O episódio acontecido no passado domingo no jogo do FC Barcelona em Villarreal, em que Dani Alves come uma banana que lhe é atirada das bancadas, era afinal uma campanha de marketing levada a cabo pela agência de publicidade brasileira Loducca.
A campanha, que usou a hashtag #somostodosmacacos nas redes sociais gerou uma enorme onda de manifestações contra o racismo foi idealizada por Neymar, uma das estrelas maiores do Barcelona e da selecção do Brasil, depois de ter sido vitima de episódio racista num jogo entre o Barcelona e o Espanyol.
Quem adianta a notícia é a revista brasileira Veja à qual Guga Zetzer, sócio da agência de publicidade, em entrevista, explicou ter-se tratado de uma campanha planeada duas semanas antes do jogo, altura em que Neymar os havia contactado para avançar com uma campanha para marcar uma posição relativamente às manifestações racistas.
A ideia, inicialmente, seria criar um movimento com a hashtag #somostodosmacacos, que teria início com Neymar a comer a banana, não com Dani.
Na altura do jogo, Dani, que não sabia da campanha, quando esta lhe foi atirada, pegou na banana e comeu-a naturalmente: “O Neymar ia comer, mas como foi o Dani, maravilha também” afirma o publicitário.
Às manifestações de desagrado que possam acontecer por se saber publicamente que se trata de uma campanha e não de um episódio natural, o publicitário responde: “Tentar desmerecer o movimento pelo fato de ter uma agência por trás é tão preconceituoso como um adepto atirar uma banana”
ZAP