V a 27 de Abril de 2014, a 20 de Julho de 2015 e a 22 de Janeiro de 2016, respectivamente, para confirmar a evaporação completa do Lago salgado.

Na imagem reproduzida acima, é possível detectar na figura mais à direita do ecrã as salinas secas na parte sul do Lago.

A ESA justifica a evaporação da água dada a pouca profundidade do lago, que era de apenas uma média de 3 metros, combinada com o ambiente árido das montanhas nas suas imediações, o que o tornou particularmente “sensível às flutuações no clima”.

A seca provocada pelo pior El Niño jamais visto e as mudanças climáticas contribuíram assim, para o desaparecimento do Poopó.

Outro factor que pesou para este desfecho foi a extracção das fontes de água do lago para a agricultura e para a indústria das minas.

O estado de evaporação do Lago Poopó foi oficialmente declarado em Dezembro passado, segundo a ESA, que lembra que, em 1994, se verificou uma situação idêntica com o desaparecimento total da água.

No entanto, a agência teme que “qualquer reenchimento possa demorar muitos anos, se sequer ocorrer”.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Quote: “O Lago Poopó, situado nas Montanhas Altiplano, tem uma área de três mil metros quadrados”

    Penso que o jornalista autor do artigo apenas se referiu ao “penico” do lago….. Será?

  2. ”O Supremo Tribunal dos Estados Unidos suspendeu esta terça-feira um ambicioso programa de redução de emissões poluentes por centrais térmicas proposto pelo presidente norte-americano, Barack Obama”.
    TUDO AJUDA para que isto aconteça.

  3. Restará à humanidade para que sobreviva por mais umas centenas de anos descobrir tecnologia suficientemente capaz e barata para transformar a água salgada dos oceanos em água doce e a fazer retornar a rios e reservatórios, evitar a subida dos oceanos e distribuir melhor a água existente no planeta.

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …