Quatro, cinco, seis ou sete: quantos continentes há no planeta Terra? O número depende de diferentes perspetivas e dos critérios de classificação utilizados.
O número de continentes do planeta varia, podendo ser apontados de quatro a sete, dependendo de diferentes perspetivas e dos critérios usados para definir o que separa as grandes massas de terra.
Um continente é tradicionalmente definido como uma grande massa de terra contínua, aproximadamente alinhada com as posições das placas tectónicas.
No entanto, explica a BBC Science Focus, a falta de uma classificação padronizada para o conceito de “continente” causa controvérsia e resulta em múltiplos modelos.
Alguns geógrafos e geólogos consideram apenas as massas de terra naturalmente separadas por água, sugerindo que há apenas 4 continentes: a AfroEurásia (um megacontinente que agrupa África, Ásia e Europa), América, Antártica e Austrália.
Há quem defenda um modelo de 6 continentes que combina as Américas num só e reconhece África, Antártica, Ásia, Europa e Oceania. Outro modelo de 6 continentes considera América do Norte e América do Sul massas separadas, e junta a Europa e a Ásia num só continente.
O modelo de 5 continentes, um dos mais populares, desconta a escassa população da Antártica e considera apenas Américas, África, Ásia, Europa e Oceania. Este modelo tem até uma bandeira: a dos Jogos Olímpicos, que identifica os cinco continentes com os seus cinco aros coloridos.
O modelo mais amplamente aceite identifica 7 continentes: Oceania, Europa, Antártica, América do Sul, América do Norte, África e Ásia.
A Oceania, apesar de conter a Austrália, o sexto maior país do mundo, é o menor continente, com uma área de terra de 8.511.000km². Com uma população total de cerca de 44,5 milhões de pessoas, é composto pela Australásia (região que inclui a Austrália, a Nova Zelândia, a Nova Guiné e algumas da Indonésia), Polinésia, Melanésia e Micronésia,
A Europa, lar de aproximadamente 745 milhões de pessoas e 50 países, é o segundo menor continente do mundo. O “Velho Continente”, como é chamado, tem uma área de apenas 10.180.000km² — cerca de 1/4 da área da Ásia. Os dois continentes encontram-se na mesma placa tectónica, e são separados historicamente por uma barreira geográfica natural: a cordilheira dos Montes Urais.
A Antártica, essencialmente um deserto polar, é o continente menos povoado, com uma área de 14.200.000km².
A América do Sul, com uma área de 17.814.000km², é o quarto maior continente. É lar de 12 nações, incluindo Brasil e Argentina, dois dos maiores países do mundo.
A América do Norte, com uma população de quase 595 milhões, é o terceiro maior continente, cobrindo uma área de 24.239.000km². É constituído por três nações (Canadá, Estados Unidos e México), e inclui o território da Gronelândia, que faz parte do Reino da Dinamarca.
A África, o segundo maior continente do Mundo, é constituída por 54 países, com cerca de 1,39 mil milhões de pessoas. A sua massa de terra tem aproximadamente 30.244.000km².
A Ásia é o maior e mais populoso continente. Ocupa cerca de 30% da área total de terra do planeta, com 44.579.000km², e é lar de cerca de 4,69 mil milhões de pessoas.
A controvérsia acerca da forma de identificar o número de continentes advém principalmente da dificuldade em apontar um critério que se aplique de forma indiscutível — com exceção do que considera são continentes apenas as quatro massas de terra naturalmente separadas por água.
Ásia e África estão separadas por uma massa de água criada pelo homem — o Canal do Suez, tal como a América do Norte e do Sul, separadas pelo Canal do Panamá. Se ignorarmos a origem da massa de água, haverá nesta classificação seis continentes: As duas Américas, Eurásia, África, Oceania e Antártida.
Para aumentar a complexidade, a classificação baseada nas placas tectónicas separa a América do Sul da América do Norte (que incluiria parte da Ásia), e faria da Península Arábica e da Índia dois continentes independentes.
Assim, quantos continentes há afinal no Mundo? Depende da pessoa a quem estiver a fazer a pergunta…