Afinal, o “gás dos esgotos” pode ser benéfico para a saúde

Esgotos

O gás que causa o terrível cheiro dos esgotos é “muito benéfico” para o organismo humano, apurou um estudo que constata que “ajuda as células a produzir energia”, mas só quando em baixas concentrações.

A conclusão resulta de um estudo feito pela Universidade de Granada (UGR), em Espanha, que foi financiado pelo governo espanhol e pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

Os cientistas envolvidos na pesquisa conseguiram provar que o sulfato de hidrogénio, ou simplesmente o “gás dos esgotos”, como é também conhecido, é “muito benéfico a nível fisiológico” porque “ajuda as células a produzir energia”, revela o comunicado de divulgação do estudo.

O gás que liberta o cheiro desagradável que emana das águas estagnadas dos esgotos é tóxico e pode causar a morte aos humanos e aos mamíferos, quando em elevadas concentrações, conforme explica o investigador que liderou o estudo, Luis Carlos López García.

“A altas concentrações, este “gás de esgoto” inibe a produção de energia a nível celular, mas a baixas concentrações estimula-a“, constata López García, referindo que o sulfato de hidrogénio é também produzido pelas células do nosso organismo.

No estudo, publicado no jornal Embo Molecular Medicine, os cientistas realçam que “nos homens e nos ratos, o sulfato de hidrogénio produzido pelas células é usado por uma enzima mitocondrial” que “participa na produção de energia das células de cada tecido”.

Esta enzima, chamada NADH, ou quinona oxidoreductase, também usa a co-enzima Q10 no processo de reacção. E quando há um deficit nos níveis de Q10, os níveis dessa enzima reduzem drasticamente, limitando assim a sua actividade, revela o comunicado da UGR.

Esse “defeito” promove “um aumento nos níveis intra-celulares de sulfato de hidrogénio, o que leva a mudanças nos níveis de glutationa, uma proteína com funções antioxidantes, e de certos neuro-transmissores cerebrais”, apontam os investigadores.

García adianta que a investigação que liderou “identifica a alteração do metabolismo do sulfato de hidrogénio como um novo mecanismo patológico associado com a deficiência de Q10″ e que “abre a porta”, deste modo, a novos caminhos, nomeadamente em termos terapêuticos.

SV, ZAP

8 COMENTÁRIOS

  1. H2S –> Sulfureto de hidrogénio (hydrogen sulfide), NÃO sulfato

    Afinal,… o título desta notícia diz algo que já foi demonstrado há muitos anos por vários grupos de investigação…

    A divulgação científica é útil na medida em que for rigorosa e de preferência com contenção no sensacionalismo.

  2. Sulfato de hidrogénio??? isso é ácido sulfúrico e não é o gás a que se refere a notícia. Será sulfureto de hidrogénio? ora revejam lá as fontes…:)

    • HSO4(ácido sulfúrico) e H2S(sulfeto de hidrogénio OU ácido sulfídrico) são distintas e a diferença topa-se logo… sulfato tem molécula de oxigénio e o sulfeto não tem(ácido não oxigenado). E é a explicação mais básica que posso dar sem complicar LOL.

  3. Ah Ah Ah Benéfico para a saúde? Bem podem começar a construir hospitais nos esgotos… e levem para lá o Márocas… com aquele cheirinho cura-se num instante.

RESPONDER

Emmanuel Macron

Macron e Marine Le Pen vão à segunda volta das presidenciais em França

Os resultados da primeira volta das eleições presidenciais francesas confirmam a vitória de Emmanuel Macron e Marine Le Pen. Os números divulgados às 20h em Paris acabam com o suspense de uma das eleições mais …

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

Luís Montenegro não quer primárias no PSD e reafirma apoio a Passos

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, disse hoje, em Leiria, ser contra a realização de eleições primárias no seu partido e reafirmou o seu apoio ao atual líder do PSD, Pedro Passos Coelho. À margem …

-

UKIP quer proibir uso da burka em público

O Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), anti-imigração, vai incluir no seu programa para as eleições britânicas de 8 de junho próximo a proibição do uso da burka em público. O líder do UKIP, Paul …

-

Venezuelanos fizeram "marcha do silêncio" para homenagear vítimas dos protestos

A aliança opositora Mesa de Unidade Democrática disse este sábado que, apesar de ter podido marchar de forma pacífica até à sede do Episcopado de Caracas, os protestos vão continuar até ser revertido o "golpe" do …

-

PJ confirma que atropelamento mortal no estádio da Luz não foi acidental

Fonte policial revelou que o atropelamento mortal do adepto italiano, que estava na capital para assistir ao dérbi entre Sporting e Benfica, não foi acidental e que as autoridades já sabem quem foi o autor …

-

Jéssica Augusto vence maratona de Hamburgo

A portuguesa venceu, este domingo, a maratona de Hamburgo, na Alemanha, garantindo mínimos para os Mundiais de 2017, que se vão disputar em Londres. Jéssica Augusto correu a distância em 2:25.30 horas, a mais de um minuto …

Heterocephalus glaber, também conhecido por rato-toupeira-nu

Estranho mamífero consegue sobreviver 18 minutos sem oxigénio

O rato-toupeira-nu, batizado com o nome científico Heterocephalus glaber, é um dos mamíferos mais estranhos do mundo, mas é também por isso que tem tantas características raras. Este roedor de sangue frio, oriundo do leste de África, …

Maddie McCann

Dez anos depois, PJ diz que caso Maddie "continua aberto"

A Polícia Judiciária continua a investigar o desaparecimento de Madeleine McCann, ocorrido em 2007 no Algarve, admitindo que se trata de "um caso único na história da PJ e do país". "O caso continua aberto" e …

Marine Le Pen em visita ao Líbano

Mais de 45 milhões de franceses escolhem hoje quem passa à segunda volta

Mais de 45 milhões de eleitores escolhem, este domingo, os dois candidatos que passam à segunda volta das eleições presidenciais, com as sondagens a indicarem que o confronto decisivo vai opor Emmanuel Macron a Marine …

-

Consumo diário de bebidas light aumenta risco de derrame e demência

Bebidas adoçadas artificialmente, como as bebidas light, podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral e demência. É o que mostra um novo estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. De acordo com este estudo, …