Afinal não era uma nave extraterrestre gigante (e o planeta está salvo)


O mundo dos fãs de ovnis e de teorias da conspiração em geral, andou em polvorosa depois de a NASA ter divulgado imagens com o que pareciam duas esferas luminosas em frente ao Sol. Uma nave extraterrestre, disseram logo alguns. Afinal, foi apenas uma anomalia visual.

Captadas a 17 de Novembro passado, estas imagens com aquilo que parecem duas esferas luminosas a pairarem em frente ao Sol foram divulgadas no site do Centro de Ciência STEREO da NASA e podem ser encontradas com uma procura pelo telescópio “Ahead HI1”.

O facto de as misteriosas esferas não aparecerem em imagens anteriores e posteriores às do dia 17 despoletou ainda mais especulação e muitos ficaram com a certeza de que seria uma nave espacial extraterrestre gigante em plena missão de exploração do nosso sistema solar.

A série sucessiva de imagens foi publicada pela utilizadora do Facebook Pamela Johnson, a par de um comentário onde frisava que tinha acabado de “consultar” as suas “Velas de Adivinhação” e que estas indicavam que era “uma das Esferas Azuis” e que não havia razões para “ter medo”.

Também o canal UFOMania do YouTube, dedicado a fenómenos ovnis, publicou um vídeo sobre o caso, e começou a gerar-se a ideia de que a NASA teria divulgado, sem querer, provas de vida extraterrestre.

Houve ainda quem avançasse que seria um reflexo do mítico “Projecto Blue Beam“, uma teoria da conspiração que defende que a NASA está a desenvolver uma tecnologia de projecção holográfica no âmbito de um plano para que um governo totalitário designado New World Order (NOW) tome conta do mundo.

Perante tanto entusiasmo e burburinho, a NASA viu-se obrigada a explicar que está em causa, apenas, uma anomalia visual resultante de uma sobre-exposição de várias imagens combinadas registadas pelos dois satélites da missão STEREO (Solar Terrestrial Relations Observatory).

“Em raras ocasiões”, o processador de imagens a bordo da STEREO fica “sobrecarregado e produz imagens corrompidas“, “a partir de um grande número de exposições” adicionadas em conjunto, esclarece a NASA.

Neste caso, trata-se de uma sobre-exposição de imagens do Sol.

A missão STEREO arrancou em 2006 com o lançamento de duas naves espaciais que têm por objectivo estudar o Sol e fenómenos que lhe são associados.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen 2-1 vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

  O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …

Rangers 3-2 Braga | "Braveheart" romeno estraga noite "guerreira"

O Sporting de Braga perdeu em casa dos escoceses do Rangers por 3-2, esta quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol em que esteve a vencer …

Morreu Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças

O ex-ministro da Economia e das Finanças morreu em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina. Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), …

Duran Duran e A-ha levam anos 80 ao Rock in Rio

Os noruegueses A-ha, responsáveis por Take on me, tema que fez sucesso na década de 80, estrear-se-ão em palcos portugueses no Rock in Rio Lisboa, atuando no mesmo dia em que os ingleses Duran Duran. Segundo …