/

Advogados que defenderam Trump sobre fraude eleitoral vão receber formação em Direito

3

Michael Reynolds / Lusa

Vários advogados pró-Trump foram condenados a frequentar aulas de reciclagem jurídica sobre leis eleitorais, por terem “aviltado” o processo judicial com “especulações, conjeturas e suspeições” sobre os resultados da eleição presidencial de 2020.

O Tribunal dos EUA condenou nove advogados norte-americanos que pediram a anulação da vitória eleitoral de Joe Biden no estado do Michigan, na eleição presidencial de novembro 2020, e podem vir a ser impedidos de exercer a profissão nos seus estados.

De acordo com o jornal Público, a juíza Linda Parker, do tribunal federal dos Estados Unidos com jurisdição sobre o Leste do Michigan, arrasou o trabalho de um grupo de advogados pró-Trump e a decisão foi conhecida esta quarta-feira.

Linda Parker acusa os advogados de terem patrocinado queixas de fraude eleitoral sem o mínimo de credibilidade, “em violação das regras estabelecidas para a litigação processual”.

Entre os nove advogados condenados está Sidney Powell, a principal porta-voz de uma teoria da conspiração segundo a qual os votos foram manipulados a favor de Biden por uma campanha que envolveu, entre outros, a CIA, a China, Cuba, o ex-Presidente venezuelano Hugo Chávez, a Fundação Clinton e o multimilionário George Soros.

“Os advogados apresentaram alegações sem provas (e com base em especulações, conjeturas e suspeições injustificadas); não verificaram as alegações das testemunhas; e não desistiram das queixas nos tribunais mesmo depois de terem admitido que era tarde demais para obterem a compensação exigida”, disse a juíza.

“Este processo nunca teve como objetivo contestar fraude eleitoral — o objetivo foi minar a fé dos eleitores na nossa democracia mediante o aviltamento do processo judicial”, acrescentou.

Num dos testemunhos que os advogados apresentaram aos tribunais, um homem que estava a passear o seu cão disse que viu um casal a rir-se enquanto entregava sacos com artigos não identificados.

“As longas reflexões de um homem a passear o seu cão não servem como indícios de violação de leis estaduais e de fraude”, disse a juíza.

Agora, os advogados vão ter de frequentar 12 horas de formação em Direito (seis horas sobre leis eleitorais) nos próximos seis meses, e vão pagar as custas processuais que foram suportadas pelo estado do Michigan e pela cidade de Detroit.

Além disso, é possível que venham a ser suspensos ou proibidos de voltarem a exercer a profissão.

ZAP //

3 Comments

  1. A justiça e demais instituições estão podres e corruptas. Sim, houve fraude, mas os juizes rejeitaram os casos por ideologia ou medo de represálias. Não falta muito para quem pensar diferente ir para campos de reeducação como na China. É quase isso que se passa aqui. É lamentável e perigoso, e vai afectar-nos a todos mais cedo ou mais tarde.

    • Recomendo que leia o artigo com ajuda de alguém que consiga interpretar o que lê, o que, objetivamente, não é o seu caso. Também lhe recomendo deixar de repetir as mentiras que aprendeu no Whatsapp porque, como se vê, só o deixam ficar mal e o inferiorizam.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.