Afinal, Centeno vai revelar o relatório secreto que pode embaraçar o Banco de Portugal

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Depois de num primeiro momento ter recusado a divulgação da avaliação interna à supervisão do Banco de Portugal (BdP) no caso do BES, Mário Centeno, o novo governador, vai tornar público o relatório, apesar dos receios de que possa comprometer a instituição.

Este relatório inclui o “despacho inicial do pedido de Carlos Costa [o anterior governador do BdP], o contraditório dos departamentos de supervisão e jurídico e um despacho final do então governador em que este faz a sua avaliação”, como atesta o Expresso.

Destes documentos, apenas a parte final, com as recomendações do antigo presidente do conselho de auditoria do BdP, João Costa Pinto, foi divulgada.

Mas Centeno apresta-se para divulgar o relatório completo, segundo apurou o Expresso.

Apesar de, num primeiro momento, ter recusado a divulgação, “mais cedo ou mais tarde”, Centeno vai enviar o documento para um Tribunal de Lisboa que tem em mãos o processo do BES, adianta ainda o mesmo semanário.

Enquanto foi governador, Carlos Costa recorreu a “todos os instrumentos legais para travar a sua divulgação”, como analisa o Expresso, o que indicia que o documento pode ser embaraçoso para o BdP.

O Governo de António Costa, de que Centeno fez parte, há muito que solicita o relatório, tal como o próprio Parlamento.

Esta é uma “questão desconfortável dentro do BdP”, atesta o Expresso, lembrando que algumas das pessoas envolvidas na supervisão ao BES e, portanto, visadas no relatório, continuam na instituição, como são os casos do vice-governador que tinha a pasta da supervisão, Pedro Duarte Neves, e do director do departamento de supervisão, Luís Costa Ferreira.

Centeno enfrenta, assim, o seu primeiro grande desafio desde que assumiu o cargo de governador do BdP há poucos meses.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. É pena que estas pessoas ocupem estes cargos de elevada responsabilidade, não para cumprir o serviço público que se espera, mas apenas para andarem a fazer ajustes de contas pessoais. Isso é feio e o Centeno devia abster-se de o fazer. Mas está em linha ao que já nos habituou. Não tem caráter.

  2. E o caso prolonga-se até ao Novo Banco onde o senhor Centeno também tem culpas no cartório e que agora passará a juiz em causa própria, estamos entregues à bicharada!

RESPONDER

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …