Afinal, a vacina Prevenar só será gratuita a partir de Julho

USACE Europe District / Flickr

As crianças nascidas desde o início de 2015 só poderão receber a vacina Prevenar de forma gratuita, nos Centros de Saúde, a partir de 1 de Julho. Acreditava-se que a medida seria aplicada logo a partir deste mês de Junho, mas o Governo recusa que tenha havido um adiamento.

“Junho corresponde à data de aprovação. Depois é a data de operacionalização”, explica a sub-directora-geral da Saúde, Graça Freitas, à Rádio Renascença.

“Não houve, de facto, nenhum adiamento. Há uma diferença entre a vacina ser formalmente aprovada e a vacina ser aplicada. O tempo que medeia entre o dia 1 de Junho e o dia 1 de Julho é o tempo que os serviços têm para encomendar, fazer os processos concursais, comprar, distribuir a vacinação”, acrescenta aquela responsável na dita estação.

A Prevenar, prescrita para a prevenção de doenças como a meningite, a pneumonia, a septicémia e a otite, é geralmente administrada em três doses, a primeira aos 2 meses de idade, a segunda aos quatro meses e a última entre os 12 e os 15 meses.

Mas a sub-directora-geral da Saúde salienta na Renascença que “é sempre possível actualizar os calendários vacinais” e que estes são “relativamente flexíveis, com intervalos não muito grandes para não haver atrasos”.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.