Agência Espacial Europeia revela evaporação total de lago na Bolívia

ESA/Belspo – produced by VITO

Mini-satélite Proba-V regista evaporação total do Lago Poopó, na Bolívia, com imagens de 27 Abril 2014, de 20 Julho 2015 e de 22 Janeiro 2016.

O mini-satélite Proba-V da Agência Espacial Europeia (ESA) detectou a partir do Espaço a evaporação total do Lago Poopó, na Bolívia. Aquele que era o segundo maior lago do país, está completamente seco.

O Lago Poopó, situado nas Montanhas Altiplano, tem uma área de 3000 km2, ou seja, é “maior do que as Ilhas da Reunião”, e está agora “totalmente evaporado”, revela a Agência Espacial Europeia.

A ESA divulgou imagens recolhidas pelo mini-satélite Proba-V a 27 de Abril de 2014, a 20 de Julho de 2015 e a 22 de Janeiro de 2016, respectivamente, para confirmar a evaporação completa do Lago salgado.

Na imagem reproduzida acima, é possível detectar na figura mais à direita do ecrã as salinas secas na parte sul do Lago.

A ESA justifica a evaporação da água dada a pouca profundidade do lago, que era de apenas uma média de 3 metros, combinada com o ambiente árido das montanhas nas suas imediações, o que o tornou particularmente “sensível às flutuações no clima”.

A seca provocada pelo pior El Niño jamais visto e as mudanças climáticas contribuíram assim, para o desaparecimento do Poopó.

Outro factor que pesou para este desfecho foi a extracção das fontes de água do lago para a agricultura e para a indústria das minas.

O estado de evaporação do Lago Poopó foi oficialmente declarado em Dezembro passado, segundo a ESA, que lembra que, em 1994, se verificou uma situação idêntica com o desaparecimento total da água.

No entanto, a agência teme que “qualquer reenchimento possa demorar muitos anos, se sequer ocorrer”.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Quote: “O Lago Poopó, situado nas Montanhas Altiplano, tem uma área de três mil metros quadrados”

    Penso que o jornalista autor do artigo apenas se referiu ao “penico” do lago….. Será?

  2. ”O Supremo Tribunal dos Estados Unidos suspendeu esta terça-feira um ambicioso programa de redução de emissões poluentes por centrais térmicas proposto pelo presidente norte-americano, Barack Obama”.
    TUDO AJUDA para que isto aconteça.

  3. Restará à humanidade para que sobreviva por mais umas centenas de anos descobrir tecnologia suficientemente capaz e barata para transformar a água salgada dos oceanos em água doce e a fazer retornar a rios e reservatórios, evitar a subida dos oceanos e distribuir melhor a água existente no planeta.

RESPONDER

Professora que revelou o que ia sair no exame de Português vai ser demitida

A professora, que foi presidente da Associação de Professores de Português, que em 2017 divulgou o conteúdo do exame de Português foi demitida pelo Ministério da Educação. Edviges Ferreira foi considerada culpada por ter partilhado o …

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana. O asteróide, designado como …

A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada. Tudo o que conseguimos ver, tocar …

Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de "buraco" no Espaço. Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. …

MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor. O MySpace, outrora uma das maiores …

Pela primeira vez uma mulher vence o prémio Abel, o "Nobel" da matemática

A matemática pioneira Karen Uhlenbeck, antiga professora da Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), recebeu o Prémio Abel de 2019, tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, uma das mais ilustres na área. A …

Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro …

Estudo revela que consumo diário de canábis aumenta risco de psicose

O consumo diário de canábis, sobretudo de elevada potência, está fortemente ligado ao risco de desenvolver uma psicose, conclui um estudo, que analisou pessoas em 11 locais da Europa e um no Brasil. Vários estudos observacionais …

Uma bebé nasceu "grávida" do seu irmão gémeo

Mónica Vega realizou uma ecografia durante o sétimo mês da sua gravidez daquela que seria a sua terceira filha. Mas, nas imagens, descobriu que dentro da sua bebé estava outro feto mais pequeno. O caso, que …

Só há um país na União Europeia com melhores estradas que Portugal

Portugal é o segundo estado-membro da União Europeia com estradas com mais qualidade e tem registado desde 2010 uma diminuição do número de mortes em acidentes de viação, revela um relatório divulgado esta terça-feira pela …