Afinal, os psicopatas tendem a ter inteligência abaixo da média

Em filmes e séries de TV, os psicopatas são retratados como “vilões” frios, insensíveis e manipuladores, que representam um desafio especial para as autoridades devido à sua alta inteligência – como o Hannibal ou o Assassino do Zodíaco. Agora, um novo estudo vem contrariar este estereótipo.

Com base na análise de 187 estudos anteriores, os cientistas descobriram que os psicopatas têm, na verdade, uma inteligência média baixa, o que significa que os nossos vilões fictícios favoritos não seriam assim tão brilhantes no mundo real.

A psicopatia é um transtorno de personalidade diagnosticada por psicólogos através de uma lista de verificação de características. Deste modo, uma pessoa pode ter certos traços psicopatas mas, sem a combinação certa, não será considerado clinicamente um psicopata.

“Ao contrário da maioria dos transtornos clínicos, que são caracterizados por um conjunto de sintomas, a psicopatia é descrita como um conjunto de traços de personalidade relativamente estável”, explica a equipa, liderada por Brian Boutwell, da Universidade de St. Louis, nos EUA.

O mito de Hannibal Lecter

Os traços mais frequentemente associados à psicopatia são a indiferença, falta de remorso, falta de empatia, comportamentos impulsivos, astúcia e manipulação.

Este conjunto de características fez com que Hollywood transformasse psicopatas em vilões admirados pela população, tornando-os extremamente astutos no processo. Um dos melhores exemplos disso é o Hannibal Lecter, protagonista do filme “O Silêncio dos Inocentes“, que é um génio, mas também um canibal monstruoso.

(dr) Orion Pictures

Sir Anthony Hopkins, “Hannibal Lector” no filme “The Silence of the Lambs” (1991)

Sir Anthony Hopkins, “Hannibal Lector” no filme “The Silence of the Lambs” (1991)

Esta noção de que os psicopatas são todos génios é tão predominante que é chamada pelos próprios psicólogos de “mito de Hannibal Lecter”. No entanto, Boutwell acha bastante difícil conciliar esses vilões fictícios com os factos reais.

“Os psicopatas são impulsivos, entram em conflito com as autoridades e magoam-se muitas vezes. Isso dá a entender que não são muito inteligentes”, garante o especialista.

Inteligência baixa

Boutwell e sua equipa examinaram 187 estudos previamente publicados que abordavam a psicopatia e a inteligência. Esses estudos envolveram não só psicopatas presos, mas também aqueles bem-sucedidos.

Quando a análise foi concluída, a equipa descobriu que os psicopatas obtiveram menor pontuação nos testes de inteligência em comparação com os indivíduos que não tinham traços psicopatas, ou seja, a noção popular de que os psicopatas são inteligentes é provavelmente o oposto do que acontece no mundo real.

É importante ressaltar que o estudo ainda não foi revisto por outros especialistas, portanto estas conclusões ainda não possuem comprovação científica.

No entanto, se o estudo for comprovado, Boutwell diz que será útil para dissipar a visão “positiva” dos psicopatas e para ajudar os cientistas a desenvolver melhores tratamentos para este transtorno de personalidade.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. nao percebi ! em um programa de tv ,disseram que era um transtorno ao nivel dos cromossomas,dai ser um problema biologico ,que por sua vez levaria a ter certas tendencias psicologicas,aqui dizem que se trata de um problema de tanstorno de personalidade, ou seja psicologino e nao fisico ? o entrar em conflito com a autoridade ,um sinal de pouca inteligencia ! quem nao for ovelha ,menos inteligente ? o 25 de abril e todas as outras revoluçoes foram feitas por psicopatas ? claro que a falta de empatia denota uma grande falta de inteligencia emocional,muitas vezes compensada por um raciocinio analitico e objectivo ,quase matematico, senao qual a explicaçao de serem na maioria dos casos ,dificeis de capturar ?

RESPONDER

Redução de 3% na eletricidade para o mercado regulado entra em vigor esta terça-feira

A descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores, entra esta terça-feira em …

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …

Ministros das finanças procuram entendimento. Itália ameaça consenso de Centeno

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, com a responsabilidade de chegarem a um compromisso sobre uma resposta comum para minimizar os efeitos da pandemia covid-19, precisando para …