Afinal, os psicopatas tendem a ter inteligência abaixo da média

Em filmes e séries de TV, os psicopatas são retratados como “vilões” frios, insensíveis e manipuladores, que representam um desafio especial para as autoridades devido à sua alta inteligência – como o Hannibal ou o Assassino do Zodíaco. Agora, um novo estudo vem contrariar este estereótipo.

Com base na análise de 187 estudos anteriores, os cientistas descobriram que os psicopatas têm, na verdade, uma inteligência média baixa, o que significa que os nossos vilões fictícios favoritos não seriam assim tão brilhantes no mundo real.

A psicopatia é um transtorno de personalidade diagnosticada por psicólogos através de uma lista de verificação de características. Deste modo, uma pessoa pode ter certos traços psicopatas mas, sem a combinação certa, não será considerado clinicamente um psicopata.

“Ao contrário da maioria dos transtornos clínicos, que são caracterizados por um conjunto de sintomas, a psicopatia é descrita como um conjunto de traços de personalidade relativamente estável”, explica a equipa, liderada por Brian Boutwell, da Universidade de St. Louis, nos EUA.

O mito de Hannibal Lecter

Os traços mais frequentemente associados à psicopatia são a indiferença, falta de remorso, falta de empatia, comportamentos impulsivos, astúcia e manipulação.

Este conjunto de características fez com que Hollywood transformasse psicopatas em vilões admirados pela população, tornando-os extremamente astutos no processo. Um dos melhores exemplos disso é o Hannibal Lecter, protagonista do filme “O Silêncio dos Inocentes“, que é um génio, mas também um canibal monstruoso.

(dr) Orion Pictures

Sir Anthony Hopkins, “Hannibal Lector” no filme “The Silence of the Lambs” (1991)

Sir Anthony Hopkins, “Hannibal Lector” no filme “The Silence of the Lambs” (1991)

Esta noção de que os psicopatas são todos génios é tão predominante que é chamada pelos próprios psicólogos de “mito de Hannibal Lecter”. No entanto, Boutwell acha bastante difícil conciliar esses vilões fictícios com os factos reais.

“Os psicopatas são impulsivos, entram em conflito com as autoridades e magoam-se muitas vezes. Isso dá a entender que não são muito inteligentes”, garante o especialista.

Inteligência baixa

Boutwell e sua equipa examinaram 187 estudos previamente publicados que abordavam a psicopatia e a inteligência. Esses estudos envolveram não só psicopatas presos, mas também aqueles bem-sucedidos.

Quando a análise foi concluída, a equipa descobriu que os psicopatas obtiveram menor pontuação nos testes de inteligência em comparação com os indivíduos que não tinham traços psicopatas, ou seja, a noção popular de que os psicopatas são inteligentes é provavelmente o oposto do que acontece no mundo real.

É importante ressaltar que o estudo ainda não foi revisto por outros especialistas, portanto estas conclusões ainda não possuem comprovação científica.

No entanto, se o estudo for comprovado, Boutwell diz que será útil para dissipar a visão “positiva” dos psicopatas e para ajudar os cientistas a desenvolver melhores tratamentos para este transtorno de personalidade.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. nao percebi ! em um programa de tv ,disseram que era um transtorno ao nivel dos cromossomas,dai ser um problema biologico ,que por sua vez levaria a ter certas tendencias psicologicas,aqui dizem que se trata de um problema de tanstorno de personalidade, ou seja psicologino e nao fisico ? o entrar em conflito com a autoridade ,um sinal de pouca inteligencia ! quem nao for ovelha ,menos inteligente ? o 25 de abril e todas as outras revoluçoes foram feitas por psicopatas ? claro que a falta de empatia denota uma grande falta de inteligencia emocional,muitas vezes compensada por um raciocinio analitico e objectivo ,quase matematico, senao qual a explicaçao de serem na maioria dos casos ,dificeis de capturar ?

RESPONDER

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …