/

Afinal, seropositivos e grávidas podem ser guardas florestais. Carecas e gagos ficam de fora

8

No final de fevereiro, o Governo abriu um concurso para contratar guardas-florestais para todo o país. Grávidas e seropositivos eram à partida considerados “não aptos” para as 200 novas vagas.

As restrições causaram desde logo polémica e esta sexta-feira, segundo noticia a Rádio Renascença, o Ministério da Administração Interna anunciou que vai abrir mais dez dias de concurso, desta vez, com a possibilidade de estas pessoas serem incluídas.

À RR, fonte do gabinete de Eduardo Cabrita esclarece que este procedimento concursal seguiu os critérios que costumam ser usados no recrutamento para as Forças Armadas e para as Forças de Segurança, razão pela qual o ministro entendeu pedir ainda ao Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República que aprecie a sua legalidade.

Contudo, e olhando para o Aviso n.º 3055/2019 que define a abertura de procedimento concursal para o ingresso na carreira e categoria de guarda-florestal da GNR, a lista de impedimentos continua a ser extensa – e até caricata.

Segundo o aviso, o candidato fica de fora se sofrer de hepatite, cancro ou tumores benignos, psoríase ou fístulas nos órgãos genitais femininos, entre muitas outras doenças. Pessoas carecas e gagas ficam igualmente excluídas.

Hemorroidas volumosas, cáries não tratadas em mais de quatro dentes, cicatrizes, alterações da pigmentação e tatuagens em áreas do corpo visíveis são também motivo para exclusão. Mas a lista não se fica por aqui: rinite alérgica e acne resistente ao tratamento (e que causa má aparência) colocam o candidato igualmente de fora.

Segundo o documento, observa o Expresso, após a verificação dos requisitos de admissão, os candidatos têm de passar por uma prova de conhecimentos, provas físicas e psicológicas, bem como um exame médico. No entanto, o aviso inclui um anexo, uma “tabela de inaptidão para o exame médico”. Ou seja, o candidato não está apto para o exame, não o faz, logo não pode ser escolhido para guarda-florestal.

ZAP //

 

8 Comments

  1. Eu já estou fora de prazo. Agora com 68 anos ainda estava pensando ir defender a floresta aqui na terra de Pedrogão Grande mas … vou ter de mandar para lá uma das 10 familias que tomam conta dos 1000 palonços-parolos que por aqui ainda ficaram. Eu, até vim para cá mas afinal como careca tenho de regressar a Portugal e dei«xaR A PAISAGEM. cOMO LASTIMO.

  2. por isso que a produtividade e a competência na republica. das bananas é tudo fachada e Aparência, mas devido a isso na cama sofre de impotência.

  3. Não pode ser guarda florestal, se for careca, tiver acne, tiver cáries em mais de 4 dentes, cicatrizes e tatuagens visíveis…. a não ser que tenha alguem da família no Governo…

  4. Se fosse uma entidade privada a colocar estas exigências o que não se teria já dito e que os sindicatos não teriam já dito e feito. E muito bem. Todas aquelas exigências são ridículas e, a meu ver, perfeitamente discriminatórias.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.