Afinal não era uma nave extraterrestre gigante (e o planeta está salvo)


O mundo dos fãs de ovnis e de teorias da conspiração em geral, andou em polvorosa depois de a NASA ter divulgado imagens com o que pareciam duas esferas luminosas em frente ao Sol. Uma nave extraterrestre, disseram logo alguns. Afinal, foi apenas uma anomalia visual.

Captadas a 17 de Novembro passado, estas imagens com aquilo que parecem duas esferas luminosas a pairarem em frente ao Sol foram divulgadas no site do Centro de Ciência STEREO da NASA e podem ser encontradas com uma procura pelo telescópio “Ahead HI1”.

O facto de as misteriosas esferas não aparecerem em imagens anteriores e posteriores às do dia 17 despoletou ainda mais especulação e muitos ficaram com a certeza de que seria uma nave espacial extraterrestre gigante em plena missão de exploração do nosso sistema solar.

A série sucessiva de imagens foi publicada pela utilizadora do Facebook Pamela Johnson, a par de um comentário onde frisava que tinha acabado de “consultar” as suas “Velas de Adivinhação” e que estas indicavam que era “uma das Esferas Azuis” e que não havia razões para “ter medo”.

Também o canal UFOMania do YouTube, dedicado a fenómenos ovnis, publicou um vídeo sobre o caso, e começou a gerar-se a ideia de que a NASA teria divulgado, sem querer, provas de vida extraterrestre.

Houve ainda quem avançasse que seria um reflexo do mítico “Projecto Blue Beam“, uma teoria da conspiração que defende que a NASA está a desenvolver uma tecnologia de projecção holográfica no âmbito de um plano para que um governo totalitário designado New World Order (NOW) tome conta do mundo.

Perante tanto entusiasmo e burburinho, a NASA viu-se obrigada a explicar que está em causa, apenas, uma anomalia visual resultante de uma sobre-exposição de várias imagens combinadas registadas pelos dois satélites da missão STEREO (Solar Terrestrial Relations Observatory).

“Em raras ocasiões”, o processador de imagens a bordo da STEREO fica “sobrecarregado e produz imagens corrompidas“, “a partir de um grande número de exposições” adicionadas em conjunto, esclarece a NASA.

Neste caso, trata-se de uma sobre-exposição de imagens do Sol.

A missão STEREO arrancou em 2006 com o lançamento de duas naves espaciais que têm por objectivo estudar o Sol e fenómenos que lhe são associados.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O colossal drone solar da Boeing vai voar em 2019

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar em 2019 o seu drone solar Odysseus, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma e o objectivo de dar acesso Internet a todo …

Justiça brasileira proíbe TV de divulgar inquérito sobre morte de Marielle Franco

A decisão judicial de proibir a emissão de reportagens sobre a investigação do assassinato da vereadora carioca responde a um pedido da polícia do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A emissora afirma que …

Relatório revela 71 locais com elevado risco de inundações em Portugal

Portugal tem 71 zonas com elevado risco de inundação, de acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que analisou fenómenos extremos ocorridos, fazendo previsões para o futuro. O relatório "Avaliação Preliminar do Risco …

Cinco pessoas mortas por intoxicação de CO em Vila Real

Cinco pessoas da mesma família morreram este domingo, devido a uma intoxicação, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. A …

O discurso de ódio já está em Portugal

O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou, em entrevista à agência Lusa, para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos …

Menino francês suicida-se após castigo por usar telemóvel na escola

Um menino de 11 anos suicidou-se na cidade de Beausoleil, perto do Mónaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o telemóvel na sala de aula. A criança, …

X-59: A nova aeronave supersónica experimental da NASA entrou em produção

A Lockheed Martin iniciou a produção do avião supersónico experimental X-59, um contrato, encomendado pela NASA, no valor estimado de cerca de 230 milhões de euros. O X-59 surgiu como a solução da empresa norte-americana para …

Hitler abraçou uma menina judia. 85 anos depois, a foto foi a leilão

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazi ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por …

A Ciência determinou o pior ano da história da Humanidade

A Ciência determinou: 536 d.C foi o pior ano para a Humanidade. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Se alguém …

Há uma nova explicação para a dependência do álcool

De acordo com um novo estudo, a dependência do álcool tem uma relação direta com as alterações climáticas: quanto mais frio é o clima e menos sol há, mais as pessoas tendem a consumir bebidas …