Afinal não era uma nave extraterrestre gigante (e o planeta está salvo)


O mundo dos fãs de ovnis e de teorias da conspiração em geral, andou em polvorosa depois de a NASA ter divulgado imagens com o que pareciam duas esferas luminosas em frente ao Sol. Uma nave extraterrestre, disseram logo alguns. Afinal, foi apenas uma anomalia visual.

Captadas a 17 de Novembro passado, estas imagens com aquilo que parecem duas esferas luminosas a pairarem em frente ao Sol foram divulgadas no site do Centro de Ciência STEREO da NASA e podem ser encontradas com uma procura pelo telescópio “Ahead HI1”.

O facto de as misteriosas esferas não aparecerem em imagens anteriores e posteriores às do dia 17 despoletou ainda mais especulação e muitos ficaram com a certeza de que seria uma nave espacial extraterrestre gigante em plena missão de exploração do nosso sistema solar.

A série sucessiva de imagens foi publicada pela utilizadora do Facebook Pamela Johnson, a par de um comentário onde frisava que tinha acabado de “consultar” as suas “Velas de Adivinhação” e que estas indicavam que era “uma das Esferas Azuis” e que não havia razões para “ter medo”.

Também o canal UFOMania do YouTube, dedicado a fenómenos ovnis, publicou um vídeo sobre o caso, e começou a gerar-se a ideia de que a NASA teria divulgado, sem querer, provas de vida extraterrestre.

Houve ainda quem avançasse que seria um reflexo do mítico “Projecto Blue Beam“, uma teoria da conspiração que defende que a NASA está a desenvolver uma tecnologia de projecção holográfica no âmbito de um plano para que um governo totalitário designado New World Order (NOW) tome conta do mundo.

Perante tanto entusiasmo e burburinho, a NASA viu-se obrigada a explicar que está em causa, apenas, uma anomalia visual resultante de uma sobre-exposição de várias imagens combinadas registadas pelos dois satélites da missão STEREO (Solar Terrestrial Relations Observatory).

“Em raras ocasiões”, o processador de imagens a bordo da STEREO fica “sobrecarregado e produz imagens corrompidas“, “a partir de um grande número de exposições” adicionadas em conjunto, esclarece a NASA.

Neste caso, trata-se de uma sobre-exposição de imagens do Sol.

A missão STEREO arrancou em 2006 com o lançamento de duas naves espaciais que têm por objectivo estudar o Sol e fenómenos que lhe são associados.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Pinto acusado de crimes de acesso ilegítimo e extorsão na forma tentada (e fica na prisão)

O hacker Rui Pinto foi acusado pelo Ministério Público dos crimes de acesso ilegítimo e extorsão na forma tentada no caso Doyen. A par de Rui Pinto foi também acusado Aníbal Pinto, advogado que intermediou as …

PAN explica medidas ambientais propostas que "já estavam em vigor"

A revista Visão noticiou na quarta-feira que o PAN, no capítulo do programa eleitoral dedicado ao Ambiente, faz propostas que já estão implementadas. Na sua página do Facebook, o partido de André Silva desconstruiu as medidas, …

Greta Thunberg diz ao Senado dos EUA que "não estão a esforçar-se o suficiente"

A ativista sueca Greta Thunberg reuniu-se na terça-feira com o grupo de trabalho que trata das questões ambientais no Senado norte-americano e pediu acões, não elogios. A adolescente de 16 anos é uma das ativistas …

Pelo menos três mortos e 100 feridos em reparações pós-tufão no Japão

Pelo menos três pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em obras de reparação de edifícios na província de Chiba, a leste de Tóquio, dias depois da passagem de um tufão pelo arquipélago nipónico. Um …

Prisão preventiva para bombeiro suspeito de atear fogos em Torres Vedras

O Tribunal de Torres Vedras decretou prisão preventiva para um bombeiro detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de fogo posto no concelho de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, disse fonte judicial esta quinta-feira. O …

Aeroporto do Montijo. Consulta pública termina hoje, mas a palavra final é da APA

A consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental do futuro aeroporto do Montijo termina esta quinta-feira. O estudo tem apontado diversas ameaças para a fauna e efeitos negativos sobre a saúde da população por causa …

Após dúvidas no Parlamento Europeu, Elisa Ferreira vende ações da Sonae

A comissária europeia indigitada Elisa Ferreira decidiu esta quinta-feira “dar ordem de venda” às ações que detém no grupo Sonae, após as questões levantadas pela comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu quanto a um …

Tribunal Constitucional chumba lei dos metadados

À segunda, o resultado foi o mesmo de há quatro anos: o Tribunal Constitucional voltou a rejeitar a possibilidade de os serviços de informações terem acesso aos metadados, ou seja, a informações telefónicas e de …

Cristas e Catarina lideraram nas críticas, Costa foi "mártir", André Silva o mais interrompido

De acordo com uma análise da Rádio Renascença, António Costa foi o líder mais vezes mencionado nas intervenções dos adversários. O primeiro debate entre os seis líderes partidários com assento parlamentar - que uniu a Renascença, …

Iniciativa Liberal apresenta queixa à CNE sobre cartaz retirado em Coimbra

O partido Iniciativa Liberal apresentou, esta quarta-feira, uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) para que seja reposto o cartaz retirado "ilegalmente" pela Câmara Municipal de Coimbra. Num comunicado enviado ao ZAP, o Iniciativa Liberal (IL) …