Afinal, o “gás dos esgotos” pode ser benéfico para a saúde

Esgotos

O gás que causa o terrível cheiro dos esgotos é “muito benéfico” para o organismo humano, apurou um estudo que constata que “ajuda as células a produzir energia”, mas só quando em baixas concentrações.

A conclusão resulta de um estudo feito pela Universidade de Granada (UGR), em Espanha, que foi financiado pelo governo espanhol e pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

Os cientistas envolvidos na pesquisa conseguiram provar que o sulfato de hidrogénio, ou simplesmente o “gás dos esgotos”, como é também conhecido, é “muito benéfico a nível fisiológico” porque “ajuda as células a produzir energia”, revela o comunicado de divulgação do estudo.

O gás que liberta o cheiro desagradável que emana das águas estagnadas dos esgotos é tóxico e pode causar a morte aos humanos e aos mamíferos, quando em elevadas concentrações, conforme explica o investigador que liderou o estudo, Luis Carlos López García.

“A altas concentrações, este “gás de esgoto” inibe a produção de energia a nível celular, mas a baixas concentrações estimula-a“, constata López García, referindo que o sulfato de hidrogénio é também produzido pelas células do nosso organismo.

No estudo, publicado no jornal Embo Molecular Medicine, os cientistas realçam que “nos homens e nos ratos, o sulfato de hidrogénio produzido pelas células é usado por uma enzima mitocondrial” que “participa na produção de energia das células de cada tecido”.

Esta enzima, chamada NADH, ou quinona oxidoreductase, também usa a co-enzima Q10 no processo de reacção. E quando há um deficit nos níveis de Q10, os níveis dessa enzima reduzem drasticamente, limitando assim a sua actividade, revela o comunicado da UGR.

Esse “defeito” promove “um aumento nos níveis intra-celulares de sulfato de hidrogénio, o que leva a mudanças nos níveis de glutationa, uma proteína com funções antioxidantes, e de certos neuro-transmissores cerebrais”, apontam os investigadores.

García adianta que a investigação que liderou “identifica a alteração do metabolismo do sulfato de hidrogénio como um novo mecanismo patológico associado com a deficiência de Q10″ e que “abre a porta”, deste modo, a novos caminhos, nomeadamente em termos terapêuticos.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. H2S –> Sulfureto de hidrogénio (hydrogen sulfide), NÃO sulfato

    Afinal,… o título desta notícia diz algo que já foi demonstrado há muitos anos por vários grupos de investigação…

    A divulgação científica é útil na medida em que for rigorosa e de preferência com contenção no sensacionalismo.

  2. Sulfato de hidrogénio??? isso é ácido sulfúrico e não é o gás a que se refere a notícia. Será sulfureto de hidrogénio? ora revejam lá as fontes…:)

    • HSO4(ácido sulfúrico) e H2S(sulfeto de hidrogénio OU ácido sulfídrico) são distintas e a diferença topa-se logo… sulfato tem molécula de oxigénio e o sulfeto não tem(ácido não oxigenado). E é a explicação mais básica que posso dar sem complicar LOL.

  3. Ah Ah Ah Benéfico para a saúde? Bem podem começar a construir hospitais nos esgotos… e levem para lá o Márocas… com aquele cheirinho cura-se num instante.

RESPONDER

Revelada finalmente a identidade do homem que trabalhou 18 meses em 15 anos

Foi revelada a identidade do auxiliar médico que, entre baixas e férias, só trabalhou 18 meses em 15 anos. Chama-se Juan Carlos, tem 60 anos e fez culturismo. Na semana passada, a imprensa espanhola contou a …

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

"The Shape of Water" lidera corrida aos Óscares com 13 nomeações

O filme "The Shape of Water" lidera as nomeações da 90.ª edição dos Óscares, que serão entregues a 4 de março, em Los Angeles, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz, …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …