Afinal não era uma nave extraterrestre gigante (e o planeta está salvo)


O mundo dos fãs de ovnis e de teorias da conspiração em geral, andou em polvorosa depois de a NASA ter divulgado imagens com o que pareciam duas esferas luminosas em frente ao Sol. Uma nave extraterrestre, disseram logo alguns. Afinal, foi apenas uma anomalia visual.

Captadas a 17 de Novembro passado, estas imagens com aquilo que parecem duas esferas luminosas a pairarem em frente ao Sol foram divulgadas no site do Centro de Ciência STEREO da NASA e podem ser encontradas com uma procura pelo telescópio “Ahead HI1”.

O facto de as misteriosas esferas não aparecerem em imagens anteriores e posteriores às do dia 17 despoletou ainda mais especulação e muitos ficaram com a certeza de que seria uma nave espacial extraterrestre gigante em plena missão de exploração do nosso sistema solar.

A série sucessiva de imagens foi publicada pela utilizadora do Facebook Pamela Johnson, a par de um comentário onde frisava que tinha acabado de “consultar” as suas “Velas de Adivinhação” e que estas indicavam que era “uma das Esferas Azuis” e que não havia razões para “ter medo”.

Também o canal UFOMania do YouTube, dedicado a fenómenos ovnis, publicou um vídeo sobre o caso, e começou a gerar-se a ideia de que a NASA teria divulgado, sem querer, provas de vida extraterrestre.

Houve ainda quem avançasse que seria um reflexo do mítico “Projecto Blue Beam“, uma teoria da conspiração que defende que a NASA está a desenvolver uma tecnologia de projecção holográfica no âmbito de um plano para que um governo totalitário designado New World Order (NOW) tome conta do mundo.

Perante tanto entusiasmo e burburinho, a NASA viu-se obrigada a explicar que está em causa, apenas, uma anomalia visual resultante de uma sobre-exposição de várias imagens combinadas registadas pelos dois satélites da missão STEREO (Solar Terrestrial Relations Observatory).

“Em raras ocasiões”, o processador de imagens a bordo da STEREO fica “sobrecarregado e produz imagens corrompidas“, “a partir de um grande número de exposições” adicionadas em conjunto, esclarece a NASA.

Neste caso, trata-se de uma sobre-exposição de imagens do Sol.

A missão STEREO arrancou em 2006 com o lançamento de duas naves espaciais que têm por objectivo estudar o Sol e fenómenos que lhe são associados.

SV, ZAP

RESPONDER

Escritor chinês detido por cometer os homicídios que inspiraram as suas obras

Um escritor chinês premiado foi detido esta sexta-feira por envolvimento num quádruplo homicídio que aconteceu em 1995, na China. O homem usou os crimes como inspiração para as suas obras. O trabalho de Liu Yongbiao, de …

Primeiro caso de super bactéria com características genéticas raras registado em Portugal

O primeiro caso português de uma super bactéria com características genéticas raras foi registado numa mulher de 64 anos "sem história de viagens ou exposição a produtos de origem asiática". A mulher de 64 anos foi …

Em Ave Maria, todos os caminhos vão dar ao céu

Além de ser o fundador da rede de pizzarias Domino's, o milionário empreendedor Tom Monaghan idealizou Ave Maria, uma cidade no estado da Flórida, nos Estados Unidos, entregue de corpo e alma à fé católica, …

Índios brasileiros ganham processo com mais de 30 anos sobre posse de reserva ambiental

No diferendo judicial sobre uma disputa pela propriedade de terras contra o Estado de Mato Grosso, os juízes do Supremo Tribunal Federal do Brasil deram razão aos índios Xingu, que vivem em reserva ambiental no …

A SIDA já não é a doença que mais mata em África

O HIV/SIDA já não é a principal causa de morte nem África, mas isto não são apenas boas notícias. A doença passou apenas para segundo lugar, mantendo-se no topo das principais causas de morte no …

Rio Tejo está em risco de secar por completo

As alterações climáticas, as barragens e os desvios de água para a agricultura e para campos de golfe, em Espanha, deixam o rio Tejo "à beira do colapso" e da seca completa. O alerta é deixado …

ARS condenada a pagar 49 mil euros por compressa esquecida em barriga de grávida

A Administração Regional de Saúde do Norte foi condenada ao pagamento de uma indemnização de quase 49 mil euros, num caso de negligência médica, devido ao esquecimento de uma compressa no interior da barriga de …

Líder do grupo KKK ameaçou queimar jornalista afroamericana

Um líder do grupo KKK (Ku Klux Klan) ameaçou queimar uma jornalista afroamericana colombiana durante uma entrevista ao canal hispânico Univisión, em julho, no estado norte-americano da Carolina do Norte. A entrevista será transmitida no …

BE e PCP querem acabar com corte ao subsídio de desemprego já no próximo ano

No Orçamento de Estado do ano passado, a medida não passou. Em junho, no Parlamento, a medida voltou a não passar. Agora, volta à mesa de negociações. Segundo o Diário de Notícias, o fim da redução …

Em um ano, há mais 8365 novos funcionários públicos

O número de funcionários públicos aumentou 1,3% no segundo trimestre deste ano, face a igual período de 2016, para 668.043 postos de trabalho, de acordo com a Síntese Estatística do Emprego Público. Em comparação com o …