O aeroporto quer melhorar o fluxo dos passageiros e recomenda que as despedidas mais longas sejam feitas no parque de estacionamento.
O Aeroporto Internacional de Dunedin, situado na Ilha do Sul da Nova Zelândia, introduziu uma nova regra que limita os abraços na sua zona de desembarque a um máximo de três minutos.
O aeroporto espera que esta alteração melhore a segurança e o fluxo de tráfego, incentivando as pessoas a manter as suas despedidas breves. Para os que pretendem despedidas mais longas, o aeroporto recomenda que se dirijam ao parque de estacionamento, que permite uma permanência gratuita de 15 minutos.
A nova sinalização na zona de desembarque indica: “Tempo máximo de abraço 3 minutos” e “É difícil despedir-se, por isso seja rápido. 3 minutos no máximo”. Substituem os avisos anteriores, que se centravam no facto de os veículos sem vigilância correrem o risco de serem multados e de ficarem presos.
Daniel De Bono, Diretor Executivo do Aeroporto Internacional de Dunedin, explicou a razão por trás da mudança numa entrevista à Radio New Zealand (RNZ).
Reconheceu que os aeroportos são “focos de emoção” e citou estudos que mostram que um abraço de 20 segundos é suficiente para libertar oxitocina, muitas vezes referida como a “hormona do amor”. De Bono sublinhou que a aceleração do tempo de espera permitiria a um maior número de passageiros dar abraços breves mas significativos, escreve a Sky News.
A mudança de regras provocou uma série de reações. Enquanto alguns a criticaram como excessivamente controladora, com uma pessoa chamando-a de “desumana”, outros tiveram uma visão mais leve.
Um utilizador das redes sociais perguntou: “Três minutos não são suficientes para abraçar alguém? Os funcionários do aeroporto reconheceram o humor por detrás da regra, com De Bono a referir a conversa generalizada que a política gerou.
Para aqueles que procuram uma despedida mais prolongada, o parque de estacionamento do aeroporto oferece uma alternativa onde as despedidas podem ter lugar sem a pressão de um limite de tempo.
Dunedin, com cerca de 134.600 habitantes em 2023, viu mais de 900.000 passageiros passarem pelo seu aeroporto em 2024. O aeroporto junta-se a um número crescente de aeroportos internacionais que estão a implementar regras mais rigorosas nas zonas de desembarque.