A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou esta terça-feira o lançamento de um mapa cartográfico detalhado que consegue localizar praticamente todas as povoações existentes na Terra.
O mapa diferencia-se dos restantes porque “não mostra apenas os centros urbanos, mas também minúsculas aldeias” graças às mais de 180.000 imagens de alta resolução tiradas pelos satélites alemães TerraSAR-X e TanDEM-X, explicou a ESA em comunicado.
Segundo a agência, estes dados de satélite são “quase cem vezes mais detalhados que os dados óticos do norte-americano Landsat, utilizados habitualmente para cartografar extensões urbanas”.
O mapa da ESA permite um retrato a preto e branco da presença humana no planeta, mostrando inclusive habitações isoladas.
“Antes não dispúnhamos de todas as aldeias nas zonas rurais. Estas podem ser a chave para a compreensão da distribuição geográfica, de vetores de doenças ou para analisar a pressão sobre a biodiversidade”, disse Thomas Esch, do Centro Aeroespacial Alemão, encarregado da elaboração do mapa, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.
Além disso, as povoações rurais continuam a ser o lar de quase metade da população mundial, cerca de 3.000 milhões de pessoas, adiantou.
Designado como “Global Urban Footprint” (Peugada Urbana Global), o mapa está disponível gratuitamente na Plataforma de Exploração Temática Urbana (U-TEP) da ESA.
/Lusa