Afinal não era uma nave extraterrestre gigante (e o planeta está salvo)


O mundo dos fãs de ovnis e de teorias da conspiração em geral, andou em polvorosa depois de a NASA ter divulgado imagens com o que pareciam duas esferas luminosas em frente ao Sol. Uma nave extraterrestre, disseram logo alguns. Afinal, foi apenas uma anomalia visual.

Captadas a 17 de Novembro passado, estas imagens com aquilo que parecem duas esferas luminosas a pairarem em frente ao Sol foram divulgadas no site do Centro de Ciência STEREO da NASA e podem ser encontradas com uma procura pelo telescópio “Ahead HI1”.

O facto de as misteriosas esferas não aparecerem em imagens anteriores e posteriores às do dia 17 despoletou ainda mais especulação e muitos ficaram com a certeza de que seria uma nave espacial extraterrestre gigante em plena missão de exploração do nosso sistema solar.

A série sucessiva de imagens foi publicada pela utilizadora do Facebook Pamela Johnson, a par de um comentário onde frisava que tinha acabado de “consultar” as suas “Velas de Adivinhação” e que estas indicavam que era “uma das Esferas Azuis” e que não havia razões para “ter medo”.

Também o canal UFOMania do YouTube, dedicado a fenómenos ovnis, publicou um vídeo sobre o caso, e começou a gerar-se a ideia de que a NASA teria divulgado, sem querer, provas de vida extraterrestre.

Houve ainda quem avançasse que seria um reflexo do mítico “Projecto Blue Beam“, uma teoria da conspiração que defende que a NASA está a desenvolver uma tecnologia de projecção holográfica no âmbito de um plano para que um governo totalitário designado New World Order (NOW) tome conta do mundo.

Perante tanto entusiasmo e burburinho, a NASA viu-se obrigada a explicar que está em causa, apenas, uma anomalia visual resultante de uma sobre-exposição de várias imagens combinadas registadas pelos dois satélites da missão STEREO (Solar Terrestrial Relations Observatory).

“Em raras ocasiões”, o processador de imagens a bordo da STEREO fica “sobrecarregado e produz imagens corrompidas“, “a partir de um grande número de exposições” adicionadas em conjunto, esclarece a NASA.

Neste caso, trata-se de uma sobre-exposição de imagens do Sol.

A missão STEREO arrancou em 2006 com o lançamento de duas naves espaciais que têm por objectivo estudar o Sol e fenómenos que lhe são associados.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …