Maior revolução na aviação desde os bilhetes digitais está a caminho: agência da ONU quer criar uma nova “credencial de viagem digital” que armazenaria os dados do passaporte e as informações de viagem dos passageiros nos smartphones.
Apoiada pelas Nações Unidas, a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) prepara-se para lançar um sistema de viagens totalmente digital que poderá eliminar a necessidade dos tradicionais check-ins e cartões de embarque, atualmente obrigatórios.
A agência da ONU quer criar uma nova “credencial de viagem digital” que armazenaria os dados do passaporte e as informações de viagem dos passageiros nos seus smartphones, avança o jornal britânico The Times.
O sistema seria utilizado em conjunto com a tecnologia de reconhecimento facial, e permitiria aos passageiros navegar nos aeroportos utilizando apenas os telemóveis e os rostos para identificação.
Em vez de fazer o check-in e receber um cartão de embarque impresso ou digital, os viajantes receberiam um “passe de viagem” no momento da reserva. Este passe seria automaticamente atualizado com quaisquer alterações ao itinerário, eliminando a necessidade de check-in manual.
Quando os passageiros chegassem ao aeroporto, os scans de reconhecimento facial informariam a companhia aérea da presença do passageiro.
Esta iniciativa é a atualização mais significativa na aviação desde a adoção do e-ticketing no início da década de 2000, acredita a empresa de tecnologia de viagens Amadeus, citada pelo The Guardian.
No entanto, a implementação do sistema exigirá um investimento significativo em infraestruturas. Os aeroportos terão de instalar sistemas de reconhecimento facial e tecnologia capaz de ler os dados dos passaportes a partir de dispositivos móveis.
As preocupações com a privacidade também terão de fazer parte da discussão, embora a Amadeus acredite que o seu sistema elimina os dados pessoais no espaço de 15 segundos após cada interação com um ponto de contacto de segurança.
A tecnologia poderá também melhorar o tratamento das perturbações. Por exemplo, se um passageiro perder um voo de ligação devido a atrasos, poderá receber automaticamente uma notificação com os detalhes de um novo voo e o seu passe de viagem será, à partida, atualizado em conformidade.
O plano pode vir a entrar em vigor dentro de três anos.